sábado, 22 de agosto de 2020

Que Alimentos comer para aliviar as dores crónicas?

Na maior parte dos casos a dor inflamatória, é uma resposta do organismo a uma irritação ou lesão.

Lembro-me de quando exercia acupuntura, que mais de metade dos doentes vinham com problemas de dor, com ciáticas, artroses, artrite, lombalgias, hérnias discais inflamadas, etc...

A maior parte das pessoas já vinha medicada com substâncias anti-inflamatórias, o que dava alguma ajuda, mas não resolvia o problema, o ai...ai....ai continuava.

Sempre que há um problema de saúde com presença de dor, a experiencia mostra que deve haver um tratamento que contemple terapêuticas manipulativas, como a acupuntura, massagem, osteopatia, no fundo técnicas de pôr a mão.

 No entanto, como trabalho de casa o doente pode ajudar muito, tanto no aspecto da prevenção, como até da própria cura. Desde de sempre que se sabe que alimentação tem um papel primordial em todos os problemas de saúde, incluindo os de carater inflamatório, que são a maior parte.

 O tipo de alimentação que se faz diariamente tanto pode prevenir a inflamação, como ser responsável por inflamações que tendem a persistir, ao inibir a capacidade natural do organismo de usar os seus próprios componentes anti-inflamatórios.

Com o passar do tempo, os órgãos e os tecidos inflamados revelam acumulações de toxinas e falta de nutrientes e, como consequência, surgem os problemas crónicos de saúde.

 Assim o objectivo é consumir alimentos que previnam as inflamações e evitar os que as promovem.

 É preciso um Estilo de Vida focado na Saúde humana que vá desde a alimentação, ao exercício, ao stress e ao se estar de bem ou mal com a vida.

 Na alimentação,o que mais leva a quadros inflamatórios é uma dieta à base de alimentos refinados, processados, cafeína, açúcar, aditivos, comida com índice glicémico alto, gorduras hidrogenadas que estão presentes em bolos, bolachas, massas folhadas, óleos e margarinas.

 É preciso diminuir da sua ementa bolos, cereais pequeno-almoço cheios de açúcar, guloseimas e tudo o que seja feito a partir de farinha refinada e açúcar refinado. Estes elevam os níveis de insulina e de glucose, o que aumenta a produção de substâncias pró-inflamatorias.

Optar por cereais integrais, como flocos de aveia, flocos de cevada, flocos de quinoa, etc...

Passar os dias sem exercicio fisico, viver em casas perfumadas artificialmente, não abrir as janelas, fumar, correr de um lado para o outro, não apanhar sol, tudo isto aumenta o risco de inflamação crónica.

 Que Nutrientes temos de ingerir para controlar a inflamação/dor?

 - Comer frutas e vegetais, pelo seu conteúdo entre outros nutrientes, de VITAMINA C, uma vitamina que diminui a inflamação crónica ao eliminar os radicais livres envolvidos no processo inflamatório.

 - Um dos nutrientes de eleição é a VITAMINA E existente nos frutos secos e sementes. Estes ácidos gordos bloqueiam a produção de substâncias pró-inflamatórias.

 - Os CAROTENÓIDES entre os quais se salienta o betacaroteno que se encontra em vegetais e frutos de cor vermelha, amarela, laranja e verde, ajudam a regular a produção de substâncias inflamatorias. Niveis baixos destes estão relacionados com niveis elevados de substâncias inflamatórias, sobretudo em pessoas com excesso de peso. Isto pode ajudar a explicar a relação entre o excesso de peso e as doenças inflamatórias crónicas como a diabetes, as doenças cardiovasculares, cancro e artrite.

 - Os ácidos gordos ÓMEGA3, obtidos na linhaça, nozes, azeite extra virgem de pressão a frio, sementes de cânhamo, sementes de chia, e peixe gordo. Os alimentos ricos em ómega 3 levam à produção de prostaglandinas, substâncias que ajudam a controlar a inflamação das articulações, e outros tecidos. Também importante é a sua ação de bloqueio dos efeitos inflamatórios dos ácidos gordos ómega-6, que atualmente ingerimos em excesso, como os óleos que usamos ao fritar, etc.

 - Os FLAVONOIDES, são pigmentos presentes em quase todos os legumes e frutos, e bloqueiam as reações enzimáticas que promovem a inflamação.

 - Os PRÓBIOTICOS, são bactérias benéficas que habitam naturalmente o intestino e desempenham um papel crucial no controlo da inflamação ao evitarem a acumulação e proliferação de bactérias nocivas. Não estou a recomendar iogurtes, mas sim alimentos fermentados, como o chucrute e uma bebida muito importante que se faz facilmente em casa chamada Rejuvelac

 - Os nutrientes existentes nos CONDIMENTOS também possuem propriedades anti-inflamatórias reconhecidas. Por isso use diariamente cebola, alho, coentros, gengibre e curcuma.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Almoço com Quinoa


Almoço do dia:
- Quinoa cozida.
- Estufado de beringela com alho francês e cenoura.
- Salada de alface, cebola, coentros e rúcula.
- Algas wakame e sementes de cânhamo.

Para cozer a Quinoa, devemos hidrata-la primeiro por 8 horas, lavar muito bem e levar a cozinhar com o dobro da água e umas pedrinhas de sal marinho.

Fazer um estufado, com uma cebola picada, uma cenoura cortada em tirinhas, um tomate em cubinhos, um alho francês pequeno cortado em rodelas e uma beringela cortada em tiras. 
Deixar a beringela cortada a hidratar por uma hora, em água e sumo de limão ou vinagre.
Levar tudo ao lume, temperar com azeite, sal, curcuma, noz moscada e coentros em pó. Tapar e deixar cozinhar lentamente. Passados uns minutos, os legumes estão cozinhados.  Adicionar uma colher de sopa de molho de soja. 
Envolver bem e está pronto.
Por cima do estufado coloquei Sementes de Cânhamo.


segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Cada dia é uma página de um livro


Como disse Elan Klever "Nossa vida é como um livro, cada dia uma página, a cada hora um novo texto, a cada minuto uma palavra, e neste segundo um sim ou um não que pode mudar a nossa historia."
Aquilo que está a sentir neste momento escreve a sua historia, o seu amanhã, o seu daqui a uma hora. 
Que consigamos o mais possível encher nosso coração de gratidão, que vejamos cada dia como uma dádiva, uma nova oportunidade, pois como disse Johann Goethe  “Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.”

sábado, 1 de agosto de 2020

Grãomelete de Curgete

Ingredientes:
- 4 Colheres de sopa de farinha de grão
- 1 Curgete pequena ou metade de uma maior
- 1 Cebola picada
- 1 Tomate picado.
- 1 Colher de sopa de azeite
- Sal e Curcuma

Ralar a curgete.


Fazer o polme com as 4 colheres de farinha de grão e meio copo de água.


Dissolver bem.
Temperar com sal.


Levar ao lume numa frigideira a cebola e o tomate picados, a colher de azeite e a curcuma.


Cozinhar até a cebola estar murcha.


Adicionar a curgete ralada.


Envolver bem.



Deitar o polme de grão, espalhando por toda a superfície.




Tapar e deixar cozinhar, em lume baixo.


Virar do outro lado e está pronto.

Esta omelete fingida é muito versátil, pode ser feita simples ou podemos adicionar qualquer vegetal que tenhamos em casa.


Acompanhei com uma salada.