sexta-feira, 10 de abril de 2020

As Sementes de Cânhamo são um alimento Pró-Saúde


As Sementes de Cânhamo nascem na planta Cannabis sativa, mas os canabinóides que proporcionam reações psicotrópicas não estão presentes, pois derivam da mesma planta, mas centram-se nas folhas e flores e não nas sementes.

 Porque devemos consumir Sementes de Cânhamo?
 Quais os seus benefícios na Saúde?
 A nível nutricional as Sementes de Cânhamo são um composto completo de hidratos de carbono, proteína, gordura e fibra, sendo que 50% da sua composição é gordura, onde se destaca o seu excelente equilíbrio entre o ómega-3 e o ómega-6, o que beneficia vários problemas de Saúde, entre eles a Saúde cardiovascular.
Para quem tiver interesse em pesquisar, pode ver um estudo aqui, sobre os benefícios do consumo de Sementes de Cânhamo nos desequilíbrios cardiovasculares, inclusive na pressão arterial alta. Têm nutrientes que podem ajudar a controlar a hipertensão, como o magnésio e o aminoácido arginina, precursor metabólico para a produção de óxido nítrico, que ajuda na vasodilatação dos vasos, tão necessária nas pressões arteriais altas.

Sua proteína é perfeita, pois apresenta na sua constituição todos os 20 aminoácidos, inclusive os 9 aminoácidos essenciais que nosso corpo não consegue produzir, devendo ser incluídos na alimentação para evitar deficiências. Uma dieta deficiente em aminoácidos essenciais pode levar a doenças degenerativas e outros problemas graves. A proteína presente nas sementes de cânhamo tem uma proporção semelhante a outras fontes completas de proteína como a carne, o leite e os ovos, com a grande vantagem de ser proteína de fácil digestão.

Além disso, estas Sementes têm uma quantidade mineral comparável aos suplementos, especialmente vitamina E, potássio, manganês, magnésio, fósforo, ferro e zinco.

São ricas em Ácido gama-linoleico (GLA) - uma gordura que pode ajudar a controlar a inflamação do corpo, entre outras funções importantes. Uma pesquisa mostra (1) que uma alimentação suplementada com ácido gama-linoleico atenua as respostas inflamatórias e pode ajudar a controlar problemas como hiperatividade em crianças, diabetes, doença cardíaca, pressão alta, esclerose múltipla, obesidade, síndroma pré-menstrual, artrite reumatóide e até algumas alergias de pele. Todos os problemas citados têm em comum a inflamação.
Esta gordura também equilibra naturalmente as hormonas.

Melhora a saúde digestiva – têm na sua composição fibras solúveis e insolúveis, o que alimenta a flora intestinal intestinal de forma saudável, o que proporciona um bom sistema imunológico e produção adequada de serotonina, tão importante no bem-estar psicológico.
Também contribui para normalizar as evacuações intestinais. (2)
Desde a antiguidade que os médicos chineses prescrevem estas sementes como tratamento da obstipação.

Diabetes e obesidade – apresentam muitas vantagens em serem consumidas, pelos seus efeitos anti-inflamatórios e seu alto valor nutritivo, com pouco hidrato de carbono e muita fibra, o que não permite a subida demasiada rápida do açúcar no sangue.

Devem fazer parte da alimentação das pessoas com anemia ferropénica, e em todas as situações que se necessite do aporte de ferro.
As lecitinas e o fósforo presentes nestas sementes podem beneficiar as pessoas de mais idade com perda de memoria, assim como as crianças ou jovens com dificuldades na aprendizagem, inclusive nos problemas do espectro autista.
Após a menopausa muitas mulheres tendem a procurar suplementos para a saúde dos ossos, estas sementes são uma boa alternativa, pois fornecem ómega-3 que é anti-inflamatório, proteínas, muito potássio e magnésio, logo devem fazer parte de uma alimentação para regenerar ossos.

Como consumir Sementes de Cânhamo?
As sementes vêm descascadas, basta colocar por cima de sopas, saladas, por cima de estufados ou outros pratos. Também pode fazer o delicioso leite de Cânhamo.
Por serem muito ricas em gordura, são muito sensíveis à oxidação, por isso é importante conservar estas sementes no frigorífico.


Sem comentários:

Enviar um comentário