quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Resposta a Comentário sobre o Rim

imagem copiada net


Agradeço desde já a sua partilha e conhecimentos. A minha pergunta é se há alguma contraindicação na limpeza do rim num menino com 5 anos. Acho que devo diluir mais? (o meu filho M. tem um rim mais pequenino e com pouca função), toma alguns homeopáticos, mas se de vez em quando poderei fazer este suplemento, ou vê algum inconveniente na cavalinha para uma criança?
Obrigado desde já, pela atenção. Comentário feito aqui

Olá Elisabete!
Para poder responder directamente à sua pergunta sem dúvidas, eu teria que olhar a criança, neste caso o seu filho.
Penso que uma criança de 5 anos não necessita muito de "limpar o rim", por isso eu Não recomendaria a toma da cavalinha, a não ser que a criança fosse "gordinha" com retenção de líquidos.
Se o M. for magro, com pele seca a toma da cavalinha deve ser mesmo excluída.

Penso que mais importante do que limpar, é tonificar o rim, primeiro não subcarregar em demasia, depois ajudar para que tenha sempre energia de forma a exercer o seu trabalho. Uma das funções do rim é eliminar substâncias toxicas do organismo, por isso atenção deve se centrar no que se ingere, como os fármacos, antibióticos assim como carnes e leites cheios de hormonas.
Sabe-se que uma alimentação baixa em proteínas animais, como é o caso dos vegetarianos têm uma VFG (velocidade de filtração glomerular) mais baixa o que contribui para a saúde dos rins, logo é importante que comece desde de já e de uma forma harmoniosa a educar no sentido de uma alimentação mais antioxidante (frutas, vegetais, arroz integral, feijão azuki, leite de amêndoa, sementes de sésamo, sal marinho, etc…), de forma a prevenir sobrecargas futuras de eliminações pelos rins.

 A Medicina Tradicional Chinesa dá muita importância ao rim e desde de sempre pesquizou formas de o tonificar tanto o seu lado yang, como o yin, como a energia Jing que é a Essência herdada pelos pais.
Penso que era importante, no futuro visitar um especialista em Medicina Chinesa (procure um credenciado), não tanto para fazer acupunctura, mas para ser medicado com Formulas Fitoterápicas de acção sobre o Rim segundo o diagnóstico energético chinês.
Espero ter ajudado; peço desculpa pelo atraso na resposta, pergunte sempre, um beijinho grande.
Fernanda Ferreira

1 comentário:

  1. Obrigado Fernanda! Faço tudo o que descreve já a algum tempo, e tem sido magnifíco, pois tem havido pequenas evoluções ao nível do refluxo existente nesse rim. Também fui a um especialista de medicina chinesa quando o M. era bébé que "trabalhou" ao nível da energia. Estou a pensar em voltar, mas também gostava muito que visse o M. e assim daria-nos melhor orientação. Sobre esta questão pode, caso concorde deixar as indicações no meu mail do blog, e terei muito gosto em apresentar-lhe o meu M.. O meu muito Obrigado!

    ResponderEliminar