segunda-feira, 14 de abril de 2014

Que devo tomar em caso de Artrose? Tylenol ou Sementes de Sésamo?

imagem copiada net
Quando falamos em artrose, estamos a falar de uma doença degenerativa  das articulações mais propriamente a Osteoartrite, que é a forma mais comum de artrite, nas quais as partes do corpo mais afetadas são os joelhos, a anca, a coluna e as articulações menores das mãos e dos pés.
As artroses começam com um ligeiro mal-estar e pouco a pouco vão-se intensificando acompanhadas de rigidez, inflamação e limitação no movimento devido a um desgaste da cartilagem, ou seja do tecido que faz com que os ossos não rocem.

O tratamento mais convencional é a prescrição de AINES - Anti-Inflamatórios Não Esteroides, no entanto estes têm sido associados a hemorragias internas, problemas gástricos  e a problemas cardiovasculares, o que levou um grupo de pesquisadores a estudarem um alimento que pudesse diminuir a toma destes medicamentos químicos.

Médicos da universidade de Ciências medicas, Tabriz, Irão investigaram os efeitos da toma diaria de Sementes de Sésamo na Artrose do Joelho e publicaram os resultados no Jornal Internacional de doenças reumáticas em Outubro de 2013, onde escreveram que " a comida não é apenas medicina, mas ás vezes superior a ela ".

O estudo foi feito com pessoas com artrose no joelho, os quais metade tomaram 40 gramas de sementes de sésamo e a outra metade tomava  duas doses de 500mg de Tylenol (paracetamol) e 500mg de glucosamina.

Após 2 meses, o grupo vencedor, o que apresentou uma menor intensidade da dor foi o que tomava as sementes de Sésamo.
Isto é maravilhoso...veja que a toma de Tylenol ou paracetamol tem sempre associado efeitos secundários prejudiciais, pelo contrario as sementes de sésamo só têm benefícios.
As sementes de sésamo com sua sesamina mostraram que reduzem a inflamação e têm um efeito benéfico sobre a cartilagem.


Mas, quanto é que é 40 gramas de sésamo?
Uma colher de sopa de sésamo tem 9 gramas, assim deve  ingerir 4 colheres de sopa diariamente. O ideal será triturar as sementes e depois mistura-las com outros alimentos, como por exemplo nos sucos ou comer mesmo à colher.

Em quadros dolorosos, de sofrimento, qualquer coisa à mão que traga alivio é bem vindo, mas cautela, porque os efeitos secundários também vêm, e nós queremos viver bem hoje mas também amanhã... por isso antes de iniciar uma terapia com anti-inflamatórios da farmácia, porque não considerar anti-inflamatórios da Natureza?

quinta-feira, 10 de abril de 2014

ÓLEO de COCO é um EXCELENTE HIDRATANTE

Pode haver muita duvida na hora de comprar um creme hidratante, porque não devemos de colocar na pele aquilo que não conseguimos ingerir, por isso uma boa opção é ÓLEO DE COCO.

O óleo de Coco é um excelente produto de beleza, é naturalmente antibacteriano e antifúngico,  penetra na pele e até no cabelo melhor do que muitos outros produtos.
Quando absorvido pela pele os seus antioxidantes naturais reduzem a aparência das linhas de expressão e as rugas, mantendo os tecidos fortes e flexíveis.

Tenho uma amiga  com problema de psoríase que adotou o óleo de coco como creme para todo o seu corpo, pois este óleo é natural (deve ser extraído a frio, ver na embalagem) com muitas propriedades para regenerar a pele.

Experimente...

terça-feira, 8 de abril de 2014

Sinais de deficiência de Zinco e o que Comer?

Não há duvidas de que o Homem tem avançado no conhecimento daquilo que compõe o corpo do Homem.
E um dos micronutrientes que nos compõem é o ZINCO.

Este amigo é pequeno, mas importante, veja que ele está presente em todas as células do nosso corpo. Ele ajuda a fortalecer as nossas defesas, a cicatrização, os problemas de pele, ajuda no desenvolvimento do feto, interfere no numero de espermatozoides, acentua nosso olfato e paladar, tem propriedades anti-inflamatórias, especialmente nas articulações e no interior das artérias. Está ligado ao metabolismo dos ovários, dos testículos e ao funcionamento do fígado.
Vimos assim que este nutriente tão pequeno tem varias funções, mas parece que o corpo não o armazena, logo temos de o ingerir regularmente.

Sabia que o zinco é mais importante para o homem que para a mulher? Porquê?
Porque o sémen tem 100 vezes mais zinco do que o sangue, logo quanto mais ativo sexual o homem for mais ele precisará de zinco.


SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE ZINCO
Diz-se que os primeiros sintomas de deficiência de zinco são a perda de paladar, baixa defesa imunológica e problemas de pele; outros são:
- As feridas demoram a cicatrizar
- Ter frequentemente constipações e todos os anos sofrer com elas
- Sentir que o paladar ou olfato estão diminuídos
- Não ter interesse na vida sexual
- Fadiga
- Falta de apetite
- Má absorção de alimentos
- Questões comportamentais e psiquiátricas
- Eczema, psoríase, acne
- Manchas brancas nas unhas
- Queda de cabelo
- Percentagem baixa de espermatozoide
- Impotência com níveis baixos de testosterona
- Problemas de próstata
- Jovens com menstruações muito atrasadas

ALIMENTOS RICOS EM ZINCO

A melhor maneira de suprimir as necessidades de zinco, é comer, digerir e absorver alimentos com zinco.
Se, você for a uma nutricionista diplomada ( não me estou a referir a todas, mas de uma forma generalizada), vai ser aconselhado a comer carnes vermelhas, aves, sardinhas, marisco e lacticínios, porque consideram que vindo de origem animal é mais bem absorvido.
Eu não concordo e jamais seria esta a minha recomendação.
Todos temos razão, todos respondemos ao porquê de seguirmos uma linha ou outra, portanto cabe a cada um de nós fazer a escolha.
Se você quiser seguir a linha verdadeira da Naturopatia, pode encontrar Zinco em muitos alimentos, como as amêndoas, castanhas, ervilhas, avelãs, raiz de gengibre, feijões, grão de bico,  aveia, nozes, centeio, nabos, nas lentilhas, nos figos secos, castanhas do pará, e nas grandes fornecedoras de zinco que são as sementes de abobora, por isso são elas são tão importantes para prevenir problemas na próstata.


Numa alimentação sem carne, deve-se comer sementes e frutos secos, sempre hidratados ( ficar de molho em agua por 8 h para inibir os fitatos que prejudicam a absorção), também pode acompanhar a sua salada com feijões, lentilhas, grão de bico e vai alternando, o mais importante é fazer bem a digestão, manter os sucos digestivos, ter uma boa temperatura intestinal (sem flatulências) e vai absorver o zinco lindamente.

Eu uso abóbora no seu suco matinal, e aproveito as sementes que vêm junto, trituro tudo, coo e aqui vai parte do meu zinco.









sábado, 5 de abril de 2014

Porque defendo a Medicina Natural?

imagem copiada net
Sou uma defensora da Medicina Natural, acredito que esta nunca vai deixar de existir, a não ser que o Homem faça as pazes com a Natureza, e então não seria mais necessária.
A Medicina Natural usa métodos curativos simples, efetivos e o mais importante é que não deixa efeitos secundários maus no paciente.
Os métodos dependem do terapeuta e da escola que seguiu, mas baseiam-se essencialmente na dieta, na toma de plantas, e em técnicas físicas como massagens, acupuntura, terapias com água, com argila.
Todas estas técnicas proporcionam ao corpo uma variedade de estímulos fisiológicos que têm como objetivo o equilíbrio funcional do organismo, que
vai levar o corpo à sanidade.

Todas as Medicinas Naturais Tradicionais têm a dieta, o exercício e as terapias aplicadas exteriormente ao corpo:
- A medicina Tradicional Chinesa tem como ferramenta a dieta, o Qigong ou Taichi, a massagem, fitoterapia e a acupuntura.

- A Medicina Ayurvedica, também muito antiga, têm a dieta, a fitoterapia, as massagens e o ioga.

- A Medicina Natural Europeia tem a dieta, o exercício e os tratamentos de Hidroterapia, de Geoterapia entre outros.

imagem copiada net
 Os estímulos fisiológicos proporcionados pelas terapias, vão ajudar os processos fisiológicos normais e vão agir sobre os vasos sanguíneos e linfáticos, sobre os nervos, a energia, leucócitos, mecanismos bioquímicos, etc.. ou seja são estes que estimulam, que eliminam obstruções, dirigem a Natureza nos seus esforços em eliminar algum agente ofensivo, utilizando os mecanismos de defesa do corpo, que SÃO OS VERDADEIROS REMEDIOS.

O QUE PODE CURAR A DOENÇA?
Acredito e para mim só faz sentido, que a cura de uma determinada enfermidade só aconteça através dos processos fisiológicos normais básicos do corpo e não há nenhuma droga ou procedimento que possa substituir este processo. O que se faz na Medicina Convencional é endireitar o que está torto mas não criamos as condições certas para que se endireite.
Temos de eliminar as substâncias toxicas, manter o corpo interno o mais limpo possível, prover a matéria-prima necessária e adequada e esperar
 que o corpo active seus maravilhosos recursos de equilíbrio recuperativo.
Precisamos de confiar no corpo...



sexta-feira, 4 de abril de 2014

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tratamento Natural das Cataratas

imagem copiada net
Ter cataratas significa ver o Mundo através de uma janela de nevoeiro, a visão fica turva e enevoada.
A catarata é uma opacificação do cristalino ou seja da lente natural e transparente do olho, e em Portugal 6 em cada 10 pessoas com mais de 60 anos têm cataratas.
Não existe tratamento clinico, a resposta apresentada pela Medicina Convencional é a cirurgia, mas não precisa de ir a correr, porque as cataratas não prejudicam o olho, portanto a cirurgia só deve ser realizada quando a visão já não é suficiente para fazer-se uma vida normal. A cirurgia consiste em retirar a catarata mas também o cristalino do olho, passando este a ser uma lente não natural, por isso passar a ver ao longe e ao perto sem óculos vai depender do tipo de lente usada.

O que causa as Cataratas?
Cada corpo terá as suas causas, mas esta acumulação opaca de proteínas danificadas no cristalino do olho vai-se formando há medida que envelhecemos. A Medicina Natural diz que  a lente do olho vai ficando menos flexível e mais grossa porque deixa de receber irrigação de sangue limpo e como consequência sofre de falta de nutrientes e oxigénio; A Medicina Convencional tem sugerido que a causa se deve aos radicais livres e ao stress oxidativo, ou seja a mesma coisa.

- Pessoas com diabetes, ou a síndrome metabólica desenvolvem de 3 a 5 vezes mais cedo cataratas que as outras pessoas. O excesso de açúcar no sangue liga-se a varias proteínas e danificas, quando isso acontece com as lentes dos olhos a proteína danificada não pode funcionar corretamente e assume uma aparência turva.
Dietas ricas em açúcar ou com excesso de farinha refinada pode levar a pessoa a vir a sofrer de cataratas.
Cuidado com os fritos, eles promovem dano oxidativo e aumentam o risco de degeneração macular, assim como as cataratas, se quer ver até morrer, não coma fritos.

- Atenção aos medicamentos com cortisona tão receitados em problemas alérgicos ou autoimunes, porque a cortisona pode aumentar o risco de vir a sofrer de cataratas.

- Não fume. Fumantes correm o risco de cataratas e de degeneração macular.

- A dieta, aquilo que se come e que forma nosso sangue que por sua vez banha e alimenta todas as células inclusive as oculares, é deveras importante. A lente natural do olho é banhada por um liquido que é suposto ter altos níveis de antioxidantes, se estes não entram pela boca nunca chegaram ao olho e o olho não terá proteção contra danos oxidativos. Pela saúde dos seus olhos coma pigmentos coloridos, aquilo que lhes dá a cor protege-nos e ajuda-nos, por isso aumente o mais que puder frutas e vegetais.
Se pretender não só prevenir as cataratas mas também estabilizar ou mesmo fazer regredi-las terá de aumentar a ingestão de fitonutrientes e só é possível com a toma diária de sucos verdes, de legumes e de frutas.
Coma todos os dias uma boa salada e tempere com azeite e sumo de limão.
Alimentos importantes: cenoura, uva, mirtilos, semente de abobora,  algas marinhas ( Spirulina e a Chlorela), espinafres crus, brócolos, laranjas, melancias, abacates e todas as frutas e legumes da época.

- Não nos podemos esquecer de um dos órgãos centrais da nossa Saúde e que segundo a Filosofia da Medicina Chinesa se abre nos olhos - O Fígado. Dê-lhe atenção, ele trabalha muito para podermos viver. Ele é o responsável por filtrar e retirar do sangue as toxinas e os resíduos metabólicos. Se o fígado estiver lento, gordo, ele não vai fazer adequadamente o seu trabalho de manter a corrente sanguínea limpa, e é esse sangue "não limpo" que também chega aos olhos.

Tratamento Natural
Para a Medicina Natural não existem doenças locais, há uma doença local (neste caso no olho), mas que deriva de um desequilíbrio sistémico ( todo o corpo). O corpo desequilibra por vários motivos , mas principalmente pela acumulação de tóxicos, então temos de corrigir os hábitos que levaram a esta acumulação e ajudar o organismo a poder eliminar todas essas impurezas para que este restabeleça as condições normais, isto serve para as cataratas e para todas as doenças.

Temos de começar sempre por uma terapia de desintoxicação e regeneração, que traduzido significa limpar o corpo do que não presta  e dar-lhe aquilo que ele precisa, estes são os dois pilares mais importantes para que o corpo se cure. Isto pode ser feito com dieta, com alguns dias a sumos, com terapias naturais que proporcionam ao corpo limpar-se. Também podemos fazer terapias locais, como:
- Aplicar emplastro de argila com cebola diariamente.
- Ao deitar, colocar no olho que tem a catarata 1 gota de sumo de limão, parece que arde, mas ás vezes o que arde faz bem.
- Um dos remédios antigos é aplicar 1 gota de mel no olho.


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Tem Anemia? Então, acrescente esta leguminosa ao seu cardápio

Imagem copiada net
Anemia deriva do grego e significa literalmente "sem sangue", e pode ser definida como uma incapacidade funcional do corpo em transportar o oxigénio a todas os tecidos.
Porquê?
Porque os valores da hemoglobina, que é a proteína transportadora do oxigénio no sangue diminuiu, assim com os glóbulos vermelhos.

Muitas vezes a existência da anemia deve-se à presença de outras doenças ou alterações funcionais, como hemorragias, insuficiência renal , hipotiroidismo, mas também a muitas substâncias estranhas que introduzidas no corpo, destroem elementos importantes do sangue, produzindo consequência anemia. Claro, que para Medicina Natural todas as causas apontadas se desenvolvem de uma desnutrição e intoxicação cronica por más digestões e deficiente atividade da pele de uma pessoa.

Como o corpo precisa de ferro para produzir hemoglobina, precisamos de incidir nossa alimentação em alimentos que nos possam proporcionar ferro e outros minerais orgânicos que sejam assimilados.
Lembro-me de uma frase do famoso Kneipp: " há mais ferro assimilável numa folha de espinafre cru do que no melhor preparado ferruginoso da farmácia."
Não basta engolir minerais, estes só são assimilados pelo organismo quando vitalizados pelo vegetal.

Acredito que as pessoas que têm anemia já introduziram na sua alimentação os sucos de beterraba com cenoura, urtigas, espinafres, laranja e maçã, sementes de abobora, assim como saladas bem verdes. O prato deve ser preenchido 80% com alimentos crus e 20% com alimentos cozidos e nestes podemos introduzir as LENTILHAS.

As lentilhas fazem parte da alimentação desde os tempos históricos, a bíblia fala varias vezes nas lentilhas, inclusive conta a historia de Esaú que trocou o seu direito primogénito com Jacó por um prato de lentilhas.

Esta leguminosa é rica em vitaminas, proteínas, magnésio, fibras e uma quantidade extremamente concentrada de ferro para além do cobre e folatos que contribuem para aumentar a produção de hemácias no sangue.

Como comer as Lentilhas?
Não consegui trazer uma receita minha, mas descobri no blog "Casa, Coisas e Sabores" uma receita muito semelhante ao que eu queria mostrar, podem ver a receita aqui 




Em vários países, comem-se lentilhas na passagem de ano para atrair Boa Sorte...  também na Saúde.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Minha filha enjoa ao andar de carro. O que fazer?

imagem copiada net
Lembro-me dos tempos em que minha filha era pequena, e tinha de ir sempre com a cabeça fora do carro, ou comigo a fazer festas para a adormecer, porque andar de carro era um problema - ela vomitava sempre.
Um dia o colégio onde estava fez uma viagem até à linda Serra da Estrela e ao museu do pão em Seia, com muita tristeza minha, ela não foi, tive medo que vomitasse na viagem.
Se fosse hoje, seria diferente, porque tomei conhecimento sobre uma raiz que resolve o problema na hora.

imagem copiada net
Gengibre - uma raiz rica em gingerol que atua sobre os músculos gastrointestinais  e alivia os enjoos e as náuseas.
Basta cortar 2 ou 3 rodelas de raiz, que se vende em qualquer supermercado português, ferver num pouco de agua e ir dando à criança ou ao adulto que sofrer deste problema.

Hoje, minha filha enjoa muito menos, mas também leva sempre consigo 3 rodelas de gengibre sem pele enroladas em pelicula; Numa viagem ás caves do Vinho do Porto, disse-me que a meio começou a enjoar e colocou na boca uma rodela, trincou, engoliu o suco e deitou fora o restante; contou-me que foi impressionante pois passou imediatamente.

Esta também pode ser uma boa opção para quem está gravida e tem enjoo, visto o gengibre ter-se mostrado seguro; parece é que o resultado não é tão bom, ou seja há casos em que a gravida sente-se realmente melhor e noutros não.

Como usar?
- Ferver ( não no microondas) por 5 minutos 3 rodelas de raiz de gengibre sem pele num copo de agua. Pode aromatizar com uma casca de limão ou laranja.
- Cortar uma rodela de gengibre, tirar a pele e colocar na boca tipo rebuçado; pode engolir o suco.


A Natureza é assim, ajuda-nos em tudo...