sexta-feira, 24 de Maio de 2013

Tratamento Natural da Alopecia Areata

imagem copiada net

Gostaria de saber se me podia ajudar, tenho uma amiga muito jovem (24anos) que tem um problema no couro cabeludo. Há algum tempo surgiu-lhe uma pelada no couro cabeludo e mais recentemente outra, o dermatologista diagnosticou Alópecia ariata.
O tratamento da medicina tradicional é com medicamentos que quanto a mim ainda a vai prejudicar mais.
Saberá se a hemiopatia a poderá ajudar?
Beijinho e obrigada

Define-se Alopecia areata como a perda do cabelo em áreas circunscritas; apresenta-se de forma redonda, oval ou irregular, de tamanho variável, com acompanhamento de sinais de inflamação insignificantes ou nulos. Pode afetar outras regiões além do couro cabeludo como sobrancelhas, barba, axilas e regiões genitais, porém é raro que ocorra uma perda total de cabelos e pelos.
O termo alopecia provem do grego e significa raposa, por que é um animal que perde o cabelo duas vezes ao ano.


A Alopecia areata é considerada uma doença auto-imune.
Vários fatores têm sido apontados como causa, desde fatores ambientais, psicológicos, presença de microrganismos e genes, ou seja alguma coisa acontece para que nosso organismo faça disparar a resposta imunológica e lese o folículo piloso.
É uma condição sistémica, onde os linfócitos (nossas células de defesa) se agrupam em torno dos folículos afetados, causam inflamação e a consequente perda de cabelo, por isso uma das soluções dadas pela medicina convencional em casos mais graves são injeções locais com derivados de cortisona para desinflamar o local, o que pode ajudar momentaneamente, não resolvendo o problema.

Baseando-me numa visão diferente, penso que o sistema imunitário ataca tecidos do seu próprio organismo, porque nestes existe "substâncias" de intoxicação que ele tenta expulsar através de quadros inflamatórios. No caso da Alopecia areata, pensa-se que exista intoxicação iatrogênica, ou seja pessoas que tomaram ou tomam muitos medicamentos, por sua vez associada a outros quadros de toxicidade, como alimentação não correta, tabaco, pilula, café, stress e falta de exercício; e que todos eles possam conduzir à doença.

O que fazer?

ALIMENTAÇÃO
Duas coisas estão na base da pirâmide do tratamento, uma é DESINTOXICAÇÃO a outra é REGENERAÇÃO.

Para desintoxicar, a pessoa tem de ficar longe de tudo aquilo que vai aumentar a toxicidade e a acidez interna, como:
- Produtos industrializados, tudo aquilo que é alterado pela industria alimentar.
- Carnes e seus derivados.
- Leite e seus derivados.
- Açucares, bolos, bolachas (todas), refrigerantes (nem uma gota), etc..
- Farinha e arroz branco.
- Todos os produtos linha 0 ou diet.
- Tabaco, café, chocolate, etc...
- Emoções negativas.

Para regenerar  e no caso da Alopecia deve aumentar o consumo de alimentos ricos em Vitaminas do grupo B, assim como em zinco, ferro e enxofre.
Para obter as vitaminas do grupo B.
 - Gérmen de trigo, amêndoas, passas, cogumelos, sementes de sésamo, de girassol, tâmaras, pinhões, brócolos, espargos, agrião, pimentos, legumes, cereais integrais, verduras e muita fruta.

Para obter zinco:
- Gérmen de trigo, sementes de sésamo, de abobora, amêndoas e cereais integrais.

Para obter ferro:
- Gérmen de trigo, salsa, urtigas, beterraba, sementes de sésamo, sementes de abobora, amêndoas, tâmaras, figos, nas folhas verdes.

Para obter enxofre:
- Agrião, couve, couve-flor, alho francês, pepino, aipo, espargos, cebola, alho, nabos e rabanetes.

Alguns nutricionistas recomendam comer carne e peixe, pois consideram a necessidade de se ingerir proteínas de boa qualidade; eu não concordo, visto que a carne é dos alimentos que mais toxidade traz ao corpo, os resíduos da sua digestibilidade é acida, nunca trazendo benefícios.
Em sua substituição,junte ás saladas lentilhas, grão de bico, feijões, quinoa e sempre germinados de alfalfa.

- Introduza na alimentação diária 2 a 3 sucos de frutas e vegetais, nos quais pode misturar cenoura, abobora, maçã, beterraba, folhas verdes, entre outras.
Junte sempre aos sumos um pedaço de gengibre, visto ser anti-inflamatório.
 Todos estes sucos contêm antioxidantes que contribuem para que não haja stress oxidativo e morte do bulbo capilar.

- A nível de suplementos eu recomendo a toma diária de pólen, gérmen de trigo, levedura de cerveja, spirulina e chlorela.
Também pode tomar 1 colher de café por dia de curcuma.

 - Beba chá de cavalinha, se não tiver a tensão alta também pode alternar com chá de alecrim.

- Atenção aos intestinos, aos gases e fermentações, deve evacuar todos os dias.

- Faça exercício diário, como caminhadas, ioga, tai-chi, aquilo que gostar e sentir prazer.

OUTROS CONSELHOS
- Cuidado com os champôs químicos, compre um champô de ervanária e o mais suave possível, junte decocção de alecrim, veja aqui como fazer.

- Não seque o cabelo com secador, não use gel, nem lacas, nem tintas.

- No final do banho diário matinal deve passar todo o corpo por agua fria. Mais importante que passar todo o corpo é passar a cabeça; pode lavar com agua morna mas tem de terminar sempre com agua fria.


Tratamentos Tradicionais para Alopecia

Ferver por 10 minutos e deixar repousar a noite toda. Filtrar no dia seguinte:
- 5 colheres de sopa de cavalinha
 - 5 colheres de sopa de urtigas secas
 - 5 colheres de sopa de folhas de alecrim
Depois de lavar a cabeça, passar nesta agua (que tem que estar fria) e massajar bem o couro cabeludo.

No liquidificador colocar um bom ramo de agrião, e 2 colheres de sopa de agua para ajudar a hélice. Triturar. Coar. 
O suco obtido aplica-se diretamente em todo o couro cabeludo, envolvendo bem, deixar por 30 minutos e lavar a cabeça normalmente.
Usar 2 a 3 vezes por semana.

Ferver num litro de agua, uma cebola sem casca em pedaços. Desligar quando a agua estiver reduzida a metade. Coar.
Colocar o liquido num borrifador e aplicar no couro cabeludo todas as noites com uma ligeira massagem e deixar até ao dia seguinte.
Guardar no frigorifico. Pode aplicar frio.
Fazer durante 2 semanas e parar 1, voltar a fazer.

Um dos tratamentos orientais, é esfregar suco ou mesmo  rodelas de gengibre sobre as zonas com menos ou sem cabelo.
Deve fazer varias vezes por semana.

A Medicina Tradicional Chinesa tem um tratamento com "martelo de ameixoeira", que pode ajudar. Recomendo que procure um profissional certificado.

A homeopatia também pode contribuir, no entanto não existe um medicamento homeopático para a alopecia, visto que o medicamento tem que ter as características do doente;  no entanto a nível complexista geral posso indicar:
- Psrinoheel N em gotas
- Galium-Heel N em gotas
Tomar 15 gotas de cada 2x ao dia.
Vende-se em Farmacias e Parafarmacias.


Por ultimo e não menos importante; fique longe do pessimismo e das ideias de vivenciar o mundo como um lugar negativo, exigente e frustrante. Não fique à espera do fracasso e da punição.
Tente resolver a ansiedade generalizada, a depressão e os estados fobicos.
Einstein disse " se mudarmos a maneira de ver o mundo, o mundo muda aos nossos olhos". E é isso que temos de fazer, mudar a maneira de ver e de viver o mundo, tanto o mundo externo como o nosso mundo interno - o nosso corpo. Cada dor, cada mal-estar, cada emoção negativa, cada doença indica-nos que Não estamos a seguir o Caminho certo. Há que parar e perceber o que temos de mudar e seguir em frente...SEMPRE

6 comentários:

  1. Olá Fernanda, estou muito grata por toda a informação deste poste, já enviei o link deste poste à pessoa em questão.
    Com essa informação também eu vou tentar contribuir
    para mudar os nossos hábitos alimentares.
    Mais uma vez muito obrigada, continue por favor com os seus postes sobre saude natural, pois só quando nos acontece algo é que pomos tudo em questão.

    ResponderEliminar
  2. Olá...
    Achei muito interessante essa informação. Estou passando por esse problema, alopécia areata. E procurando algo que possa me ajudar. Pois tratamento medicamentoso, não obtive o sucesso esperado. Quanto vc acha que começa a surgir os benefícios dessa alimentação?
    Meu imail: k.ak.aufisio@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. ubiratan jaboatão - pe
    tenho alopecia areta +ou- uns 3 anos ela(alopecia) já foi depois voltou e até pior. Sempre me tratei com medicamentos industrializados e agora vou iniciar este tratamento natural, já ouvir vários depoimentos positivos então não custa nada tentar tem que ter fé. Espero em breve trazer noticias positiva, abraços!

    ResponderEliminar
  4. em curitiba tem uma farmacia de manipulação do doutor Waldemiro Pereira FONE 33776464 TEM OS MELHORES MEDICAMENTOS QUE NÃO FAZEM MAL PARA SUA SAUDE E CURAM ALOPICIA

    ResponderEliminar
  5. Amei encontrar esse blog, sempre sempre estarei visitando aqui.

    ResponderEliminar
  6. Descobri que tenho alopecia ha 2 semanas...estou na fase de panico,com medo de perder o meu cabelo...ate pq meu irmao teve a universal...nao cresceu nunca mais...se souberem de mais alguma coisa q eu possa fazer, por favor me comuniquem andrea.arab1985@gmail.com

    ResponderEliminar