quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tratamento Natural das Cataratas

imagem copiada net
Ter cataratas significa ver o Mundo através de uma janela de nevoeiro, a visão fica turva e enevoada.
A catarata é uma opacificação do cristalino ou seja da lente natural e transparente do olho, e em Portugal 6 em cada 10 pessoas com mais de 60 anos têm cataratas.
Não existe tratamento clinico, a resposta apresentada pela Medicina Convencional é a cirurgia, mas não precisa de ir a correr, porque as cataratas não prejudicam o olho, portanto a cirurgia só deve ser realizada quando a visão já não é suficiente para fazer-se uma vida normal. A cirurgia consiste em retirar a catarata mas também o cristalino do olho, passando este a ser uma lente não natural, por isso passar a ver ao longe e ao perto sem óculos vai depender do tipo de lente usada.

O que causa as Cataratas?
Cada corpo terá as suas causas, mas esta acumulação opaca de proteínas danificadas no cristalino do olho vai-se formando há medida que envelhecemos. A Medicina Natural diz que  a lente do olho vai ficando menos flexível e mais grossa porque deixa de receber irrigação de sangue limpo e como consequência sofre de falta de nutrientes e oxigénio; A Medicina Convencional tem sugerido que a causa se deve aos radicais livres e ao stress oxidativo, ou seja a mesma coisa.

- Pessoas com diabetes, ou a síndrome metabólica desenvolvem de 3 a 5 vezes mais cedo cataratas que as outras pessoas. O excesso de açúcar no sangue liga-se a varias proteínas e danificas, quando isso acontece com as lentes dos olhos a proteína danificada não pode funcionar corretamente e assume uma aparência turva.
Dietas ricas em açúcar ou com excesso de farinha refinada pode levar a pessoa a vir a sofrer de cataratas.
Cuidado com os fritos, eles promovem dano oxidativo e aumentam o risco de degeneração macular, assim como as cataratas, se quer ver até morrer, não coma fritos.

- Atenção aos medicamentos com cortisona tão receitados em problemas alérgicos ou autoimunes, porque a cortisona pode aumentar o risco de vir a sofrer de cataratas.

- Não fume. Fumantes correm o risco de cataratas e de degeneração macular.

- A dieta, aquilo que se come e que forma nosso sangue que por sua vez banha e alimenta todas as células inclusive as oculares, é deveras importante. A lente natural do olho é banhada por um liquido que é suposto ter altos níveis de antioxidantes, se estes não entram pela boca nunca chegaram ao olho e o olho não terá proteção contra danos oxidativos. Pela saúde dos seus olhos coma pigmentos coloridos, aquilo que lhes dá a cor protege-nos e ajuda-nos, por isso aumente o mais que puder frutas e vegetais.
Se pretender não só prevenir as cataratas mas também estabilizar ou mesmo fazer regredi-las terá de aumentar a ingestão de fitonutrientes e só é possível com a toma diária de sucos verdes, de legumes e de frutas.
Coma todos os dias uma boa salada e tempere com azeite e sumo de limão.
Alimentos importantes: cenoura, uva, mirtilos, semente de abobora,  algas marinhas ( Spirulina e a Chlorela), espinafres crus, brócolos, laranjas, melancias, abacates e todas as frutas e legumes da época.

- Não nos podemos esquecer de um dos órgãos centrais da nossa Saúde e que segundo a Filosofia da Medicina Chinesa se abre nos olhos - O Fígado. Dê-lhe atenção, ele trabalha muito para podermos viver. Ele é o responsável por filtrar e retirar do sangue as toxinas e os resíduos metabólicos. Se o fígado estiver lento, gordo, ele não vai fazer adequadamente o seu trabalho de manter a corrente sanguínea limpa, e é esse sangue "não limpo" que também chega aos olhos.

Tratamento Natural
Para a Medicina Natural não existem doenças locais, há uma doença local (neste caso no olho), mas que deriva de um desequilíbrio sistémico ( todo o corpo). O corpo desequilibra por vários motivos , mas principalmente pela acumulação de tóxicos, então temos de corrigir os hábitos que levaram a esta acumulação e ajudar o organismo a poder eliminar todas essas impurezas para que este restabeleça as condições normais, isto serve para as cataratas e para todas as doenças.

Temos de começar sempre por uma terapia de desintoxicação e regeneração, que traduzido significa limpar o corpo do que não presta  e dar-lhe aquilo que ele precisa, estes são os dois pilares mais importantes para que o corpo se cure. Isto pode ser feito com dieta, com alguns dias a sumos, com terapias naturais que proporcionam ao corpo limpar-se. Também podemos fazer terapias locais, como:
- Aplicar emplastro de argila com cebola diariamente.
- Ao deitar, colocar no olho que tem a catarata 1 gota de sumo de limão, parece que arde, mas ás vezes o que arde faz bem.
- Um dos remédios antigos é aplicar 1 gota de mel no olho.


10 comentários:

  1. Ola, Obrigado pela Postagem. Tenho um Amigo que fez uso do Limão, via Oral e pingou as Gotas nos Olhos. Visão Perfeita até Hoje. Temos também a Luteína, que encontramos em Abundância na Gema do Ovo.....

    ResponderEliminar
  2. Olá Bom dia.
    Qualquer tipo de mel serve?.. tenho mel de café.
    Jô Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Olá Bom dia.
    Qualquer tipo de mel serve?.. tenho mel de café.
    Jô Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou usando o mel de abelha Jataí, pelo que li, é o mais eficaz contra catarata.

      Eliminar
    2. Tenho cataraca o que usar de remédios caseiro pra não ter que fazer sirurgia

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Prezado Sr. João Luzardo,
    Boa tarde.
    Gostaria de saber por quanto tempo seu amigo PINGOU LIMÃO nos OLHOS para ficar curado da CATARATA?
    Esse procedimento de pingar limão nos olhos para curar a catarata é mesmo EFICAZ?
    Aguardo alguma resposta ou comentário de sua parte, pois tenho interesse nesse tratamento por estar com esse problema de catarata.
    Desde já,
    OBRIGADO.
    Carlos Alberto

    ResponderEliminar
  6. Vou fazer isso na minha cadelinha border coller de 9 anos que está com catarata nos dois olhinhos e vou dar magnésio PA pra ela tomar

    ResponderEliminar