segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Cenoura – Porque deve estar na mesa de todos nós?



As cenouras são uma raiz comestível, e felizmente muito habitual na alimentação do ser humano, desde o bébé de peito até ao idoso.
É um alimento relativamente económico e um dos mais nutritivos e medicinais da dieta. Estão disponíveis em qualquer lugar do mundo e existem há seculos. Os historiadores acreditam que as cenouras eram cultivadas pelos antigos gregos e romanos.

Porquê que esta senhora idosa chamada Daucus Carota l. é tão usada em todo o Mundo?
Porque ela tem uma lista incrivelmente longa de vantagens para a saúde.

Aportam muitos antioxidantes, fibra e têm grandes propriedades para o aparelho digestivo e para a saúde dos olhos.
São muito ricas em fibra, ácido fólico, potássio, cálcio, magnésio, vitamina C, vitamina B6, tiamina e antioxidantes. Mas o que mais destaca esta dos outros vegetais é o seu grande aporte em Vitamina A e antioxidantes.

O componente estrela das cenouras são os betacarotenos, pois são potentes em propriedades antioxidantes, que protegem contra ação destrutiva dos radicais livres, uns agentes produzidos por causas externas e internas do próprio organismo, como é o caso do stress.
O excesso de radicais livres acelera as doenças degenerativas, como o envelhecimento prematuro. Comer cenouras proporciona uma proteção frente a estas doenças.

Sempre que tiver algum problema relacionado com o aparelho digestivo, pode ser gastrite, ulcera, má digestão, prisão de ventre, ou diarreia, diverticulite, hemorroidas, doença de Crohn, intestino irritável, colite, pense sempre em cenouras, elas quando confecionadas adequadamente fazem milagres. Porquê?
As cenouras são riquíssimas em Vitamina A, que é essencial para proteger e regenerar as membranas digestivas, o que resulta muito adequado em todos os problemas do aparelho digestivo.
A receita mais simples é coze-las e reduzir a puré, com umas pedrinhas de sal marinho.
Esta receita também resulta muito bem em casos de diarreia infantil.

Pelo seu conteúdo em vitamina A, em forma de betacarotenos, as cenouras são muito importantes na alimentação da gravida, ou da mãe que amamenta, também para as crianças e jovens em idade de crescimento. Esta vitamina é muito necessária na fabricação de novas células e proteínas, logo indispensável nesta etapa da vida. Ao comerem 2 a 3 cenouras diárias estão a garantir 100% das necessidades de vitamina A.

Mas, há mais:
- Ajudam a manter a saúde da pele.
- Previnem as arteriosclerose
- Aumentam as defesas
- Ajudam a controlar o açúcar no sangue

Se alguma criança lhe perguntar se as cenouras são boas para os olhos, diga que sim, corte uma cenoura ao meio e mostre como o desenho interior da cenoura é tão semelhante ao desenho da Íris do nosso olho.
Nosso corpo não fabrica betacarotenos, então devemos ingeri-los e não em forma de suplemento, mas em alimentos como as cenouras que estão carregadas deles, que posteriormente são convertidos em Vitamina A no fígado.

O Pub Med, um dos maiores Sites de estudos médicos, apresenta um estudo feito em 2011 onde diz “ Os resultados sugerem que as cenouras podem ser uma excelente fonte  de produtos químicos bioativos para o tratamento da leucemia.” Pode ver o estudo aqui.
A cenoura também previne o cancro de bexiga, pode ver aqui



É benéfico para mim escrever sobre alimentos habituais do meu dia-a-dia, todos os dias de uma forma ou de outra consumo alguma quantidade de cenoura, no almoço cozinhada com outros legumes, e no jantar na minha sopa de missô, ou ralada na salada. Ao escrever todos estes benefícios que nutrientes da cenoura têm dentro do corpo, sinto que estou no caminho certo alimentar e isso é reconfortante, porque aumenta a confiança que podemos ter no corpo em resolver qualquer desequilíbrio.
Sempre que possível compro cenouras nos pequenos agricultores e a oferta é de cenouras como mostra a imagem, bem pequeninas, mas que acredito serem bem mais ricas que as convencionais de supermercado.





Sem comentários:

Enviar um comentário