sexta-feira, 4 de abril de 2014

Como Comer?

imagem copiada net
Provavelmente o certo seria Comer pouco, bem Mastigado e em tempo oportuno.
O excesso de comida pode ser tão prejudicial como comer alimentos antinaturais, pois quanto mais comer, mais o aparelho digestivo tem de trabalhar, o que pode fazer com que ao fim de alguns anos, este se congestione, aumente a temperatura e produza fermentações nocivas (gases) que originam tóxicos que passam para o sangue e circulam por todo o nosso corpo.

Para sermos pessoas bem alimentadas, a questão não se coloca na quantidade mas no aproveitar o que se come, o organismo beneficia mais com pouco alimento mas que  este seja bem digerido e bem absorvido de modo que passe a fazer parte da sua energia, do que muito alimento que não seja bem digerido e que produza substâncias estranhas e que intoxique.

Algumas atitudes a tomar:
- Não devemos comer SEm fome, porque se o fizermos forçamos o estomago a um trabalho para o qual não estava preparado, o que vai causar uma má digestão.

- Devemos comer sentados, com espirito alegre, livre de preocupações ou tristezas, por isso as horas das refeições não são para tratar de "assuntos" e muito menos ver as noticias.

- Após a refeição era conveniente relaxar calmamente 15 minutos ou seja não engula a comida e vá a correr lavar a loiça, esqueça, relaxe.

- Evitar beber em excesso ás refeições, porque os líquidos diluem os sucos estomacais, o que dá mais trabalho ao estomago e dificulta a digestão.

- Mastigue muito bem, porque nosso estomago não tem dentes. Mastigar significa triturar, esmigalhar, reduzir a papa, quase a liquido e depois engolir. Os amidos, como por exemplo os alimentos feitos de farinhas devem ser muito bem mastigados, porque é na boca que temos a amílase, uma enzima que digere estes alimentos.

Não podemos estar sempre a comer, pois debilitamos a energia digestiva, por isso para um adulto, o café da manhã, o almoço ao meio-dia e o jantar antes de ser noite, são suficientes.


Sem comentários:

Enviar um comentário