quarta-feira, 29 de maio de 2013

Alergias ao Pólen - a Homeopatia pode ajudar

As alergias ao pólen também conhecidas por rinite alérgica, são uma resposta exagerada do organismo perante uma substância ou alérgeno.
Quando a pessoa respira um alérgeno, o corpo estimula nas pessoas alérgicas a produção de anticorpos (IgE), histamina e outras substâncias pró-inflamatórias e produtoras de muco.
Todo este processo inflama a mucosa nasal e faz com que se desencadeie sintomas como comichão nos olhos, ardor e prurido na garganta, rinorreia e obstrução nasal, entre outros.
Também pode produzir eczema e incluso sintomas asmáticos com dificuldade para respirar, tosse seca e opressão torácica.

A homeopatia pode aliviar os sintomas da alergia, sem que o paciente recorra aos medicamentos convencionais como corticosteroides e anti-histamínicos com todos os seus efeitos colaterais.
O importante é a pessoa preparar-se com antecipação e não deixar os sintomas se exacerbarem, deve começar a tomar o medicamento assim que o sintoma começar.
Para mim a cura das alergias, passa por outros caminhos, principalmente o alimentar, mas como forma de controlar os sintomas, a homeopatia é a melhor opção.

Dos medicamentos abaixo, escolha um ou dois dos que mais semelhanças tem com a sua alergia:
Allium Cepa 5CH - lacrimejos com ardor e picadas, espirros com abundante rinorreia aquosa. Os sintomas melhoram com calor e ao ar livre.


Euphrasia 5CH -Abundante lacrimejos, com irritação e vermelhão da conjuntiva. As lagrimas são tão intensas que a pessoa não para de chorar.
Os sintomas oculares pioram ao ar livre, com o calor e com a luz do sol.
A descarga nasal agrava à noite.

Pulsatilla 5CH - Descarga nasal durante o dia e congestão à noite.
Pulsatilla é um medicamento indicado para pessoas amáveis, tranquilas, doceis e muito emotivas.

Nux Vomica 5CH - útil para pessoas particularmente irritáveis, tensas com descargas nasais fluidas durante o dia e congestão nasal à noite.
Os sintomas tendem a piorar em lugares fechados e melhoram ao ar livre. Pioram com o frio.
Espirram muito pela manhã.

Arsenicum Album 5CH - têm uma rinorreia aquosa, pouco abundante, mas ardente e que escorre para o lábio superior. Os sintomas pioram como frio e melhoram com o calor.

Sabadilla 5CH - espirros violentos, contínuos e incompletos. Prurido na garganta e na mucosa nasal.
agravam com o cheiro das flores e com o frio.

Os medicamentos acima mencionados apresentam-se em grânulos.

Deve tomar 3 grânulos, 3 vezes ao dia, fora das refeições. Nos momentos  agudos pode repetir até 3 vezes a toma, de 15 em 15 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário