sexta-feira, 21 de junho de 2019

Hambúrgueres de Lentilhas



Ingredientes:
- 250 Gr. de lentilhas ou metade de um pacote
- 2 Cenouras pequenas
- Metade de 1 beterraba, é opcional
- 1 Cebola picada
- 2 Dentes de alho picados
- 3 Colheres de sopa de farinha da sua preferência
- Sal, cominhos, noz-moscada, 2 colheres de azeite, curcuma, salsa seca e manjerona seca. As especiarias podem ser da sua preferência.

Hidratar as lentilhas, colocar de molho no dia anterior ou 2 horas antes de serem cozinhadas.
Lavar bem as lentilhas em água corrente.


Colocar as lentilhas a cozer com a cenoura cortada em rodelas e a metade de beterraba, sal e também uma folha de louro porque além de ajudar na digestão, dá um sabor especial à comida.


Depois de cozidas, o que leva em média 15 minutos, triturar com a varinha mágica e reservar.






Num tacho colocar 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de azeite, e especiarias. Eu usei semente de coentro em pó, noz-moscada, cominhos e curcuma.  Mexer.


Juntar o preparado das lentilhas.
Envolver bem.


Juntar 2 a 3 colheres de sopa de farinha. Eu usei farinha de aveia ( veja aqui como fazer), mas pode usar outra como a de arroz, espelta ou até de trigo. Temperar com sal.
Incorporar bem.
A farinha serve para dar liga à massa e deixá-la mais seca.


Nesta fase deve-se juntar coentros ou salda fresca picada, mas eu como não tinha, adicionei manjerona seca e salsa seca.



Deixar a massa arrefecer e moldar os hambúrgueres.
Dispor num tabuleiro untado com azeite e levar ao forno.


Passados 15 minutos virar do outro lado e estão prontos a serem servidos.
Fica uma delicia!





2 comentários:

  1. Olá Fernanda, há muito tempo que não visitava o seu blog, pois como não consigo abrir o meu blog fui perdendo o contacto com outros blogs que gostava muito. Vim "visitá-la" pois apesar de tentar fazer uma alimentação saudável por vezes faltam-me ideias. Lembrei-me de vir aqui e ver as novidades. Agradecia que continuasse a postar receitas fáceis e saudáveis.
    Grata Helena

    ResponderEliminar
  2. Olá Helena! Que saudades, já nos conhecemos há anos, tanta coisa já mudou. Mas, podemos sempre nos ver no facebook, aqui https://www.facebook.com/fernanda.higeia, ou na página do blogue aqui https://www.facebook.com/CasadaSaudeNatural/, tudo a correr bem para si e beijinho grande.

    ResponderEliminar