segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cuidado com as Estatinas (medicação para baixar o colesterol)



Uma das análises mais requeridas são os valores do colesterol, a ponto de algumas pessoas irem na farmácia várias vezes num mês verificarem se está alto ou baixo. Se tiver acima de 200 a maioria fica preocupada, vai no seu médico de família e é medicada com Zocor, Crestor, Sinvastatina, Pravastatina, ou outros medicamentos para descer os valores do Colesterol. 
A maioria da população acima dos 50 anos toma Estatinas, um dos medicamentos mais prescritos mundialmente.

Porque toda esta preocupação?
Foi e é cultivado na mente das pessoas que as Estatinas ao descerem os valores de colesterol, fazem uma prevenção primária dos ataques cardíacos ou AVC (trombose cerebral).
Será que previnem?

Por mais “engraçado” que possa parecer, novas pesquizas mostram que estes medicamentos causam doença coronária, ou seja concluíram que provocam calcificações nas artérias coronárias.

A calcificação das artérias coronárias prova a presença de aterosclerose, que prevê doença e risco cardíaco.

Um estudo feito em Los Angeles e publicado na revista Atherosclerosis, mostrou que o grupo de controlo que usava Estatinas tinham mais prevalência para doenças cardíacas, do que aqueles que não a usavam.

Noutro estudo, feito com indivíduos diabéticos com aterosclerose avançada também mostrou que o uso frequente de Estatinas provoca calcificações na artéria coronária. Foi publicado na revista Diabetes Care.

Fale com o seu médico, com o seu cardiologista e tome uma decisão ponderada.

Fonte dos estudos apresentados:  www.digitaljournal.com/article/334943 ixzz2A7CNKYYG

Sem comentários:

Enviar um comentário