sexta-feira, 28 de junho de 2013

Concordo eu com a terapêutica Homeopática para a asma?

imagem copiada net
Esta semana ao conversar com uma mãe, fiquei a saber que seu filho de 8 anos sofria com crises de asma.
Dizia-me ela: " desde dos 3 anos que de vez em quando tem aquele problema, não é sempre mas as crises tem-se agravado. Fez testes para saber a quê era alérgico e depois tomou vacinas...durante um tempo até andou bem, mas no ano passado fui varias vezes com ele para o Hospital de Vila Franca, até cortisona levou... já não sabia o que fazer...mas deram-me o nome de uma Homeopata de Lisboa e até parece mentira, ele está a melhorar, neste momento não está a tomar nada, a não ser os remédios naturais (homeopáticos) que lhe estão a fazer muito bem... aquilo funciona mesmo... no outro dia começou por ter uma pequena pieira, dei-lhe 3 grânulos e deixou de ter...acredita nisto?
Eu respondi-lhe que sim.

E, continuou com um rosto sorridente: " claro que acredita, você também está ligada a isto, eu sei... acha que faço bem? Os medicamentos homeopáticos não têm contraindicações, pois não?
Eu respondi-lhe que não, que continuasse, porque todos os medicamentos farmacológicos para a asma não tratam o problema e na maioria dos casos até o agravam ficando uma situação cronica... e que a homeopatia era um excelente recurso para controlar a asma.
Mas, perguntei-lhe o seu filho bebe leite?
"Bebe...não é muito...mas de manhã com os cereais e depois a escola também dá no lanche...acha que faz mal?( pela minha cara deduziu que eu não gostava do leite)... eu continuo a dar-lhe leite até porque o meu filho não é de comer muito, e o leite sempre alimentou... além disso a medica, que é Homeopata não lhe retirou...e olhe que ele está-se a dar muito bem."

Dei-lhe todo o apoio, disse que devia de seguir o que estava fazer, enfim não discordei, até porque nem dava para o fazer.
Mas, estou eu de acordo com isto?
Sim e não.

Sim, porque se conseguirmos controlar os sintomas seja da asma ou de outra qualquer patologia com medicamentos homeopáticos, fitoterápicos, com acupuntura, etc... em vez de medicamentos químicos, estamos sempre fazer uma boa opção, a diferença entre uns e outros é tão abismal que nem dá para colocar a duvida.
As plantas também tem os seus efeitos secundários, mas são de longe muito menos prejudiciais, se é que nalguns casos o serão mesmo. Vejamos que todas as plantas, hoje vendidas, já foram experienciadas à centenas e centenas de anos, todas as que tem fatores tóxicos para o corpo humano estão indicadas.
Claro, que tudo tem que ser feito com peso e medida, dentro de uma norma, mas isso até os alimentos.

Claro que eu concordo com a administração de medicamentos homeopáticas  e fitoterápicos, mas se usarmos somente eles não atravessaremos o cabo da boa esperança no caminho do restabelecimento da Saúde.
É preciso não esquecer os princípios básicos da terapêutica de Hipócrates de que a cura surge com a arte de normalizar as funções básicas de nutrição e eliminação do corpo humano.

Muitas vezes em crianças com asma, eczema, alergias, bronquite dá-se a cura, a criança tomou ou medicamentos naturais e até mesmo químicos, cresceu e não voltou a ter episódios dos problemas indicados.
Foram os medicamentos que o curaram?
Eu não acredito.
O que aconteceu, foi que a criança cresceu e com ela todo o sistema imunitário, por isso os problemas solucionaram-se, no fundo é observar a literalidade da frase que diz: " medicina é a arte de entreter o doente enquanto a Natureza cura", além disso a doença só existe enquanto é necessária.

 Tudo aquilo que possa ser feito que ajude o doente a viver o melhor possível sem efeitos secundários para que daqui algum tempo não esteja pior que hoje, é importante.
No entanto, não há duvidas, não há enganos, está desde que a raça humana existe, a melhor medicina, a melhor terapia é aquela que restabelece a digestão, a assimilação, a eliminação, que aconselha você acordar cedo, apanhar sol, a fazer exercício moderado, a ser positivo, Se tudo isto for feito, podem estar certos que todo o resto é acrescentado.


Como resposta há pergunta inicial, respondo que sim, que concordo com  a terapêutica homeopática para a asma, mas para falarmos em cura algo mais tem que ser feito.

Sem comentários:

Enviar um comentário