quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Porque são as frutas e os vegetais alimentos anti-inflamatórios?

imagem copiada net

Porque contêm polifenois.
Polifenois são compostos bioativos, são fotoquímicos que dão a coloração linda ás frutas e vegetais mas também beneficiam todos aqueles que os ingerem.
Têm uma ação anti-inflamatória e antioxidante.
 Inibem as proteínas inflamatórias, as famosas cox-2 e citoquinas, que ocorrem quando o sistema de defesa é ativado.

Sempre que surja no nosso corpo processos inflamatórios, e chamo atenção para o facto da maior parte das doenças serem inflamatórias, devíamos de alterar a nossa alimentação reduzindo alimentos que são inflamatórios (carne, fritos, refinados e açucares) para estes (frutas e vegetais) que são anti-inflamatórios.
Faz sentido?

Lembro-me de quando minha filha tinha 3 ou 4 anos e surgiu-lhe um eczema exsudativo nas pernas, esperei um tempo e fui ao pediatra que lhe prescreveu Atarax. Fazia-a a dormir, mas não ajudou. Interrompi o farmaco, e durante uma semana a sua alimentação consistiu em muita fruta, sopa, legumes e algum peixe, e eis que o problema se foi.
 Este e outros exemplos semelhantes confirmaram-me e pavimentaram aquilo que eu acredito como caminho para a cura e para uma vida melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário