segunda-feira, 23 de junho de 2014

Uma Vitamina pode ajudar a prevenir Miomas Uterinos


Muitas mulheres ficam sem o útero, fazem uma histerectomia e nunca mais são as mesmas novamente, nunca mais menstruam e nem reproduzem.

A histerectomia é indicada em caso de:
- Cancro de útero.
- Hemorragias incontroláveis.
- Crescimentos não malignos do útero e dos anexos, como miomas, fibromas, etc...
- Prolapso pélvico.
- Outros problemas de útero.

Mas são os Miomas, que são tumores não cancerosos a principal causa das histerectomias.
É uma cirurgia que pode ser abdominal ou vaginal, e que tem os riscos próprios das cirurgias, assim como a possibilidade de complicações como lesões no intestino, na bexiga, nos ureteres e infeções.

Eu defendo a Medicina Natural e a Natureza do corpo humano, e cirurgia é sempre uma agressão ao corpo, logo a minha  ultima opção, primeiro deve-se tentar todas as ferramentas possíveis para restabelecer o que está errado, e o que alguns  pesquisadores descobriram é que há uma ferramenta de prevenção e regeneração para as mulheres com miomas, uma ferramenta chamada "Luz do sol".

Quando é que vamos perceber que " a Vida ao Natural" é a grande prevenção?

Um estudo feito em mulheres, pelo pesquisador Baird da Universidade Médica da Carolina do Sul, concluiu que  a Vitamina D seria uma excelente prevenção de miomas, e disse:
" Seria maravilhoso se algo tão simples e barato como obter um pouco de sol em sua pele todos os dias possa ajudar as mulheres a reduzir a chance de desenvolver miomas."
Outro estudo, pode ver aqui feito com ratos, aos quais se fez crescer miomas, depois a metade deles foi dada vitamina D e os miomas reduziram drasticamente em comparação com os outros ratos que não tinham recebido a Vitamina D.
Será que no futuro, o ginecologista, vai escrever na receita trinta minutos de sol todos os dias?

Estamos na descoberta da vitamina D, que não é uma vitamina, mas sim uma hormona, e neste momento ela tornou-se famosa para quase todos os problemas de saúde, podemos pensar que é uma aldrabice, mas o que estudos vêm mostrando é que nós precisamos dela no nosso corpo, e que muitas coisas começam a funcionar mal, quando não está presente em quantidades necessárias; a Natureza não erra, possivelmente era pressuposto vivermos muito mais ao ar livre, ao sol, e não fechados em casas com ar condicionado e com luzes artificiais, por isso um défice tão grande de vitamina D.
Se queremos prevenir doenças, temos de aceitar um dos médicos mais importantes da Natureza que é o Sol e desta forma criar condições para que o corpo fabrique vitamina D.
A ideia é apanhar sol, não é tomar suplemento, não estou a dizer que em situações especiais não seja necessário, mas o sol, será sempre o sol...o homem emita mas não é a mesma coisa.

Para mim, que sou mulher com 44 anos, e para si que também é mulher, uma das ferramentas importantes na prevenção dos miomas, é manter os níveis normais de vitamina D, para isso basta 30 minutos de exposição solar diariamente. Escrevam na agenda, naquele livrinho que a maioria das mulheres têm, onde escrevem os afazeres, eu já escrevi no meu e quando me exponho, coloco um certo, quando não um ponto de interrogação, porque não disponibilizei 30 minutos das 24 horas do dia, para me beneficiar em tantas coisas?
Sim, porque o alivio dos miomas não é o único beneficio que se recebe, vitamina D é o segredo para a prevenção da maioria das doenças autoimunes, doenças cardíacas, esclerose múltipla, hipertensão e até cancro, por isso não se esqueça:
Encha-se de D, seu corpo vai agradecer da cabeça aos pés.




sexta-feira, 20 de junho de 2014

Será que precisa de tomar medicação para a Pressão Arterial? Os valores mudaram para pessoas com 60 anos.

Você é Hipertenso quando ultrapassa os valores da tensão arterial considerados normais, mas o que é norma pode ser mudada, quem disse que os valores têm de ser tabelados iguais para todas as pessoas...é verdade que uma tensão constantemente alta pode levar a derrames, enfartes e AVC, mas será que uma tensão arterial controlada por medicamentos é mais benéfica para o organismo humano? Porque vemos AVC, Enfartes em pessoas com valores normais medicados?
No outro dia perguntei:" Tem a tensão normal?"..."sim...sim...Tenho quase sempre a 12/8, tomo um comprimido de manhã e outro à noite, mas está tudo bem."
Como mudar a mentalidade e explicar que o fato de tomar dois comprimidos para controlar a tensão arterial, não o torna mais saudável a nível da pressão arterial, além de todos os efeitos secundários que têm de ser levados a sério.
E foram, pelo menos um passo se deu.

Um relatorio publicado em 18 de Dezembro de 2013 no Journal Of American MedicalAssociation, diz que as pessoas com 60 anos ou mais só devem ser medicadas se sua pressão arterial for superior a 15/9, valor diferente do até então de 14/9, e para as pessoas com doenças cronicas que eram medicadas quando o valor subia a cima de 13/9, também devem só o ser acima de 14/9.

A pressão arterial é a força que o próprio sangue, depois de bombeado pelo musculo cardíaco, exerce sobre as paredes dos vasos sanguíneos enquanto percorre cada milímetro do corpo, alimentando cada célula. A pressão arterial de um adulto é considerada normal nos valores 12/8. Acima de 13/9 ou 14/9 o medico seguindo as diretrizes estalecidas podia prescrever 4 tipos de medicamentos para controlar como:
- Diuréticos
- Bloqueadores dos canais de cálcio
- Inibidores da enzima conversora angiotensina
- Bloqueadores dos recetores da angiotensina.

O Dr. Paul James, chefe do departamento de medicina familiar na Universidade de Iowa Carver College of Medicine, disse que as novas recomendações (somente medicar acima de tensão arterial de 15/9), são baseadas nas evidencias clinicas que mostrou que a medicação para valores abaixo não forneceu nenhum beneficio adicional.
" Nós realmente não conseguimos ver os benefícios de saúde por forçar a pressão arterial para valores abaixo de 15/9 em pessoas com 60 anos", explicou James. " Ficou claro que 15 era o melhor numero." Chegaram a esta conclusão após 30 anos de estudos clínicos.
Referiu que estas leituras são para médicos e só eles podem adapta-las ás necessidades dos pacientes.

No entanto, a mudança nunca é fácil, e retirar medicamentos ás pessoas é muito complicado e economicamente não rentável, então a American Heart Association e o American College of Cardiology não aceitaram rever estas novas diretrizes.

Resumindo, uma pessoa com 60 anos e com uma pressão arterial de 14/9 é hipertensa ou não?
Segundo estas novas diretrizes, ela continua a ser hipertensa, não deve é ser medicada, não deve tomar medicamentos químicos para controlar estes valores, claro que é aconselhável fazer um estilo de vida que beneficie a saúde, para que dessa forma os valores não subam mais, como por exemplo tomar infusão de folha de oliveira, deixar de fumar, de beber, fazer exercício físico e apanhar sol.
Quando a pessoa apresenta valores muito altos, acima de 16/9 e não quer fazer um estilo de vida que desça esses valores, o tratamento com medicamentos químicos é necessário e pode até ser benéfico, mas descer os valores a pessoas que têm a pressão levemente elevada como 14/9 ou 15/9 para níveis mais baixos não tem nenhum beneficio pelo menos foi o que estudos mostraram.
Todos os fármacos têm efeitos secundários importantes e deve ser avaliado se é mais benéfico ter a tensão a 15/9 ou tê-la a 12/8 com medicação? Visto que essa medicação vai trazer outros problemas entre eles a diabetes, então o medico tem que avaliar muito bem.

Atenção, as pessoas que tomam anti-hipertensivos não os deixem de tomar sem falar com o medico, mas podem questionar se realmente precisam deles.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Um alimento importante no Cancro da Mama, principalmente para quem toma Tamoxifeno


O meu conselho de hoje vai para as mulheres que têm, tiveram ou querem prevenir o Cancro de Mama.
Há muito fizeram-se experiencias nas quais retirava-se os ovários a mulheres que ainda menstruavam e ocorria uma remissão do cancro de mama. Desde então a Medicina tem tentado várias tentativas para tratar cancro de mama com medicamentos hormonais, um deles é o tamoxifeno, muito usado principalmente após cirurgia mamaria.

Não estou a defender a cirurgia, nem a toma de fármacos hormonais, mas tenho de ser realista e aceitar que quase 100% das mulheres com cancro de mama passam por cirurgia, quimioterapia e maior parte fica a tomar medicamentos como o tamoxifeno, então porque não consumir um alimento tão estudado na prevenção e "tratamento" do cancro, que além disso potencializa o efeito do Tamoxifeno, como a LINHAÇA?
É verdade, a linhaça tem um forte efeito anti-estrogénio, e pode ser um dos alimentos-chave na prevenção do cancro de mama (veja o estudo aqui), além disso experiencias clinicas mostram que comer 25 gramas de linhaça por dia, durante 32 dias reduz o crescimento de tumores de mama (veja aqui).

Todas nós mulheres temos de consumir linhaça, fazer disso um habito diário, estudos mostram que para fazer uma proteção oncológica a quantidade deve ser de 2 a 4 colheres de sopa por dia, pode ser linhaça dourada ou castanha, deve é ser biológica.
Não coma a semente inteira, deve moê-las num triturador e consumir dentro de uma semana, manter no frigorifico. Além deste tempo as sementes ganham ranço, por isso nunca compre linhaça já triturada.

Há semanas que como linhaça diariamente, depois esqueço-me e fico outras tantas sem a comer, mas como acredito que a vitoria é de quem se atreve mais vezes, continuo e volto a comer novamente linhaça, faço papa com pera e banana, faço leite que bato com fruta, faço pão seco de linhaça com amêndoas, etc... há um sem números de opções, a mais fácil sem duvida é pôr a colher de linhaça triturada à boca e comer.
Não aconselho o seu cozimento, o calor altera a estrutura dos ácidos gordos o que não é aconselhável.
A linhaça é importante como alimento no cancro e em quase todas as outras doenças, porque as doenças são na sua maioria "inflamações de..." e  a Linhaça é anti-inflamatória.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Uma Senhora pergunta: Que Creme Hidratante devo usar?


Uma senhora trouxe-me um saco com vários cremes, um que comprou no supermercado, outro na farmácia, outro a médica tinha aconselhado, todos para hidratar a pele seca das suas pernas.

Pergunta-me qual deles deve usar, qual é o que eu recomendo...isto porque na ultima semana tem tido um pequeno edema nos tornozelos, o que gretou a pele e os cremes não resolveram.

Conta-me, que está preocupada com um gel que usa no cabelo ... como tem uma horta passa muito tempo ao sol, e este amarela-lhe os cabelos brancos, o que não gosta muito... só que deixou cair o frasco do gel, este partiu-se e tingiu o chão de tal forma que não sai. Pergunta-me: " não acha perigoso usar no cabelo um produto assim? Se ele me cai na pele?...acho que não vou usar mais...de velha não passo...cabelos brancos ou amarelos o que interessa é ainda cá andar."

Para perceber de cremes, e poder identificar cada substância que vem no rotulo ingredientes eu tinha de ter uma especialidade em Química, e não tenho, assim não consigo fazer uma abordagem acerca dos cremes, mas uma coisa eu defendo: Só colocar na pele aquilo que ingerir pela boca, se é toxico para eu comer, é muito mais toxico para eu absorver pela pele.

A conversa continuou e por fim recomendei-lhe azeite, óleo de sésamo, óleo de coco, óleos que podemos enriquecer fazendo uma maceração com plantas aromáticas tipo a lavanda.

Já me telefonou a dizer que usou na pele gretada azeite e com ar de surpreendida, exclamou: "E...não é que resultou????"