quinta-feira, 30 de maio de 2013

O que provoca as doenças cardiovasculares? Um grande cirurgião abre o "jogo"

O Dr. Dwight Lundell é cirurgião e especialista em doenças do coração há mais de 25 anos; já realizou mais de 5000 cirurgias ao coração.
Vejamos o que ele diz sobre as doenças cardiovasculares:

"Nós os médicos com todo o nosso treino, conhecimento e autoridade, muitas vezes adquirimos um ego bastante grande, que tende a tornar difícil admitir que estamos errados. Então, aqui está. Admito estar errado... 
Como cirurgião cardíaco e com experiência de 25 anos, tendo realizado mais de 5000 cirurgias, hoje é o meu dia para reparar o erro medico.

Treinei com outros médicos proeminentes, mas descobri que eram "formadores de opinião".
 Somos bombardeados com literatura cientifica, participamos em seminários, e aprendemos com os "formadores de opinião" que a doença cardíaca resulta dos níveis elevados de colesterol no sangue. Assim, o tratamento passava pela prescrição de medicamentos para baixar o colesterol, e uma dieta com pouca ingestão de gordura, para prevenir as doenças cardíacas.
Qualquer recomendação diferente era considerada uma heresia e poderia resultar em negligencia médica.

Mas, isto não está a funcionar.
Estas recomendações já não têm apoio cientifico e não são moralmente defensíveis.
Há alguns anos que se descobriu que a verdadeira causa da doença cardíaca é a inflamação na parede da artéria.

Apesar de 25% da população tomar o medicamento Estatinas, e apesar de termos reduzido a gordura, vai morrer mais pessoas com doença cardíaca que nunca.
As estatísticas do American Heart association mostram que 75 milhões de americanos sofrem com doença cardíaca, e afeta cada vez mais pessoas e mais novas.

Simplificando, sem estar presente a inflamação no corpo, não há nenhuma maneira do colesterol se acumular nas paredes do vaso sanguíneo e causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
Sem inflamação, o colesterol movimenta-se livremente por todo o corpo. É a inflamação que faz com que o colesterol se torne preso na parede da artéria.
A inflamação não é difícil de perceber - é simplesmente uma defesa do corpo a um invasor, tais como bactérias, vírus ou toxinas. O ciclo de inflamação é perfeito na forma como ela protege o corpo contra esses invasores virais e bacterianos. No entanto se expusermos o corpo a toxinas ou a alimentos para os quais o corpo humano não foi projetado e não sabe processar, vai ocorrer uma condição chamada de inflamação cronica.
Inflamação cronica é tão prejudicial como a inflamação aguda é benéfica.

Que pessoa expõe repetidamente o seu corpo a substancias danosas?
Bem, talvez os fumadores, mas eles fizeram uma escolha intencional, o problema é que as restantes pessoas seguem uma dieta rica em gorduras polinsaturadas e em carbohidratos e não sabem que é isto que está a causar prejuízo para os nossos vasos sanguíneos.
 Esta lesão repetida cria uma inflamação cronica que leva à doença cardíaca, Acidente vascular cerebral, diabetes e obesidade.

Quais são os culpados da inflamação cronica?
Eles são a sobrecarga de hidratos de carbono simples e altamente processados como açúcar, farinha e todos os produtos feitos deles, o excesso de consumo de ómega-6, óleos vegetais como de soja, milho e girassol que são encontrados em muitos alimentos processados.

Visualize uma escova dura a ser esfregada sobre a pele varias vezes, até que esta fique vermelha e quase a sangrar...agora imagine fazer isto por 5 anos, todos os dias. Esta é uma boa maneira de visualizar o processo inflamatório que pode estar acontecer dentro do seu corpo agora. independentemente de onde ocorra o processo inflamatório, externamente ou internamente é a mesma coisa.
Eu olhei milhares de vezes para dentro de artérias. A artéria doente, parece que alguém pegou uma escova e esfregou repetidamente contra a parede.

Os alimentos que comemos criam pequenas lesões e fazem com que o corpo responda de forma continua e adequada com a inflamação.
 Enquanto nós saboreámos um tentador pão doce, o nosso corpo responde de forma alarmante, como se um estrangeiro invasor entra-se e declara-lhe guerra, e isto acontece todo o santo dia.

Como pode um simples bolinho doce criar inflamação e deixar-nos doentes?
Imagine derramar mel no seu teclado e você tem uma visão do que acontece dentro da célula.
 Quando consumimos carbohidratos simples como o açúcar, o açúcar no sangue sobe rapidamente. Em resposta, o pâncreas segrega insulina, cuja principal finalidade é fazer com que o açúcar chegue em cada célula, onde é armazenado para energia.
Se a célula estiver cheia e não precisar de glicose, o excesso é rejeitado para evitar que prejudique o trabalho.
Quando as células rejeitam a glicose extra, o açúcar no sangue sobe produzindo mais insulina e a glicose se converte em gordura armazenada.

Mas, o que tudo isto tem haver com a inflamação?
O corpo não controla mito bem o açúcar. Moléculas de açúcar extra grudam-se a varias proteínas, que por sua vez lesam as paredes dos vasos sanguíneos. Estas repetidas lesões às paredes dos vasos sanguíneos desencadeiam a inflamação.
 Ao entrar açúcar no seu sangue varias vezes por dia, é exatamente como se esfregasse uma lixa no interior dos vasos sanguíneos. Sei que não consegue ver, mas tenha certeza que é isto que está a acontecer.
Eu vi em mais de 5000 pacientes que operei nos meus 25 anos um denominador comum em todos eles - inflamação em suas artérias.

Voltemos ao pão doce.
Esse "alimento" gostoso e com aparente inocência, não só contem açucares como também é cozido em um dos muitos óleos ómega-6 como o de soja.
Batatas fritas e peixe frito são embebidos em óleo de soja, alimentos processados são fabricados com óleos ómega-6 para prolongar a sua vida útil.

Ómega 6 é essencial e faz parte da membrana de cada célula, controlando o que entra e o que sai - mas deve estar em equilíbrio correto como Ómega-3.
Com o desequilíbrio provocado pelo excessivo consumo de Ómega-6, a membrana celular passa a produzir substancias químicas chamadas citocinas, que causam inflamação.

Atualmente a dieta tem produzido um extremo desequilibrio dessas duas gorduras (omega-3 e o omega-6). A relação da faixa de desequilíbrio chega a ser de 15 para 1 ou de 30 para 1, a favor de omega-6. Isto causa uma tremenda quantidade de citocinas que causam inflamação.

Nos alimentos atuais, uma proporção de 3 para 1 seria o ideal e saudável. Para piorar a situação, o excesso de peso que você carrega por comer esses alimentos, cria uma sobrecarga de gordura nas células que derramam grandes quantidades de substancias químicas pró-inflamatórias que se somam aos ferimentos causados por ter o açúcar elevado no sangue.

O processo que começou com um bolo doce se transforma num ciclo vicioso que ao longo do tempo cria a doença cardíaca, a pressão arterial alta, a diabetes e finalmente a doença de Alzheimer, visto que o processo inflamatório continua inabalável.
Não há com escapar do fato de que quanto mais alimentos processados e preparados consumirmos, mais caminharemos para a inflamação. O corpo humano não consegue processar, nem foi concebido para consumir alimentos embalados com açucares e embebidos em óleos ómega-6.

Como controlar a inflamação?
Há apenas uma resposta para acalmar a inflamação, é voltar aos alimentos mais perto de seu estado natural. . Escolha carbohidratos complexos, como os integrais, coma frutas e vegetais coloridos. Reduza ou elimine gorduras omega-6 causadoras de inflamações como óleo de milho e de soja e os alimentos processados que são feitas a partir deles. Uma colher de sopa de óleo de milho contém 7.280 mg de ômega-6, de soja contém 6.940 mg. Em vez disso, use azeite ou manteiga de animal alimentado com erva. As gorduras animais contêm menos de 20% de ômega-6 e são muito menos propensas a causar inflamação do que os óleos poli-insaturados rotulados como supostamente saudáveis.

Esqueça a "ciência" que tem sido martelada em sua cabeça durante décadas.
A ciência que a gordura saturada por si só causa doença cardíaca é inexistente. A ciência que a gordura saturada aumenta o colesterol no sangue também é muito fraca. Como sabemos agora que o colesterol não é a causa de doença cardíaca, a preocupação com a gordura saturada é ainda mais absurda hoje. A teoria do colesterol levou ao não consumo de nenhuma gordura, e criaram-se os alimentos que agora estão causando uma epidemia de inflamação. A medicina tradicional cometeu um erro terrível quando aconselhou as pessoas a evitar a gordura saturada em favor de alimentos ricos em gorduras omega-6. Temos agora uma epidemia de inflamação arterial levando a doenças cardíacas e a outros assassinos silenciosos.
 O que você pode fazer é escolher alimentos integrais que sua avó servia (frutas, verduras, cereais, manteiga, banha de porco) e não aqueles que sua mãe encontrou nos corredores de supermercado cheios de alimentos industrializados.
Eliminando alimentos inflamatórios e aderindo a nutrientes essenciais de produtos alimentares frescos não-processados, você irá reverter anos de danos nas artérias e em todo o seu corpo causados pelo consumo da dieta típica americana. 
O ideal é voltarmos aos alimentos naturais."

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Alergias ao Pólen - a Homeopatia pode ajudar

As alergias ao pólen também conhecidas por rinite alérgica, são uma resposta exagerada do organismo perante uma substância ou alérgeno.
Quando a pessoa respira um alérgeno, o corpo estimula nas pessoas alérgicas a produção de anticorpos (IgE), histamina e outras substâncias pró-inflamatórias e produtoras de muco.
Todo este processo inflama a mucosa nasal e faz com que se desencadeie sintomas como comichão nos olhos, ardor e prurido na garganta, rinorreia e obstrução nasal, entre outros.
Também pode produzir eczema e incluso sintomas asmáticos com dificuldade para respirar, tosse seca e opressão torácica.

A homeopatia pode aliviar os sintomas da alergia, sem que o paciente recorra aos medicamentos convencionais como corticosteroides e anti-histamínicos com todos os seus efeitos colaterais.
O importante é a pessoa preparar-se com antecipação e não deixar os sintomas se exacerbarem, deve começar a tomar o medicamento assim que o sintoma começar.
Para mim a cura das alergias, passa por outros caminhos, principalmente o alimentar, mas como forma de controlar os sintomas, a homeopatia é a melhor opção.

Dos medicamentos abaixo, escolha um ou dois dos que mais semelhanças tem com a sua alergia:
Allium Cepa 5CH - lacrimejos com ardor e picadas, espirros com abundante rinorreia aquosa. Os sintomas melhoram com calor e ao ar livre.


Euphrasia 5CH -Abundante lacrimejos, com irritação e vermelhão da conjuntiva. As lagrimas são tão intensas que a pessoa não para de chorar.
Os sintomas oculares pioram ao ar livre, com o calor e com a luz do sol.
A descarga nasal agrava à noite.

Pulsatilla 5CH - Descarga nasal durante o dia e congestão à noite.
Pulsatilla é um medicamento indicado para pessoas amáveis, tranquilas, doceis e muito emotivas.

Nux Vomica 5CH - útil para pessoas particularmente irritáveis, tensas com descargas nasais fluidas durante o dia e congestão nasal à noite.
Os sintomas tendem a piorar em lugares fechados e melhoram ao ar livre. Pioram com o frio.
Espirram muito pela manhã.

Arsenicum Album 5CH - têm uma rinorreia aquosa, pouco abundante, mas ardente e que escorre para o lábio superior. Os sintomas pioram como frio e melhoram com o calor.

Sabadilla 5CH - espirros violentos, contínuos e incompletos. Prurido na garganta e na mucosa nasal.
agravam com o cheiro das flores e com o frio.

Os medicamentos acima mencionados apresentam-se em grânulos.

Deve tomar 3 grânulos, 3 vezes ao dia, fora das refeições. Nos momentos  agudos pode repetir até 3 vezes a toma, de 15 em 15 minutos.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Cura de um Adenocarcinoma no Pâncreas


O artigo abaixo é da autoria do Dr. Pedro Choy e foi publicado na Revista "Nova Gente" a 20 de Abril de 2013.
Decidi fazer uma copia e publicar para que chegue a mais pessoas, para que se entenda que o caminho da cura das doenças oncológicas não passa unicamente pelos métodos da Medicina Convencional, há mais que cirurgia, há mais que quimioterapia, há mais que radioterapia…

"Receoso mas feliz é o estado de espirito que hoje define o sorriso hesitante do Joaquim. Na verdade não sabia se deveria rir, ou chorar, e se seria alegria, ou tristeza…
Acabou de saber que afinal ainda tem muitos anos para viver… Professor de matemática, 59 anos, homem de rigor e crente em Deus perguntara-se imensas vezes por que razão lhe coube a ele tamanha provocação.
Faz hoje dez meses veio a uma consulta por lhe terem detectado, um nodulo suspeito no pâncreas com 20mm de diâmetro, mais precisamente na transição da cabeça para o corpo do órgão.
Fez biopsia e a Anatomia Patológica, sentenciou-o com um diagnóstico histológico, era o pior dos cenários, um adenocarcinoma ductal do pâncreas.
Claro que foi a correr á Internet e leu relatos horríveis da doença, nomeadamente de que se trata de uma doença com prognóstico muito reservada e com esperança de sobrevida média não superior a seis meses.
Ficou prostrado, derrotado e preparou-se para se despedir da vida. A cirurgia era de alto risco e pouca esperança, pelo que não fez, experimentou a quimioterapia, mas não tolerou os efeitos colaterais e teve de abandonar.
Um familiar de um doente oncológico que é tratado nas Clinicas Pedro Choy falou-lhe e veio à consulta, mas veio como quem vai à bruxa, incrédulo e em desespero de causa pois já nada tinha a perder… Na primeira consulta propus acupunctura associada a um tratamento com dois cogumelos chineses e Harmo Spleen. Este ultimo é um "equilibrador" das funções do baço e do pâncreas, à base de ervas chinesas que se apresenta em gotas. Acontece que para a Medicina Chinesa, a origem e crescimento dos tumores depende da energia do baço e este era do pâncreas, logo o Harmo Spleen estava em teoria muito indicado…
Hoje veio mostrar-me a ressonância magnética acabada de fazer. Tinha aberto o envelope e lido, mas receava as palavras. È trémulo e hesitante que me entrega o relatório onde se pode ler: " O pâncreas apresenta-se normodimensionado, sem imagens de lesões ocupando espaço nomeadamente de natureza sólida ou quistica."
- " Então que se conclui?" pergunta impaciente.
Conclui-se que o tumor desapareceu, já não existe, nem deixou vestígios. Ou seja a ressonacia indica que em principio está curado…
As palavras provocaram um soluço, e  de lagrima ao canto do olho ouvi:
- "Obrigado…foi o que me parecia mas não queria acreditar, todos me disseram que esta doença era incurável e fatal em pouco tempo!"


Vitiligo - Pode a pimenta negra ajudar?

imagem copiada net
Na doença das manchas brancas chamada Vitiligo, dá-se a destruição dos melanócitos, que são as células responsáveis por produzir melanina, que é um pigmento que dá coloração à pele e ao cabelo.

Um estudo feito na Inglaterra, mais precisamente em King College de Londres, comprovou que a pimenta negra tem um alcaloide denominado peperita que ao ser aplicado nas aéreas despigmentadas incentiva a produção de melanócitos, que começam a produzir melanina e a pele vai adquirindo gradualmente cor.

As experiencias foram realizadas em laboratório, mas teve resultados positivos, em seis semanas a pele pode ficar bege.

Como Fazer?

Moer num almofariz a quantidade necessária de pimenta em grão, para cobrir as manchas; juntar um óleo que pode ser azeite, óleo de sésamo, ou óleo de amêndoas doces, de forma a ficar uma consistência pastosa.
Aplicar nas zonas brancas.
Deixar no mínimo 30 minutos.

Pode repetir-se 3 vezes as dia.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Quem foi Hipócrates?


Hipócrates é tão aclamado como esquecido, mas todos o conhecemos como o "Pai da Medicina". Atualemnte ainda se faz o juramento de Hipócrates, antes de entrar na prática médica.

Todos os estudam Saúde conhecem o nome dele, mas quem foi Hipócrates?

Hipócrates nasceu na ilha de Cos, na Grécia, tinha uma mente investigativa  e por isso refutava a maior parte das crenças existentes do seu tempo. Como em qualquer outro tempo da historia, quando alguém não está de acordo com o instituído, sofre represálias, e no caso de Hipócrates parece que sofreu às mãos das autoridades governamentais.

Hipócrates não concordava com quê?
Hipócrates era médico, e a Medicina convencional da época, assentava em superstição, religião e magia, as doenças estavam na maioria das vezes associadas com espíritos. Raciocínios que ele não aceitava.

Com o quê concordava Hipócrates?
Hipócrates defendeu pela primeira vez que a doença é causada pela transgressão das Leis da Natureza, e que a Medicina devia ser praticada baseado em fatos, em observação e em estudos.
Acreditava que o corpo devia ser tratado como um Todo e não em partes. Foi o primeiro médico a usar a dieta, ar puro, águas medicinais, ervas e exercícios no tratamento da doença.Teve grande sucesso.

Hipócrates descreveu com precisão os sintomas de algumas doenças, por exemplo ele catalogou os sintomas de pneumonia, bem como de epilepsia em crianças.

Depois de anos a viajar por toda a Grécia, a tratar os problemas de Saúde existentes na altura, Hipócrates fundou uma Escola de Medicina em Cós para ensinar o que sabia. Isto revolucionou a Medicina no mundo antigo e estabeleceu-a como uma disciplina, e uma profissão respeitada.

Compilou uma lista de 400 ervas, nas quais tinha encontrado princípios terapêuticos, muitas das quais ainda usadas nos dias de hoje.  

No que diz respeito à Medicina como uma "arte" que deve ser praticada com a máxima integridade e abertura para novas ideias, ele desenvolveu um Juramento de Ética Médica para os médicos seguirem.
Hoje, existe uma versão modernizada do juramento de Hipócrates que é feito nas cerimonias de graduação da maioria das escolas Médicas Ocidentais.

Apesar de Hipócrates ser homenageado como "Pai da Medicina", se ele tivesse vivo, hoje, sem duvida seria rotulado de Médico Integrativo, ou médico fora do convencional, e muito provavelmente seria ignorado ou limitado no seu trabalho por muitos que fazem seu juramento.


Frases de Hipócrates:
- Todas as pessoas têm um médico interior, só temos de ajuda-lo no seu trabalho. A maior força de cura está dentro de cada ser. Nossa alimentação deve ser o nosso medicamento. O nosso medicamento deve ser nossa alimentação.

- Qualquer homem inteligente deve considerar a sua Saúde o valor mais fundamental, por isso deve ter o entendimento necessário para se poder ajudar a si mesmo, conseguir fazer escolhas e ser versado em cada um destes assuntos a nível razoável de leigo.

- Se pudéssemos dar a cada individuo a quantidade certa de nutrição e exercício físico, teríamos encontrado o caminho mais seguro para a saúde.

- É mais importante saber que tipo de pessoa tem uma doença do que saber que tipo de doença a pessoa tem.

- Um homem sábio deve considerar a Saúde a maior bênção humana e aprender através do seu pensamento a beneficiar das doenças. Aprender com elas.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Semente de Sésamo e seus benefícios



A semente de sésamo é uma das sementes que não devia faltar na mercearia da nossa casa.
É uma pequena, mas grande semente, é uma das espécies vegetais mais antigas cultivadas pelo homem, usada desde de sempre e considerada quase sagrada pelos Orientais. Hoje, a ciência faz jus aquilo que o conhecimento tradicional já sabia, que a Semente de Sésamo é um alimento para ser consumido diariamente, devido à sua riqueza nutricional.

Muito podia escrever sobre ela, mas somente quero salientar, que vale a pena ingeri-la, por isso vou destacar alguns dos seus benefícios mais conhecidos:
- Fortalece tendões e ossos.
- Tonifica o fígado e rins.
- É um tónico geral, principalmente após hemorragias.
- Combate dores lombares, de joelhos e reumatismos.
- Melhora a elasticidade da pele.
- Tem ação antioxidante.
- Humedece e lubrifica os intestinos, o que aumenta o peristaltismo intestinal logo previne a obstipação.
- Tem efeito hipoglicémico e melhora a sensibilidade à insulina nos diabéticos tipo 2.
- Aumenta a energia vital, recomendado em todos os casos de fadiga, esgotamentos nervosos e até insónias.
- Aumenta a tonicidade e dá firmeza muscular, importante nas dietas de emagrecimento.
- Melhora a circulação em todos os vasos e artérias.
-  É considerado um excelente remédio para problemas de cérebro, como diminuição da memória, pois fortalece os glóbulos vermelhos do sangue, permitindo uma melhor oxigenação do cérebro.
- Todas as doenças progridem num ambiente interno ácido, e esta semente alcaliniza o sangue e os tecidos.
- Por serem ricas em vitamina E, desaceleram o envelhecimento.
- 1 copo de leite de sésamo tem mais cálcio que 1 copo de leite de vaca, além de todos os outros benefícios.

Devemos comer 1 colher de sopa por dia.
Existem muita formas de consumir a semente, pode fazer leite, ver a receita aqui, polvilhar sobre os pratos, por cima de rodelas de banana ou de outra fruta, misturar em papas, entre outras variadas opções. A macrobiótica usa o Gersal, que é basicamente sementes de sésamo e sal, pode ver a receita aqui, e polvilham o arroz e outros pratos com esta mistura triturada.  Neste mundo virtual há muita informação e também ideias de como consumir as sementes de sésamo.

Fique com a mensagem de que talvez não haja nada na terra que disponibilize tanta riqueza nutricional num pacote tão pequeno, quanto as sementes de sésamo.