sexta-feira, 20 de junho de 2014

Será que precisa de tomar medicação para a Pressão Arterial? Os valores mudaram para pessoas com 60 anos.

Você é Hipertenso quando ultrapassa os valores da tensão arterial considerados normais, mas o que é norma pode ser mudada, quem disse que os valores têm de ser tabelados iguais para todas as pessoas...é verdade que uma tensão constantemente alta pode levar a derrames, enfartes e AVC, mas será que uma tensão arterial controlada por medicamentos é mais benéfica para o organismo humano? Porque vemos AVC, Enfartes em pessoas com valores normais medicados?
No outro dia perguntei:" Tem a tensão normal?"..."sim...sim...Tenho quase sempre a 12/8, tomo um comprimido de manhã e outro à noite, mas está tudo bem."
Como mudar a mentalidade e explicar que o fato de tomar dois comprimidos para controlar a tensão arterial, não o torna mais saudável a nível da pressão arterial, além de todos os efeitos secundários que têm de ser levados a sério.
E foram, pelo menos um passo se deu.

Um relatorio publicado em 18 de Dezembro de 2013 no Journal Of American MedicalAssociation, diz que as pessoas com 60 anos ou mais só devem ser medicadas se sua pressão arterial for superior a 15/9, valor diferente do até então de 14/9, e para as pessoas com doenças cronicas que eram medicadas quando o valor subia a cima de 13/9, também devem só o ser acima de 14/9.

A pressão arterial é a força que o próprio sangue, depois de bombeado pelo musculo cardíaco, exerce sobre as paredes dos vasos sanguíneos enquanto percorre cada milímetro do corpo, alimentando cada célula. A pressão arterial de um adulto é considerada normal nos valores 12/8. Acima de 13/9 ou 14/9 o medico seguindo as diretrizes estalecidas podia prescrever 4 tipos de medicamentos para controlar como:
- Diuréticos
- Bloqueadores dos canais de cálcio
- Inibidores da enzima conversora angiotensina
- Bloqueadores dos recetores da angiotensina.

O Dr. Paul James, chefe do departamento de medicina familiar na Universidade de Iowa Carver College of Medicine, disse que as novas recomendações (somente medicar acima de tensão arterial de 15/9), são baseadas nas evidencias clinicas que mostrou que a medicação para valores abaixo não forneceu nenhum beneficio adicional.
" Nós realmente não conseguimos ver os benefícios de saúde por forçar a pressão arterial para valores abaixo de 15/9 em pessoas com 60 anos", explicou James. " Ficou claro que 15 era o melhor numero." Chegaram a esta conclusão após 30 anos de estudos clínicos.
Referiu que estas leituras são para médicos e só eles podem adapta-las ás necessidades dos pacientes.

No entanto, a mudança nunca é fácil, e retirar medicamentos ás pessoas é muito complicado e economicamente não rentável, então a American Heart Association e o American College of Cardiology não aceitaram rever estas novas diretrizes.

Resumindo, uma pessoa com 60 anos e com uma pressão arterial de 14/9 é hipertensa ou não?
Segundo estas novas diretrizes, ela continua a ser hipertensa, não deve é ser medicada, não deve tomar medicamentos químicos para controlar estes valores, claro que é aconselhável fazer um estilo de vida que beneficie a saúde, para que dessa forma os valores não subam mais, como por exemplo tomar infusão de folha de oliveira, deixar de fumar, de beber, fazer exercício físico e apanhar sol.
Quando a pessoa apresenta valores muito altos, acima de 16/9 e não quer fazer um estilo de vida que desça esses valores, o tratamento com medicamentos químicos é necessário e pode até ser benéfico, mas descer os valores a pessoas que têm a pressão levemente elevada como 14/9 ou 15/9 para níveis mais baixos não tem nenhum beneficio pelo menos foi o que estudos mostraram.
Todos os fármacos têm efeitos secundários importantes e deve ser avaliado se é mais benéfico ter a tensão a 15/9 ou tê-la a 12/8 com medicação? Visto que essa medicação vai trazer outros problemas entre eles a diabetes, então o medico tem que avaliar muito bem.

Atenção, as pessoas que tomam anti-hipertensivos não os deixem de tomar sem falar com o medico, mas podem questionar se realmente precisam deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário