sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Algas e seus Benefícios


 As Algas são vegetais que crescem no mar, oferecidos pela Natureza. Temos na nossa Costa Rochosa Portuguesa muitas variedades de Algas, mas seu consumo por nós, começou há bem pouco tempo.

As Algas são um excelente alimento, nenhum órgão o contraindica, são concentradas em nutrientes e prometem fazer parte da alimentação do futuro.

A Ciência atribui ao consumo de Algas, vários benefícios para a Saúde.

As Algas marinhas contêm uma ampla gama de vitaminas e minerais, incluindo iodo, ferro e cálcio. Além disso, são uma boa fonte de gorduras ômega-3. (1) 

As Algas marinhas contêm uma ampla gama de antioxidantes, como a clorofila, as vitaminas A, C e E, carotenoides e flavonoides. Estas substâncias são capazes de neutralizar os radicais livres e proteger nosso corpo contra danos celulares. (2)

 As Algas marinhas contêm fibras e açúcares, que servem de alimento para as bactérias boas do intestino. Quanto mais alimentarmos as bactérias no nosso intestino, mais elas proliferam e nos ajudam.

A fibra das Algas pode absorver o excesso de ácido estomacal , o que é recomendável nas gastrites e úlceras. (3)

É a verdura que mais potássio tem, por isso as Algas são muito diuréticas, e recomendáveis quando há retenção de líquidos, na alimentação das pessoas com problemas cardíacos como insuficiência cardíaca, quando há tendência à formação de pedras nos rins e na osteoporose.

 As verduras do mar são um excelente alimento a introduzir nas refeições das pessoas da terceira idade, principalmente na fase da menopausa. Todas as algas são ricas em cálcio, magnésio, potássio e oligoelementos necessários à remineralização do organismo.

As Algas marinhas podem ajudá-lo a perder peso porque contém poucas calorias, fibras, fucoxantina e iodo que estimula a tiroide e ajuda acelerar o metabolismo e a queimar gordura. (4)

Embora seja preciso mais estudos, a ciência diz que as Algas podem ajudar a reduzir o colesterol, a pressão arterial e o risco de coágulos sanguíneos. (5)

Resumidamente, as Algas são os vegetais mais antigos do planeta, e tendem a nos proporcionar benefícios na Saúde como:

- Excelente fonte de nutrição tanto para crianças em crescimento, como para a terceira idade. Fortificam os ossos e os dentes.

- Ajudam a digestão e regulam o transito intestinal.

-  Regulam os níveis de colesterol.

- Fortalecem o sangue e previnem a queda do cabelo.

- Fortalecem o sistema imunitário.

- Importantes para o bom funcionamento da tiroide.

- Ajudam nos estados de fadiga, stress e prática desportiva.

- São diuréticas e depurativas.

séculos que a China, o Japão e a Coreia fazem uso das Algas , tanto pela sua riqueza nutricional, como pela sua versatilidade nas formas de cozinhar.

Podemos ficar com a ideia de que as Algas revitalizam o nosso organismo e ajudam-nos a ter uma Saúde melhor.

 

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Comer Ameixas ajuda na prisão de ventre


 

A Ameixa é uma excelente fruta, e é conhecida desde de tempos imemoriais pela sua capacidade em aliviar a obstipação.

Vários fatores poderão estão por trás da prisão de ventre.  Mas, independentemente da causa, comer Ameixas, ajuda sempre a soltar o intestino.

As Ameixas são extremamente nutritivas, contêm vitaminas, minerais e grandes quantidades de fibras e água, o que aceleram o trânsito intestinal e facilitam a formação das fezes.

Para obter um bom efeito laxante, deve comer várias ameixas ao pequeno almoço e ao lanche. A fruta deve estar à temperatura normal e não ser misturada com outras frutas.

A época das várias espécies de Ameixas em Portugal vai do início de Junho até finais de Setembro. Nos outros meses pode-se recorrer a Ameixa seca, que apresenta mais propriedades laxantes do que a fresca. Pode-se deixar 3 a 4 Ameixas secas num copo com água durante a noite e de manhã, em jejum, beber a água e depois comer as Ameixas ou juntá-las por exemplo numa papa de aveia que também tem propriedades laxantes e curativas do aparelho digestivo.

Tanto o consumo de Ameixas frescas como a receita de Ameixas secas pode ser dada a pessoas idosas e a crianças pequenas.   

Um estudo concluiu que comer Ameixas secas  deve ser a primeira terapia a ser feita para prisão de ventre leve ou moderada.

Pessoas que evacuam todos os dias, mas têm as fezes secas e duras, além de beberem mais água, também podem recorrer ao consumo de Ameixas.

A fibra e o sorbitol, um tipo de açúcar natural que as Ameixas têm além de aumentarem a frequência das fezes também melhoram a sua consistência.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022


 

Onde estamos, quem somos e o que criamos, foi conseguido com o nosso melhor. Usamos sempre o conhecimento que no momento temos.

Se não está onde queria, não se desvalie, não se culpe, receba-se na situação atual com Amor!

Afaste da sua mente “as ideias do que não fez”, foque no futuro, na construção do novo. Estamos sempre a tempo de nos dar aquele abraço que diz com certeza que “ainda é tempo, tu consegues…eu estou contigo”.


quinta-feira, 22 de setembro de 2022

A Paz


 

O ar entra, flui na velocidade certa, alimenta milhares de “seres”, e volta a sair pela boca.

Abrimos os olhos, e vemos que o céu é bonito, que o passeio enegrecido da nossa rua é bonito, que o som do cão que ladra nos soa bem, que o rosto do nosso companheiro voltou a ganhar beleza e alegria, vamos ao Face e todos falam do bem. Sentimos que vivemos num Paraíso! Isto é a Paz!

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

O andar de bicicleta como modelo para a Vida

 


Para aprender andar de bicicleta, a pessoa compra um manual com 950 páginas, onde explica tudo, desde do pedal, a como montar, onde colocar o pé, etc. Lê o livro todo e quando termina sabe tudo, mas não sabe andar de bicicleta. Porquê que não sabe? Porque não tem prática.

Então o segredo está em canalizar mais energia para "o fazer" e não há impossibilidades, há dificuldades que se atravessam, mas com calma e confiança tudo se consegue. É como começar andar de bicicleta, não é fácil, por vezes caímos, mas a gente sabe que vamos conseguir!



quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Busca a magia da Vida

 


Depois dos 50 anos, passei a dar mais importância a cada dia. Os dias que tenho, são aqueles que me faltam viver, por isso tento viver a magia de cada dia.

E como diz Maria Elena Miura “ desfruta de tudo o que fazes e goza cada momento como se fosse o ultimo…baila, ri, salta, brinca…porque nunca mais voltaremos a ser tão jovens como hoje.”


quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Erva Cidreira

 


É uma planta nossa, que cresce em Portugal.
Um estudo indica que pode ser usada nas candidíases. A pessoa pode beber o chá várias vezes ao dia e lavar a zona com o chá.

Há sempre algo para sentir felicidade


 Focar no que temos nos ajuda a ser felizes.

Quando à nossa mente vem “eu podia ter aquelas calças” ou “eu podia viajar para …”, “eu podia ser magra e musculada” enfim o que desejar, pode sempre contrapor “mas eu tenho calças e há quem não tenha roupa”, “ mas eu vivo num pais maravilhoso que tem neve e tem praia”, “ mas eu caminho e faço a minha vida diária e sinto-me bem.”

Se conseguirmos dialogar com a nossa mente e quando ela nos apresenta o lado sombra da vida, nós a debelamos mostrando que sempre existe o sol e a luz, nós conseguimos ser felizes diariamente.

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Feijão branco ajuda a controlar a glicemia


 Este estudo mostra que comer feijão nas refeições, impede a subida rápida da glicose no sangue.

Especificamente o feijão branco contém na sua composição uma substância que retarda a absorção dos hidratos de carbono através da inibição da enzima alfa-amílase.

Um alimento a incorporar à nossa alimentação, desde da criança ao mais idoso, principalmente os que foram diagnosticados com diabetes tipo 1 e tipo 2, e os que apresentam excesso de peso.  

Há inúmeras receitas com feijão branco, pode fazer um estufado com legumes, como mostra a imagem. Depois de cozer o feijão, estufei com cenoura ralada. Pode comer em sopas, em saladas, enfim as opções são muitas. Desde que seja adicionado a outros alimentos também saudáveis, o feijão é sempre um bom alimento para nos proporcionar sabor.