quarta-feira, 22 de maio de 2013

Quem foi Hipócrates?


Hipócrates é tão aclamado como esquecido, mas todos o conhecemos como o "Pai da Medicina". Atualemnte ainda se faz o juramento de Hipócrates, antes de entrar na prática médica.

Todos os estudam Saúde conhecem o nome dele, mas quem foi Hipócrates?

Hipócrates nasceu na ilha de Cos, na Grécia, tinha uma mente investigativa  e por isso refutava a maior parte das crenças existentes do seu tempo. Como em qualquer outro tempo da historia, quando alguém não está de acordo com o instituído, sofre represálias, e no caso de Hipócrates parece que sofreu às mãos das autoridades governamentais.

Hipócrates não concordava com quê?
Hipócrates era médico, e a Medicina convencional da época, assentava em superstição, religião e magia, as doenças estavam na maioria das vezes associadas com espíritos. Raciocínios que ele não aceitava.

Com o quê concordava Hipócrates?
Hipócrates defendeu pela primeira vez que a doença é causada pela transgressão das Leis da Natureza, e que a Medicina devia ser praticada baseado em fatos, em observação e em estudos.
Acreditava que o corpo devia ser tratado como um Todo e não em partes. Foi o primeiro médico a usar a dieta, ar puro, águas medicinais, ervas e exercícios no tratamento da doença.Teve grande sucesso.

Hipócrates descreveu com precisão os sintomas de algumas doenças, por exemplo ele catalogou os sintomas de pneumonia, bem como de epilepsia em crianças.

Depois de anos a viajar por toda a Grécia, a tratar os problemas de Saúde existentes na altura, Hipócrates fundou uma Escola de Medicina em Cós para ensinar o que sabia. Isto revolucionou a Medicina no mundo antigo e estabeleceu-a como uma disciplina, e uma profissão respeitada.

Compilou uma lista de 400 ervas, nas quais tinha encontrado princípios terapêuticos, muitas das quais ainda usadas nos dias de hoje.  

No que diz respeito à Medicina como uma "arte" que deve ser praticada com a máxima integridade e abertura para novas ideias, ele desenvolveu um Juramento de Ética Médica para os médicos seguirem.
Hoje, existe uma versão modernizada do juramento de Hipócrates que é feito nas cerimonias de graduação da maioria das escolas Médicas Ocidentais.

Apesar de Hipócrates ser homenageado como "Pai da Medicina", se ele tivesse vivo, hoje, sem duvida seria rotulado de Médico Integrativo, ou médico fora do convencional, e muito provavelmente seria ignorado ou limitado no seu trabalho por muitos que fazem seu juramento.


Frases de Hipócrates:
- Todas as pessoas têm um médico interior, só temos de ajuda-lo no seu trabalho. A maior força de cura está dentro de cada ser. Nossa alimentação deve ser o nosso medicamento. O nosso medicamento deve ser nossa alimentação.

- Qualquer homem inteligente deve considerar a sua Saúde o valor mais fundamental, por isso deve ter o entendimento necessário para se poder ajudar a si mesmo, conseguir fazer escolhas e ser versado em cada um destes assuntos a nível razoável de leigo.

- Se pudéssemos dar a cada individuo a quantidade certa de nutrição e exercício físico, teríamos encontrado o caminho mais seguro para a saúde.

- É mais importante saber que tipo de pessoa tem uma doença do que saber que tipo de doença a pessoa tem.

- Um homem sábio deve considerar a Saúde a maior bênção humana e aprender através do seu pensamento a beneficiar das doenças. Aprender com elas.

Sem comentários:

Enviar um comentário