quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Comer fruta reduz o risco de desenvolver Diabetes tipo 2

imagem copiada net
O que é verdade vem sempre ao de cima!
Durante muito tempo e ainda hoje muitos profissionais de Saúde aconselham a uma diminuição do consumo de fruta, quando a pessoa é portadora de Diabetes Tipo 2.

Quantas vezes em conversa, pessoas me perguntam o que comer ao pequeno almoço, ao almoço, ao jantar e quando eu falo em fruta, seus olhares se desviam e respondem "...mas fruta? sabe é que a fruta é doce... o medico só me deixa comer 2 peças ao dia...como um iogurte magro com uma bolachinha agua e sal...".

Mas, agora saiu um estudo, e peço que principalmente os profissionais de saúde o leiam, para que não retirem a fruta aos diabéticos, pois o que acontece é que no lugar da fruta passam a comer produtos industrializados muito mais prejudiciais do que a fruta.

Acreditava-se que a fruta era alimento "quase proibido" para os diabéticos, porque é rica em açucares, mas confirmou-se que a frutose doce da fruta é metabolizada de maneira diferente da glicose, o que não se acumula no sangue nem leva a grandes  alterações na glicemia dos diabéticos.

Este ano tive um caso pratico de um senhor de 70 anos medicado mas com valores muito altos de glicemia,  não queria fazer nenhumas alterações alimentares e eu só aconselhei a mudar o pequeno-almoço.
O senhor tomava o pequeno-almoço no café onde comia diariamente um galão (leite com café) e meia torrada com manteiga; antes de comer tinha a glicemia a 270 ( o limite normal é 110), depois a 320 ou mais.
Eu aconselhei-o a substituir esta refeição por fruta, o que ele aceitou; na altura passou a comer uma manga como pequeno-almoço e disse-me todo contente que a glicemia já não lhe subia tanto. Claro que o senhor tinha de fazer alterações também nas outras refeições para controlar o problema.
Este é um pequeno exemplo, de como a fruta pode não ser prejudicial na diabetes.

Este poste nasceu baseado num estudo no qual participaram 187.382 pessoas,  publicado no British Medical Journal, que concluiu que consumir mais frutas em especial mirtilo, uvas e maçãs se associa a um menor risco de diabetes tipo 2.
O mesmo estudo também refere que se em vez de comer a fruta inteira, beber unicamente o seu sumo, então passa a ser prejudicial na diabetes.

Foram avaliadas varias frutas, as que mais diminuíram o risco de diabetes foram o mirtilo, as uvas, e as maçãs, respectivamente 26%, 12% e 7%.
E pensar que tantos diabéticos se recusam a comer uvas porque são doces, e é a segunda melhor fruta com benefícios na diabetes.
Só se podia chegar a este resultado, a diabetes como tantas outras doenças são processos de stress oxidativo, acidez e muita toxicidade o que aumenta a quantidade de radicais livres, qualquer intuição resultada do bom senso só podia ser esta - os diabéticos assim como todas as pessoas devem comer fruta.

Sem comentários:

Enviar um comentário