segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Amêndoas, nozes, avelãs e pinhões


Uma alimentação saudável, é uma alimentação restritiva à oferta de produtos da industria alimentar. Hoje há um mundo de produtos embalados, que duram anos, cheios de perlimpimpim para serem bonitos, gostosos, cheirosos, atrativos à nossa visão e ao nosso gosto, mas não apropriados à nossa biologia humana. Isto significa que as pessoas que querem comer melhor têm de ser fortes, resistentes para  conseguirem dizer não a uma industria atrativa, mas não benéfica.

Temos de perceber que quando por um lado limitamos algo, por outro ampliamos, e alimentação mais natural e mais fisiológica ao corpo humano, amplia a procura pela diversidade de alimentos que a Natureza oferece, e hoje venho vos falar das FRUTAS OLEAGINOSAS.
Temos a amêndoa, a noz, a avelã, os pinhões, a castanha do Pará, etc.

Estes frutos secos são reservatórios ricos de nutrientes, antioxidantes e minerais que impulsionam a nossa saúde.
As amêndoas, as nozes, as avelãs devem ser comidas todos os dias, não precisa de ser em grandes quantidades, mas devem fazer parte dos nossos lanches. Em vez de comer bolachas, coma um punhado de amêndoas, no outro dia um punhado de avelãs. Não beba leite de vaca, prefira leite de amêndoa, e assim vai incorporando à dieta alimentos que a Natureza criou e que realmente nos alimenta, porque alimentar é muito mais que encher a barriga.

Um estudo publicado no site de estudos médicos americanos, que pode ver aqui  diz que o consumo destas frutas oleaginosas está associado à diminuição de fatores de risco nas doenças cardiovasculares e síndrome metabólica como é a diabetes tipo 2.

Outro estudo, que pode ver aqui diz que as pessoas com valores de colesterol e triglicéridos muito altos, devem comer amêndoas para prevenir problemas coronários.

Se eu tivesse que eleger uma fruta oleaginosa, aquela que mais gosto, é Amêndoa. É super rica, tem tudo de bom, além disso pertence ao nosso clima, nasce e cresce em Portugal.  Não há como não a consumir.
A amêndoa chega no fim do verão, vem rica de forma a fortalecer o nosso corpo para a chegada do inverno. 
Quem já bebeu antes de dormir um leite de amêndoa quente? É a bebida dos Deuses.

Sem comentários:

Enviar um comentário