sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Cebola e seus benefícios


A Cebola tem como nome científico Allium Cepa L., é uma das espécies hortícolas mais antigas, sendo cultivada à pelo menos 5000 anos, era consumida pelos hindus, egípcios, gregos e romanos da antiguidade e, segundo a lenda, era muito utilizada na alimentação dos construtores das pirâmides do Egipto.
Um dos vegetais mais usados, por isso ocupa o terceiro lugar na produção mundial de vegetais importantes, sendo cultivada em 175 países. É utilizada na culinária de todo o mundo, por conferir sabor às preparações alimentares e ao mesmo tempo serve também a vários fins medicinais. (1)

Propriedades da Cebola e seus benefícios na Saúde

Podemos comer a cebola cozinhada, mas também é importante consumi-la crua, porque ao ser mastigada, desprende seus óleos essenciais ricos em enxofre que têm propriedades bactericidas. Desta maneira ao inalarmos estes componentes, eles descontaminam a boca, o nariz e a garganta de bactérias prejudiciais.

São ricas em nutrientes - uma Cebola média possui apenas 44 calorias, mas fornece uma dose considerável de vitaminas, minerais e fibras.
São ricas em vitamina C, um nutriente muito necessário para a nossa biologia. (2)
As cebolas também são ricas em vitaminas do complexo B, incluindo folato (B9) e piridoxina (B6), e potássio, que desempenham papéis importantes no metabolismo, produção de glóbulos vermelhos, função nervosa e eliminação de líquidos.
Contêm mais de 25 variedades de antioxidantes, que inibem o processo de oxidação, que leva a danos celulares e contribui para doenças como câncer, diabetes e doenças cardíacas. (3) (4)

 Antocianinas são pigmentos que dão a cor roxeada a determinadas variedades de cebolas, vários estudos populacionais descobriram que pessoas que consomem mais alimentos ricos em antocianinas previnem doenças cardíacas, diabetes e complicações diabéticas (7), assim como previne e são uma ajuda no tratamento do cancro (8).
As antocianinas são encontradas na cebola roxa, no repolho roxo e nas alfaces roxas. (5) (6)

Melhora a saúde do Coração – têm na sua composição antioxidantes e outros compostos que combatem a inflamação, diminuem os triglicéridos, reduzem a pressão arterial e protegem contra coágulos sanguíneos. (3)
É um bom alimento para introduzir na alimentação de pessoas com desequilíbrios na circulação sanguínea, com arteriosclerose, colesterol alto, angina de peito, hemorroidas, perda de audição, etc.

Ajuda a controlar o açúcar no sangue - comer Cebola pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, o que é especialmente significativo para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.
Um estudo mostrou que a quercetina, uma substância presente nas Cebolas, interage com células do intestino delgado, pâncreas, células musculares, tecido ósseo, tecido adiposo e fígado para controlar a regulação do açúcar no sangue de todo o corpo. (9)

De acordo com a Fundação Nacional de Artrite, a quercetina encontrada nas cebolas pode ser especialmente benéfica para os sofredores de artrite porque ajuda a inibir leucotrienos causadores de inflamação, prostaglandinas e histaminas que pioram a dor e o inchaço. (15)


Melhora a Saúde digestiva – as Cebolas são uma fonte de fibras e pré-bióticos, necessários à saúde intestinal. Os pré-bióticos são tipos de fibras não digeríveis que servem de alimento às bactérias intestinais benéficas.
Estas bactérias criam compostos (10) que fortalecem a saúde intestinal, aumentam a imunidade, reduzem a inflamação e melhoram a digestão. (11)
Uma dieta rica em pré-bióticos pode ajudar a melhorar a absorção de minerais importantes como o cálcio, o que melhora a saúde óssea (12), e ajuda a aumentar o número de bactérias amigáveis ​​no intestino e a melhorar a função imunológica (13).
Consumir Cebolas é uma forma natural de vencer e prevenir resfriados, porque certos nutrientes presentes na cebola aumentam a defesa imunológica, combatem a inflamação, reduzem o muco nas passagens nasais, pulmões e sistema respiratório.

 Diurética – a Cebola tem propriedades diuréticas devido ao seu alto conteúdo em potássio, flavonoides e outras substâncias que favorecem a eliminação de líquidos corporais e substâncias residuais do metabolismo, sendo muito adequada em caso de obesidade, retenção de líquidos, reumatismos, gota e insuficiência renal.

Contribui para a fertilidade - Pesquisadores da Universidade Azad no Irã, investigaram os efeitos das cebolas sobre a fertilidade dos ratos e descobriram que a testosterona total aumentou significativamente, assim como a concentração, a viabilidade e a mobilidade do esperma nos ratos que receberam altos níveis de cebolas ao longo de 20 dias. (14)

Funciona como antibiótico natural – a Cebola assim como o alho constituem um dos melhores antibióticos naturais, o seu conteúdo em enxofre, faz com que tenha propriedades bactericidas e por isso sempre foi um dos remédios naturais para combater processos infeciosos.

Muito mais há para dizer da cebola, mas o importante é termos percebido que ela é um vegetal a introduzir na alimentação tanto cozinhada como crua. Um prato diário de salada onde colocamos rodelas de cebola, faz parte de uma alimentação saudável.
A cebola é um alimento-recurso pró-saúde.

(10)                    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3070119/
(11)                    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24388214
(12)                    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17311984
(13)                    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25498616
(14)                    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19384830

Sem comentários:

Enviar um comentário