quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Respire e leve oxigénio ás suas células


Sabe qual é a primeira coisa que devíamos de pensar quando não nos sentimos bem? Pensar na respiração...Como está a minha respiração? Que ar estou a respirar?

Podemos estar um tempo sem comer, sem beber agua, sem ver, sem andar, sem pensar, mas sem respirar não podemos, a respiração é demasiada importante para o nosso corpo.

O nosso corpo é um aglomerado de células, todos os nossos tecidos, seja a boca, o estomago, o rim, tudo é composto de pequenos seres vivos chamados células, e estas para viverem, comem e respiram. Não acha interessante?
O que pensa que acontece quando uma célula não come ou não respira o que precisa? Fica doente, e hoje fica uma celula, amanhã fica um aglomerado  de células e depois fica um órgão e seguidamente fica o seu corpo.
Respirar é o primeiro alimento celular, no entanto existe algumas células que não gostam de respirar oxigénio, sabe quais são? São as células cancerosas, estas vivem num ambiente sem oxigénio, um ambiente anaeróbico, elas não respiram oxigénio, vivem num processo de fermentação e com isso também produzem energia mas como excremento produzem acido láctico, por isso as pessoas com cancro têm muito acido láctico no corpo.
Só nos sentimos com energia, quando nossas células a produzem, e para isso elas precisam de glicose e oxigénio que levam a um pequeno forno que tem dentro delas e produzem energia, o somatório da produção de energia de todas as células, é a energia que sentimos no nosso corpo. Sente-se cansado? Talvez suas células não estejam a ser oxigenadas adequadamente.

Respirar bem - O que ter em conta?
1) Postura
A postura é importante na hora de respirar, se tivermos estiraçados sobre o sofá, a respiração não será feita de forma correta. Lembro-me de estar na escola primaria e a professora insistir para os alunos estarem sentados direitos, acho extremamente importante isso continuar a ser aconselhado, sempre chamei atenção da minha filha para estudar numa postura com as costas direitas, pois só assim teria uma boa respiração, e só com uma boa oxigenação é que o cérebro trabalha e se concentra.
Não devemos estar muito tempo curvados, o diafragma precisa de expandir e contrair de forma fácil, por isso vejamos a roupa, esta não pode ser demasiada apertada.

2) Respiração Nasal
Devemos de inspirar pelo nariz, as narinas têm em si características que purificam o ar e o aquecem e dessa forma o ar chega até nossos pulmões com as condições ideais.
Temos de dar atenção ás crianças, perceber se elas respiram pelo nariz, podemos verificar isso se as olharmos enquanto dormem, se tiverem com a boca fechada, com certeza que a respiração está a ser feita pelo nariz, mas se dormirem com a boca aberta é porque não há uma boa respiração nasal.

3) Ar fresco
Respirar ar fresco é extremamente importante.
Tanto de verão como de inverno precisamos de renovar o ar das nossas casas, há que haver sempre uma janela aberta, principalmente a do quarto onde se dorme 8 Horas, acha que há uma boa oxigenação se um casal dormir num quarto com a janela fechada? Claro que não, tenhamos atenção a isto.
Precisamos de respirar, de respirar bem e um ar purificado, por isso devemos fazer escapadelas ao campo, fazer exercício em zonas com vegetação verde, ir à praia, ir a zona de pinheiros. O ar que existe numa praia, num parque verde, num monte arborizado, é um ar ionizado negativamente, está carregado de ions negativos , umas moleculas que ao serem respiradas por nós nos alcaliniza e nos ajuda a curar o corpo, nos enche de energia vital.



4) Cuidado com os odores
Todos queremos cheirar bem, por isso nos lavamos, desodorizamos, perfumamos não só a nós mas também as nossas casas e roupas, só que o fazemos com cheiros quimicos que afetam nosso fígado e na maioria das vezes produzem alergias e dores de cabeça. Há pessoas que cheiram a amaciador!!!

5) Respire Profundamente
Quando levamos uma vida agitada, não respiramos profundamente, quando estamos dentro de ambientes fechados com ar condicionado, normalmente também não respiramos profundo, é como se o corpo quisesse respirar mas aquele ar, não é bem o adequado, por isso quando estiver em zonas verdes com árvores aproveite e respire.

 As respirações profundas ajudam:

- Purificar o sangue
O sangue só é puro, só está em bom estado se houver uma boa respiração, veja a importância, porque depois sabemos que só há uma boa Saúde corporal se houver um bom sangue e que nenhuma doença se trata com este intoxicado. Se é portador de uma doença cronica, pense seriamente em respirar, em fazer exercícios de respiração, em respirar profundamente de hora a hora.

- Prover oxigénio a cada célula do corpo.

- Melhorar a circulação do sangue.

- Melhorar a digestão.
 Por vezes as pessoas sentem peso na região do estomago, se fizerem varias respirações profundas sentem-se melhor, no entanto por sua vez, comer em grandes quantidades dificulta o movimento de expansão do pulmão e a respiração.

- Aclarar os pensamentos.
Sem uma boa oxigenação cerebral não pensamos bem, nem conseguimos nos concentrar, as células cerebrais como os neurónios precisam de produzir energia e para isso além da glucose precisam de oxigénio. Se você não respira bem, não pensa bem.

- Reduzir a dor.
Em casos de dor, em estados inflamatórios faça 5 a 10 respirações profundas e verá que sente um alivio. Há células no nosso corpo que inflamam porque até elas não chega uma boa circulação, tanto a alimenta-las como a retirar os dejetos do seu metabolismo.

- Prevenir o cancro.
É verdade!  Quem tem cancro tem mesmo de pensar em respirar bom ar e profundamente, lembrar-se que de hora a hora deve parar por uns momentos e centrar-se na respiração que deverá ser profunda, tomar consciência de que aquele ar vai alimentar todas as células do seu corpo e quando expirar pensar que está a mandar embora muitas impurezas, muitas toxinas.

Técnica do 3-6
Para quem caminha, e acredito que a maioria dos que me estão a ler o fazem, podem coadjuvar com a respiração do 3-6, isto é inspira enquanto dá 3 passos e expira enquanto dá 6.

Técnica da respiração pelas narinas alternadas



Respirar bem e bom ar é um dos medicamentos naturais para o corpo, é importante levar isto em conta, não esquecer que uma célula doente é uma célula que não faz uma boa respiração. Ensinemos nossas crianças a respirar ... respiremos profundamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário