quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Hoje é a tensão alta, é a resistência à insulina...Amanhã é a doença de Alzheimer

Imagem copiada net
No meu percurso pedestre deste fim de semana, encontrei um senhor meu conhecido de 78 anos, que caminhava sozinho. Perguntei-lhe pela esposa e com ar triste e até algumas lagrimas, respondeu-me que estava no Lar. Teve de interna-la, porque sofria de Alzheimer e já não conseguia tomar conta dela. Ficou sozinho.
Quantos casos destes não existem?
Casamos, trabalhamos 40 anos e depois quando ficamos de "ferias" um de nós adoece e o outro fica sozinho...realidade triste.
A saúde é como a felicidade, é um direito que temos, por isso é importante não sermos negligentes, é importante perceber que chega uma hora que temos de "agarrar o touro pelos cornos" e respeitarmos o nosso corpo.

Como sabemos a doença de Alzheimer  é uma forma cronica de demência que resulta em perda de memoria grave e por vezes a morte.
A tristeza é que o numero de pessoas com Alzheimer continua a aumentar... mas...nós não queremos fazer parte desta lista futura, porque ter alzheimer não é uma parte normal do envelhecimento.

O Alzheimer como todas as doenças cronicas e degenerativas não surgem de um dia para o outro, elas instalam-se e permanecem porque o organismo "aceitou conviver" com esse desequilíbrio funcional, por isso é mais comum na terceira idade onde o corpo carece de energia Vital.

Pensa-se que há uma correlação entre o alzheimer e outras doenças.
Muito tempo antes de surgir o Alzheimer, o corpo surge com doenças precursoras da demência, coma a resistência à insulina ( diabetes tipo 2) hipertensão arterial, o aumento de gordura na zona da barriga unicamente e até níveis elevados de acido úrico. Sim. Há uma relação entre estas doenças, a inflamação sistémica e o surgimento do Alzheimer, o que nos leva a dizer que ao prevenirmos e controlarmos estas doenças estamos a fazer uma verdadeira prevenção ao Alzheimer na terceira idade.

A Medicina Natural Tradicional há muito que defende que quase todas as doenças cronicas degenerativas estão relacionadas e têm causas similares, ou seja surge um desequilíbrio - uma falha no multi-sistema - que numa pessoa leva a determinada doença/sintoma e noutra pessoa a outra doença/sintoma, por isso alguns Mestres da saúde antigos defenderam que a doença é só uma, os doentes é que são muitos, porque seria a forma como essa doença iria se desenvolver naquele corpo.

O facto da doença ser "uma só árvore com vários ramos" é uma boa noticia, porque se conseguir resolver com sucesso um problema irá melhorar todos os outros.
O que quero dizer com isto?
Vamos supor que tem 40 anos ou 50, que tem hipertensão, tem os valores da glicemia altos, logo tem a probabilidade de quando chegar aos 70 ou 80 anos vir a ter Alzheimer, por isso temos de trabalhar agora, e conseguir através do estilo de vida valores normais e muito importante  - sem medicação.
Previne a hipertensão, a diabetes e diminui o risco da doença de Alzheimer.

Se chegou até aqui deve de estar a perguntar-se, mas o que é que eu posso fazer? Que medidas ou que alterações posso tomar?
Não há uma receita, há um estilo de vida a viver e a implementação de algumas técnicas simples, como:
- Ter uma alimentação nutritiva, com abundancia de alimentos frescos, vivos, crus como os legumes e a frutas. Evite tudo o que é alimentação industrial, evite o açúcar, o excesso de amido.
- Diariamente ingira ácidos gordos  benéficos como os omega-3, mas derivados das sementes como linhaça e chia, entre outras. O peixe também é uma fonte de ómega -3, mas cuidado porque a maioria está contaminado com mercúrio e são de aquicultura.
- Comer alimentos com cor, principalmente os que variam nas cores avermelhada e roxa como as uvas, as ameixas, as amoras, os morangos, as cerejas, a beterraba. O que faz estes alimentos terem estas cores é um pigmento chamado de antocianinas que possui uma atividade antioxidante vinte vezes maior que a Vitamina C e cinquenta vezes superior à da vitamina E.
- Esforce-se para melhorar sempre o seu stock de Vitamina D, para isso exponha o mais que puder sua pele ao sol.
- Faça exercício, ande...caminhe...dance...mexa-se.
- Evite o alumínio, é um ingrediente muito comum em produtos de uso diário, como desodorizantes, cosméticos, produtos de higiene pessoal ou de limpeza, assim como em utensílios de cozinha como tachos e frigideiras.
- Evite medicamentos, especialmente os prescritos para dormir, para a hipertensão, reposição hormonal e anti-psicóticos, pois alguns tem sido ligados à demência como:
 Metildopa - medicamento anti-hipertensivo.
Cloridrato de propranolol ( Inderal) - é um betabloqueador usado em varias situações nomeadamente hipertensão.
Cimetidina ( Tagamet) - medicamento usado para reduzir o ácido no estomago e prescrito em ulceras duodenais e gástricas.
Alprozolam ( Xanax) que é um antidepressivo.
- Evite as vacinas, elas não são totalmente inócuas, muitas vezes contêm mercúrio e alumínio que são ambos prejudiciais para o cérebro.
- Beba água sem fluor.
- Exercite o cérebro, aprenda a gostar de aprender, viaje, passeie, escreva, faça palavras cruzadas...qualquer coisa que traga satisfação e vontade de se conectar com o outro...com o Mundo.


2 comentários:

  1. Gostei imenso do post assim como do blog. Estou encantada com o seu rico conteúdo. Parabéns por partilhar todo este aprendizado.
    Vou linkar o teu blog no meu para que mais pessoas te possam visitar.
    Um beijinho :)
    Tenho uma pagina no facebook Beleza Verde onde publico assuntos sobre vida sã e tudo que seja natural. Visita.

    ResponderEliminar
  2. Já há alguma estatística sobre esta doença e já há conclusões que não interessam nada à indústria farmacéutica: esta doença tem origem, em grande parte dos doentes, em comportamentos anti-sociais. Normalmente são pessoas com famílias pequenas, anti-sociais, que só vêm nos outros uma oportunidade para o seu desenvolvimento pessoal. As pessoas têm que se envolver bastante com outras num sentido fraterno e assim impedir que o cérebro se auto-destrua. Largar a televisão é o primeiro passo para que o foco sejam as pessoas e não uma imagem superficial. Sobre isto tb há artigos na net....

    ResponderEliminar