terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Hipertensão - Faz parte da sua Vida?

imagem copiada net
A Hipertensão está presente na maioria das pessoas com mais de 50 anos. Faz parte do trio do colesterol, glicemia e hipertensão.
Quando é detetada, o medico prescreve medicamentos anti-hipertensivos, para que nosso corpo apresente uma pressão arterial com os valores de referencia indicados.

É importante fazer algo, para não sair muito dos valores de 12/8; pois a pressão arterial elevada leva a AVC, doença cardíaca, insuficiência renal e outras doenças.
Só que infelizmente, está generalizado que ao tomar a pilula anti-hipertensiva o problema fica resolvido e como nos mostra a realidade, não é bem assim. Quantas pessoas não mantêm os valores dentro do normal com medicação e mesmo assim sofrem um AVC?
O que causa a alteração da pressão arterial mantêm-se, o que se consegue com a medicação é alterar os valores; se após anos a tomar medicação deixar de o fazer, vai ter mais desequilíbrio do que tinha inicialmente quando iniciou o tratamento, o que prova que não houve nenhuma melhoria.

Não estou a incentivar a deixar a medicação, só quero lhe dizer que pode fazer realmente algo benéfico para ajudar o seu corpo a reduzir a pressão arterial.
Pode fazer isso através da dieta


, do exercício

 e do controle do stress

Não negligencie estes pilares de recuperação do equilíbrio, eles podem não lhe descer a tensão de um momento para o outro, mas ao fim de uns meses de ter uma dieta mais saudável, fazer exercício diariamente e controlar o stress vai verificar que não precisa da medicação ou de tanta dosagem ( deve sempre consultar o medico).

Além disso, existem plantas e suplementos, como a Vitamina C, o magnésio e outras ferramentas terapeuticas que podem trazer benefícios adicionais.

1 comentário:

  1. Um post fundamental...eu não sou hipertensa mas a minha mãe sim..teve um AVC há seis meses do qual se encontra a recuperar felizmente muito bem...!
    Gostei muito do blogue e vou ficar a seguir!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar