sexta-feira, 31 de maio de 2019

Ervilhas - Seus benefícios



Acredito que na etapa da evolução atual do Homem, a tendência é para cada vez mais nos encostarmos ao vegetarianismo, acredito no que Leonardo da Vinci disse: ”Chegará o dia em que todo o homem conhecerá o intimo dos animais. Nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade.

Quando falamos em não comer carne, há um medo que é um mito sobre 
“…e as proteínas?”
Sabemos que a natureza nos presenteia proteína em muita variedade de alimentos, uma delas são as ERVILHAS. Estas pérolas verdes que nos chegam embrulhadas são uma das melhores fontes proteicas, pois contêm quase o dobro das proteínas da maioria dos outros vegetais.
Quando a uma refeição alguém consome ervilhas, está a incluir nessa refeição fibras, Vitaminas A, B, C, E e K, zinco, magnésio, ferro, potássio, cálcio entre outras.


Estes nutrientes se forem bem digeridos e absorvidos, vão ser de grande ajuda ao nosso organismo:

As ervilhas ajudam a melhorar a circulação e a saúde do coração
Têm propriedades benéficas para a circulação do sangue, o que ajudam a impedir a formação de placas nas artérias que causam a aterosclerose e a má circulação. O Zinco, as vitaminas do Complexo B e o ácido fólico ajudam na preservação das paredes dos vasos sanguíneos. Também apresentam algumas propriedades vasodilatadoras, o que as torna um alimento indicado na hipertensão.

 Alimento a integrar a ementa das pessoas com angina de peito ou que tiveram enfarte do miocárdio. Diminua a carne e aumente legumes benéficos para a saúde, como são as ervilhas.

Uma das causas dos problemas de circulação é a inflamação arterial, e uma substância que ajuda a desinflamar esse tecido arterial é a Vitamina C, não estou a falar de suplemento de Vitamina C, mas sim de alimentos, e as ervilhas são ricas nesta vitamina, associado a um equilíbrio de cálcio e magnésio, ricas em ácidos, como ácido fítico, málico, oleico, linoleico e em lecitina. Por todos esses motivos, a ervilha é uma ótima aliada na prevenção de uma série de doenças cardíacas.

As ervilhas são excelentes para as pessoas com diabetes tipo 2
Possuem componentes anti-glicémicos, como o cromo, o magnésio, a pectina, a niacina e o triptofano. A sua composição permite que os açucares desta verdura se incorporem lentamente no sangue, o que não requer grande dose de insulina, além de levar a uma sensação de saciedade por mais tempo.
Pelas mesmas razões, as ervilhas são um excelente alimento na alimentação das crianças, para que tenham sempre energia e se sintam satisfeitas, sem necessidade de estarem sempre a comer.

São ricas em proteína vegetal e minerais construtivos
As ervilhas ajudam a manter os tecidos corporais em bom estado, pois além de proteínas têm uma quantidade elevada de magnésio que é necessário para a síntese das proteínas.
Dentro de toda esta riqueza, as ervilhas ainda nos oferecem vitamina B2 -  riboflavina, sem ela todos os tecidos e células são afetados pela falta de energia, pela alteração do sistema nervoso, etc…

Ervilhas previnem anemia e fortalecem ossos
Contribuem para a formação de sangue e de ossos. São ricas em ferro, e ferro vegetal assimilável, necessário para a prevenção de anemias. Ricas em cálcio e fosforo para a formação de ossos.

Favorecem o transito intestinal
As ervilhas contêm fibra insolúvel, o que aumenta o peristaltismo intestinal, e fibra solúvel que se junta com a água do intestino forma um gel e previne absorção de substâncias menos boas para a corrente sanguínea. Todas as pessoas com prisão de ventre como no caso do hipotiroidismo, só se beneficiam em comer ervilhas.

As ervilhas protegem o sistema nervoso e ajudam no nosso estado de animo
Depois de tudo ainda nos ajudam a ser felizes. Elas são ricas em vitaminas do grupo B, as vitaminas do sistema nervoso.
B1 – Tiamina – é necessária para que o sistema nervoso se nutra adequadamente de glucose. Sua deficiência provoca a degradação das fibras nervosas e leva a sintomas como falta de coordenação, sensação de formigueiro nas pernas, mãos e pés.
B2, B3 e B6 – contribuem para manter o sistema nervoso em bom estado.
Folato – que o organismo transforma em B9, ou seja, ácido fólico, cuja deficiência leva ao surgimento de depressão e mau-humor.

A ervilha contém luteína, uma substância que não é produzida pelo corpo humano e é essencial para proteger os olhos dos efeitos nocivos dos raios. Por isso, também uma amiga da visão.

Alimento a ser introduzido mais frequentemente nas crianças com hiperatividade, falta de concentração, pessoas deprimidas, na TPM, pelas gravidas e por todas as pessoas.
Penso que toda esta riqueza se manifesta no nosso organismo muito mais quando é época delas, que é na Primavera, e quando as consumimos frescas, no entanto podemos durante todo o ano as saborear congeladas.
Em Portugal surgem na feira de legumes durante o mês de maio.

Normalmente uso os grãos da ervilha, assim como a sua casca, há qual retiro a película interior e os fios das laterais, e junto a pratos de legumes.







Sem comentários:

Enviar um comentário