quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Basta uma boa refeição para começar a Curar o Corpo


Acredito que todas as pessoas têm a consciência de que um bitoque (1) prato tradicional com bife, batatas fritas e ovo estrelado, seguido de uma sobremesa bem portuguesa, é um mau prato e uma má refeição para o nosso organismo e nossa saúde.

Uma única refeição má, produz dano ao nosso corpo.
Uma refeição como a referenciada acima vai provocar um aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que se chama de "Hiperglicemia pós-prandial", que a longo prazo leva a um aumento de problemas cardíacos, mas de imediato também nos prejudica, visto que esta simples refeição aumenta a formação de radicais livres, assim como a inflamação sistémica e a pressão arterial, havendo uma subida e uma queda dos valores
da insulina que faz com que sinta fome pouco tempo após a refeição.

Como se sente quando acaba de almoçar?
Sonolento?
Sem energia?
Com inchaço abdominal?
Tem mau humor?
Sente seu cérebro enublado?
Tudo isto são sintomas de que não deu ao corpo o combustível que ele necessita para fazer o seu trabalho corretamente.

Neste momento podemos pensar..."com tantos bitoques, hambúrgueres e sobremesas, quanto mal eu já fiz?
É verdade, fazemos muito mal ao nosso corpo, por isso ele grita muitas  vezes, mas a boa noticia é que podemos reverter esse processo com a próxima refeição.
Como disse o salmista, nosso corpo foi feito maravilhosamente e projetado para ser saudável, ele quer e luta para não ser doente e faz Tudo para ficar no seu estado de equilíbrio. A nós, cabe-nos a tarefa de lhe dar as ferramentas adequadas e segundos estudos, basta uma única refeição para mudar toda a historia, depois outra e outra e vai por ai fora...

Somos nós individualmente que nos curamos, e para isso precisamos de obter conhecimento dos alimentos que nosso corpo precisa e desta forma, que é a única, entramos no Caminho da Saúde Real e tudo isto começa com uma refeição de cada vez. 

(1) Prato tradicional com bife, batatas fritas e ovo estrelado.
Referenciei o bitoque, mas podia de igual modo ter dado muitos outros exemplos de pratos semelhantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário