sábado, 9 de maio de 2020

Coentros e seus Benefícios na saúde


O Coentro é uma erva rica em antioxidantes com muito uso culinário e muitos benefícios na Saúde. Esta erva aromática, compra-se em raminhos, em qualquer feira de legumes ou supermercado, é utilizada em quase todo o Mundo.  Seu nome científico é Coriandrum sativum.


Benefícios do Coentro
As folhas do Coentro são ricas em antioxidantes que combatem a inflamação do corpo, (2) (3) como a vitamina C, clorofila, quercetina e rutina. Estes nutrientes protegem contra o envelhecimento prematuro e demonstram ter efeitos estimulantes no sistema imunológico, além de uma ação anti-inflamatória e neuro-protetora.

A presença de vitamina C aumenta a absorção de ferro dos outros alimentos. Por exemplo ao comer uma refeição de leguminosas como lentilhas ou feijão que são ricas em ferro, este é melhor absorvido na presença de vitamina C, por isso é sempre bom juntar uma salada com coentros frescos e temperada com sumo de limão. São uma ajuda na anemia.

Segundo a Medicina Tradicional do Irão, o Coentro tem propriedades ansiolíticas, o que ajuda na ansiedade e controlo do stress.

Sabemos que a presença de níveis altos de glicemia no sangue é um risco para o desenvolvimento da diabetes tipo 2, (1), por isso os Coentros devem estar presentes na mesa dos diabéticos, pois são ricos em cromo, o que melhora a função da insulina, e em quercetina que estimula a produção de insulina por parte do pâncreas. Por isto, podemos dizer que os Coentros ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Ajudam no mal hálito.

As suas propriedades antibacterianas protegem-nos das intoxicações alimentares, pode inclusive ajudar a combater bactérias como a salmonela. (6)

A sua ação diurética faz com que sejam um bom recurso para as mulheres com celulite, com retenção de líquidos e no síndroma pré-menstrual.
Esta propriedade diurética também agrega valor ao seu uso na hipertensão. (4)

Um estudo mostrou que a presença de Coentros diariamente nas nossas refeições, é uma ação  preventiva na diminuição da memoria e na doença de Alzheimer. (5)
Podemos dizer que o Coentro concentra em si fitoquímicos que reduzem a  inflamação cerebral, ajudam a melhorar a memória e a reduzir os sintomas de ansiedade, embora sejam necessárias mais pesquisas.

As folhinhas ricas do Coentro devem ser consumidas frescas, colocadas no final da preparação, não se recomenda juntar durante o cozimento porque o calor destrói seu aroma e pode amargar os pratos.

Podemos concluir, retendo que o Coentro é uma planta a dar atenção, a fazer parte das folhas verdes a consumir diariamente pelas mais variadas razões, entre elas o fato de ser consumido à milhares de anos, pela sua ação anti-inflamatória, porque ajuda a diminuir o açúcar no sangue, combate infeções, promove a saúde do coração, do cérebro, da pele e ainda  ajuda a função digestiva.
Consumir Coentro é um Recurso para aumentar a Saúde.






Sem comentários:

Enviar um comentário