sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

A melhor forma de baixar o colesterol



" Tenho colesterol alto" esta é uma das preocupações das pessoas, e sentem-se mesmo preocupadas, até mais do que com os valores da glicémia, dizem "o médico disse que tenho de baixar o colesterol".

Vamos ver, qual a melhor forma de baixar o colesterol para valores normais sem medicamentos?
Para falarmos de colesterol e de valores, temos antes que tudo perceber que o corpo não podia ter vida sem essa substância maravilhosa chamada - colesterol.
O colesterol faz parte da construção da célula, temos triliões e triliões de células e todas elas têm uma membrana que as envolve, feita essencialmente de fosfolipídios, proteínas e colesterol, percebemos assim a importância - sem colesterol não há células.

O que vou dizer pode soar estranho, diferente do que se pensa, mas o colesterol não é uma gordura, alguns dizem que sua estrutura é como se fosse uma cera, outros dizem que é um álcool com propriedades semelhantes às gorduras, mas não é uma gordura.
Nossas células estão cheias de água, essa água sairia da célula e nós nos esvaziaríamos se não fosse o colesterol, que forma uma barreira protetora ao redor da célula.

Também é com colesterol que se formam as hormonas, por exemplo as hormonas sexuais, como o estrogénio nas mulheres e a testosterona nos homens, apreendemos assim que o colesterol é uma matéria de construção não só de células mas também de hormonas.

A medicina defende a ideia de que o valor do colesterol não deve passar de 200, mas a parte cientifica não está toda de acordo, alguns dizem que não há nenhuma base cientifica para isso, há quem defenda que ter 250 é um valor completamente normal.
Há quem tenha 250 e quem tenha 160, e estudos têm mostrado que morre mais rápido quem tem valores de 160.

Mas, vamos ao dia-a-dia no consultório médico atual, onde o médico vai "persegui-lo" se não baixar o colesterol,  então aqui fica a explicação daquilo que sobe os valores do colesterol dentro do nosso corpo.

Que tipo de alimentos sobe mais os valores do colesterol?
Gordura? Não.
O que mais aumenta o colesterol dentro do nosso corpo são os carbohidratos refinados, como o pão, a massa, o arroz branco, o açúcar, os bolos e etc.. Se toma como pequeno almoço, leite e torrada, ao almoço bife ou peixe com arroz branco, à noite uma sopa com massa, adicionando os lanches de tostas ou bolachinhas, é basicamente todo o dia a comer carbohidrato refinado, como resultado a insulina vai subir e o colesterol também.

Comemos pão, massa, arroz branco, bolos e bolachinhas, cereais pequeno-almoço, e tudo isto se transforma em açucares rápidos e dentro do nosso corpo em glicose, esta glicose vai pedir insulina ao pâncreas, só que o corpo e as suas células não precisam de comer tanto, então a sabedoria do corpo sabe que o que não se usa agora pode vir a fazer falta mais tarde e guarda com ajuda da insulina. Ou seja a glicose se transforma em colesterol, este "tipo" de gordura para ser usado futuramente, quando não houver comida.
Portanto se é uma pessoa com níveis muito elevados e quer descer, tem de cortar essencialmente os carbohidratos refinados,  insistir nos verdes, nas sementes, nos legumes, nos cereais integrais, fazer exercício, movimentar-se e especialmente não ter medo.


Sem comentários:

Enviar um comentário