sexta-feira, 7 de junho de 2013

Tem os valores do Colesterol alto? Toma Estatinas? Está a fazer bem ou mal à sua Saúde?

imagem copiada net
Vivemos a época do colesterol, toda a gente fala nele, toda a gente diz que o tem com valores altos. Passou a ser um inimigo das pessoas, um inimigo a reduzir a todo o custo.

O protocolo medico, é a prescrição de um fármaco que o desça, e ai do medico que não o receite.
Mais sorridentes, as pessoas saem do consultório com a receita das famosas ESTATINAS.

As Estatinas são inibidores da HMG-CoA redutase, que atuam bloqueando a enzima do fígado que é responsável por produzir colesterol.
Até aqui tudo bem.
Você tem os valores do colesterol alto, você vai ao medico, ele receita um medicamento para baixar o colesterol, qual é o problema?

O problema é que as ESTATINAS causam muitos, mas muitos efeitos secundários, um artigo publicado no American Journal ofCardiovascular Drugs faz referencia a cerca de 900 estudos sobre os efeitos secundários adversos das Estatinas.

O grande paradoxo de tudo isto, é que as Estatinas que milhões de pessoas tomam como "medicina preventiva" para proteger o coração, pode precisamente ter efeitos negativos sobre o coração.
Sei que estou a confundi-lo, mas vejamos um estudo relatado na revista Atherosclerosis de 24 de Agosto de 2012, que mostrou que o uso de Estatinas está relaciono com um aumento de 52% da calcificação da placa coronária em comparação com as pessoas que não tomam o medicamento. É a calcificação das artérias que torna a doença cardíaca potencialmente perigosa e o medicamento que faz baixar o colesterol aumenta esta placa.

Outro estudo foi publicado, no Journal of the American College of Cardiology, onde indica que as pessoas após um tempo a tomarem Estatinas, têm menos aptidão física que antes de tomarem o medicamento.
Porque, se pensa que se dá isto?

O principal combustível para as mitocôndrias das nossas células é a Coenzima Q10, e parece que as Estatinas esgotam "esta coisa" necessária no nosso corpo.
Para termos mais Saúde precisamos é de aumentar a atividade mitocondrial e não o contrario.
A longo prazo, danos nas mitocôndrias conduzem:
- Falta de energia para fazer exercício físico, como cansaço e fadiga.
- Diminuição na capacidade de utilizar os carbohidratos e as gorduras como fonte de energia
- Resistência à insulina
- Ganho de peso excessivo
- Envelhecimento acelerado.

Por isso, muitos médicos suplementam o medicamento Estatinas com CoQ10. Um estudo no European Journal of Pharmacology mostrou que a CoQ10 ajuda a recuperar dos danos causados pelas Estatinas, como fadiga, fraqueza muscular, dor e insuficiência cardíaca.

A Food and Drug Administration ( FDA) anunciou que está a considerar advertências adicionais para o medicamento Estatinas, entre eles estão os avisos que estas podem aumentar o risco de:
- Fazer dano ao fígado
- Perda de memoria
- Diabetes tipo 2
- Fraqueza muscular
Ao todo, as Estatinas foram diretamente ligadas a mais de 300 efeitos secundários.

Você precisa realmente de tomar medicamentos para reduzir o colesterol?
Não seria de bom senso avaliar-se entre os contra e os a favor da toma do medicamento Estatinas?

Se o pai da medicina -Hipocrates - ressuscitasse perguntaria: não vos ensinei que primeiro não deviam fazer mal?

O caminho para descer os valores muito altos do colesterol está em regular o corpo com alimentação apropriada, exercício, algumas terapias de apoio, o uso de algumas plantas, entre outras coisas.
O que interessa é dar a mão ao corpo e apoia-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário