quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

O sal é prejudicial ou benéfico para o nosso organismo?


Muitos médicos recomendam a pouca ingestão de sal. Quem entra em meio hospitalar com doença cardiovascular sabe que toda a comida que lhe é oferecida é confecionada sem sal. Tudo isto parte do consenso de que o sal prejudica a pressão arterial.

Mas é o sal realmente ruim para a pressão sanguínea? Estão todos os médicos e investigadores de acordo?
Se percorrer a Net e o Doutor Google vai perceber que não. 
Cada um tem de entender segundo a sua perspetiva.


Há um livro The Salt Fix do farmacêutico James DiNicolantonio, que diz: “Porque os médicos entenderam tudo errado – e como comer mais sal pode salvar sua vida.”

No livro, o Dr.James refere que percebeu estes problemas porque as pessoas falavam das suas dietas com baixos niveis de sal e depois queixavam-se de sintomas como fadiga muscular, espasmos musculares, cólicas e palpitações e, estes sintomas surgem quando há deficiência de sal no organismo.

Não temos energia no corpo se não houver sal. 
Sabia que beber água do mar (Água do mar Quinton isotónic) vendida em farmacia, aumenta a sua energia? Isto fica para outro poste.

Vejamos… nosso corpo é formado por células, dentro de cada uma existe a mitocôndria, quando tudo está a funcionar bem, esta produz uma substancia chamada ATP, que é a energia do corpo. Quanto mais ATP as células produzirem, mais saúde a pessoa tem, pois passa a ter mais energia e com ela o corpo limpa, hidrata, regenera e a pessoa sente-se mais satisfeita, menos stressada, dorme melhor, emagrece com mais facilidade, todo o sistema nervoso funciona melhor, não tem depressão, tem animo e vontade de viver a vida.

Mas…para produzirmos ATP precisamos de varias coisas, uma delas é o oxigénio, que chega às células através do sangue, e uma outra pode ser o sal. O sal?
Sim… se olharmos na literatura a fisiologia da célula, vamos perceber que dentro da célula há muito potássio (K) e fora da célula há muito sódio (Na) e que estes dois devem estar em equilíbrio. Se faltar sódio ou se faltar potássio, a pessoa vai-se sentir débil e sem energia. O sódio e o potássio são contrários, são como dois polos que tem de trabalhar juntos para produzir energia.
É verdade que o sódio retém líquidos e com isso pode subir a pressão arterial, mas não podemos retirá-lo na totalidade porque sem ele a corrente elétrica do nosso corpo tem dificuldade em estabelecer-se. E sem energia nossa saude decresce, nosso organismo não digere bem, não absorve bem e não elimina bem, tudo começa a ficar estagnado e surgem problemas. Em vez de diminuir o sódio, porque não aumentar o potássio, com o consumo de folhas verdes, abacate, sementes de abóbora, banana, espinafres, cenoura.


Há quem defenda que a deficiência de sal no corpo pode levar a novas alergias. Porquê?
Porque o sódio em volta da célula forma uma barreira que não permite que a célula fique permeável e desta forma protege a célula de substâncias agressoras, se houver diminuição de sódio, a permeabilidade da célula aumenta e pode surgir novas alergias que a pessoa nunca teve. 

 O sal sempre foi muito usado ao longo da historia, antigamente as pessoas consumiam muito mais sal, pois este era a forma de conservar os alimentos, e as pessoas não sofriam de hipertensão, este desequilíbrio da pressão arterial aumenta a partir dos anos de 1900. Temos como exemplo os japoneses e sul-coreanos, que são povos que consomem grandes quantidades de sal e são dos mais longevos, usam muito o Gomásio que é uma receita de sementes de sésamo e sal que espalham sobre a comida.

Minha conclusão quanto ao se devemos usar sal ou não, mesmo em caso de doença cardiovascular ou valores altos de pressão arterial é que não deve abandonar o sal. Deve não exagerar, principalmente deve não consumir alimentos processados, pois além de sal refinado usam outros aditivos para dar sabor o que prejudica nosso corpo. Penso que a retenção de líquidos que em algumas situações sobe a pressão arterial se deva muito mais à ingestão de carbohidratos refinados que sobe os níveis de insulina e esta retém líquidos no corpo. Quando falo em sal, falo em sal e não em cloreto de sódio. Toda a minha defesa a favor do uso normal do sal refere-se ao sal marinho.
Se tem sintomas de desequilíbrio, que se manifestam como hipertensão, retenção de líquidos, não vá contra o sal marinho, vá a favor do potássio, deixe tudo o que for alimentos industrializados, aumente a sua ingestão de verduras, e verá que tudo se equilibra, continuando a comer os seus alimentos temperados com sal marinho.



Sem comentários:

Enviar um comentário