sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Algas e seus Benefícios


 As Algas são vegetais que crescem no mar, oferecidos pela Natureza. Temos na nossa Costa Rochosa Portuguesa muitas variedades de Algas, mas seu consumo por nós, começou há bem pouco tempo.

As Algas são um excelente alimento, nenhum órgão o contraindica, são concentradas em nutrientes e prometem fazer parte da alimentação do futuro.

A Ciência atribui ao consumo de Algas, vários benefícios para a Saúde.

As Algas marinhas contêm uma ampla gama de vitaminas e minerais, incluindo iodo, ferro e cálcio. Além disso, são uma boa fonte de gorduras ômega-3. (1) 

As Algas marinhas contêm uma ampla gama de antioxidantes, como a clorofila, as vitaminas A, C e E, carotenoides e flavonoides. Estas substâncias são capazes de neutralizar os radicais livres e proteger nosso corpo contra danos celulares. (2)

 As Algas marinhas contêm fibras e açúcares, que servem de alimento para as bactérias boas do intestino. Quanto mais alimentarmos as bactérias no nosso intestino, mais elas proliferam e nos ajudam.

A fibra das Algas pode absorver o excesso de ácido estomacal , o que é recomendável nas gastrites e úlceras. (3)

É a verdura que mais potássio tem, por isso as Algas são muito diuréticas, e recomendáveis quando há retenção de líquidos, na alimentação das pessoas com problemas cardíacos como insuficiência cardíaca, quando há tendência à formação de pedras nos rins e na osteoporose.

 As verduras do mar são um excelente alimento a introduzir nas refeições das pessoas da terceira idade, principalmente na fase da menopausa. Todas as algas são ricas em cálcio, magnésio, potássio e oligoelementos necessários à remineralização do organismo.

As Algas marinhas podem ajudá-lo a perder peso porque contém poucas calorias, fibras, fucoxantina e iodo que estimula a tiroide e ajuda acelerar o metabolismo e a queimar gordura. (4)

Embora seja preciso mais estudos, a ciência diz que as Algas podem ajudar a reduzir o colesterol, a pressão arterial e o risco de coágulos sanguíneos. (5)

Resumidamente, as Algas são os vegetais mais antigos do planeta, e tendem a nos proporcionar benefícios na Saúde como:

- Excelente fonte de nutrição tanto para crianças em crescimento, como para a terceira idade. Fortificam os ossos e os dentes.

- Ajudam a digestão e regulam o transito intestinal.

-  Regulam os níveis de colesterol.

- Fortalecem o sangue e previnem a queda do cabelo.

- Fortalecem o sistema imunitário.

- Importantes para o bom funcionamento da tiroide.

- Ajudam nos estados de fadiga, stress e prática desportiva.

- São diuréticas e depurativas.

séculos que a China, o Japão e a Coreia fazem uso das Algas , tanto pela sua riqueza nutricional, como pela sua versatilidade nas formas de cozinhar.

Podemos ficar com a ideia de que as Algas revitalizam o nosso organismo e ajudam-nos a ter uma Saúde melhor.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário