sábado, 25 de maio de 2013

São as Sementes digeríveis?

imagem copiada net
"...Só vou colocar uma questão, disseram-me que há alguns frutos secos que necessitam de ser cozinhados, porque o organismo não os absorve em cru, um deles é as amêndoas."

Nós não vivemos com os alimentos que comemos, vivemos com os alimentos que digerimos, por isso é deveras importante saber o que comer, e de que forma.

As sementes quando secas ficam num estado de "dormencia" induzido por elementos químicos e biológicos que inibem a germinação, e que protegem  a própria semente contra invasores como fungos, bactérias ou mesmo o próprio homem. Logo estes elementos, chamados fitatos não são benéficos para nós e agridem a flora intestinal.

Mas, o que acontece quando colocamos a semente dentro de agua?
Ela Acorda, pois a agua minimiza a presença dessas "substâncias de proteção" e dá-se o processo de germinação.
Por isso é aconselhado aos que querem seguir uma Alimentação Natural, com incidência de muitos alimentos crus, que hidratem as sementes, antes de as consumir. Precisam de estar em agua 4 a 8 horas.

Não se deve consumir muitas  sementes, tipo amêndoas, sésamo, castanha brasileira, seja qual for sem hidratar; comer esporadicamente não faz mal, mas o ideal é hidratar.

Cozer sementes?
Não. É um processo que retira toda a vida. Ao contrario, hidratar e germinar a semente é o processo que mais vitalidade dá, ela desabrocha para o mundo, contendo em si uma explosão de nutrientes que podem ser aproveitados por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário