quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Guardar os alimentos em recipientes de plástico ou de vidro? E, porquê?


Nos últimos 150 anos o Homem inventou e criou mais do que em toda a historia. Tentou-se criar tudo aquilo que podia facilitar a vida diária. Uma dessas invenções foi o plastico.
Hoje, o plástico está em todo o lugar, nas nossas casas onde há mais é na cozinha, todas as donas de casa têm varias caixinhas de plástico onde guardam os alimentos.
Quem não tem as famosas caixas da Tupperware?

O plástico é omnipresente nas nossas vidas , mas ele não é benéfico, ele é sintético, ele é químico, pode contaminar os alimentos e interferir nos níveis hormonais do corpo e ser muito  prejudicial à saúde.
E, porquê?
Porque a maioria dos plásticos têm na sua composição uma substancia chamada Bisfenol A, que desde a década de 1930 se suspeitava ser toxica para o organismo humano, mas só em 2011 é que a União Europeia resolveu proibir esta substancia na fabricação de biberons e chuchas dos bebés. Isto significa que muito provavelmente a minha filha usou este tipo de biberon com Bisfenol A, e talvez também a sua.
E qual é o problema?
O bisfenol A é um disruptor endócrino de efeitos xenoestrogenicos, ou seja ele entra para dentro do corpo e imita os estrogénios no organismo, produzindo uma serie de alterações hormonais, como por exemplo, ele inibe as hormonas sexuais masculinas como a testosterona e pode reduzir o esperma. Estudos in vitro mostram que pequenas quantidades de Bisfenol A têm efeitos nocivos sobre os testículos, além de estar associado a problemas reprodutivos, cardiovasculares, asma e até problemas de memoria.

Atualmente há muitas mulheres com miomas, fibromas e ovários poliquisticos, sabe-se que estas apresentam predominância estrogenica, e pensa-se que seja derivado destes xenoestrogenios que estão por todo o lado e que nos invadem; depois chega a doença e ninguém sabe o porquê. Para mim a maquina tem sempre razão, o organismo humano só apresenta desequilíbrio e doença porque nós criamos essa situação.

Temos que diminuir o plástico na nossa vida

Temos de fazer uma limpeza aos nossos moveis da cozinha e substituir as caixas de plástico por recipientes de vidro para guardar os alimentos. Reduza ao máximo o plástico e não guarde nem congele a sopa em recipiente de plástico e muito menos aqueça no micro-ondas, não faça isso a si.
Pode ser pratico, mas é prejudicial, e olhe quem não tem tempo para cuidar da Saúde vai ter que ter tempo para cuidar da doença.

O bisfenol A encontra-se no plástico, logo está presente no revestimento interno das latas de refrigerante e nas latas de conserva, pois é verdade, já sei o que está a pensar " não se pode comer nada", mas pense, poder pode mas aquilo que a Natureza dá, e ela não dá refrigerante, nem conservas, por isso coma fresco e natural, alimentos adequados a biologia humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário