quarta-feira, 2 de abril de 2014

Tem Anemia? Então, acrescente esta leguminosa ao seu cardápio

Imagem copiada net
Anemia deriva do grego e significa literalmente "sem sangue", e pode ser definida como uma incapacidade funcional do corpo em transportar o oxigénio a todas os tecidos.
Porquê?
Porque os valores da hemoglobina, que é a proteína transportadora do oxigénio no sangue diminuiu, assim com os glóbulos vermelhos.

Muitas vezes a existência da anemia deve-se à presença de outras doenças ou alterações funcionais, como hemorragias, insuficiência renal , hipotiroidismo, mas também a muitas substâncias estranhas que introduzidas no corpo, destroem elementos importantes do sangue, produzindo consequência anemia. Claro, que para Medicina Natural todas as causas apontadas se desenvolvem de uma desnutrição e intoxicação cronica por más digestões e deficiente atividade da pele de uma pessoa.

Como o corpo precisa de ferro para produzir hemoglobina, precisamos de incidir nossa alimentação em alimentos que nos possam proporcionar ferro e outros minerais orgânicos que sejam assimilados.
Lembro-me de uma frase do famoso Kneipp: " há mais ferro assimilável numa folha de espinafre cru do que no melhor preparado ferruginoso da farmácia."
Não basta engolir minerais, estes só são assimilados pelo organismo quando vitalizados pelo vegetal.

Acredito que as pessoas que têm anemia já introduziram na sua alimentação os sucos de beterraba com cenoura, urtigas, espinafres, laranja e maçã, sementes de abobora, assim como saladas bem verdes. O prato deve ser preenchido 80% com alimentos crus e 20% com alimentos cozidos e nestes podemos introduzir as LENTILHAS.

As lentilhas fazem parte da alimentação desde os tempos históricos, a bíblia fala varias vezes nas lentilhas, inclusive conta a historia de Esaú que trocou o seu direito primogénito com Jacó por um prato de lentilhas.

Esta leguminosa é rica em vitaminas, proteínas, magnésio, fibras e uma quantidade extremamente concentrada de ferro para além do cobre e folatos que contribuem para aumentar a produção de hemácias no sangue.

Como comer as Lentilhas?
Não consegui trazer uma receita minha, mas descobri no blog "Casa, Coisas e Sabores" uma receita muito semelhante ao que eu queria mostrar, podem ver a receita aqui 




Em vários países, comem-se lentilhas na passagem de ano para atrair Boa Sorte...  também na Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário