domingo, 4 de setembro de 2016

Que alimentação fazer em caso de Asma?


Estamos vivos porque respiramos. 
É o Pulmão, o órgão mestre e responsável por fazer a troca entre o meio externo e o interno. A respiração é uma ação não consciente, que permite que o ar existente fora do nosso corpo, consiga entrar e chegar a todos os lados, para que todas as células do nosso corpo respirem, é um milagre.
 A Asma é um problema que dificulta a respiração, é uma inflamação das vias áreas que provoca bronco-constrição.

O Pulmão é um emunctório, ou seja um órgão que elimina vários agentes nocivos ingeridos ou criados no corpo. Estas substancias que o Pulmão tem que eliminar, podem quando chegam à mucosa pulmonar e porque são nocivas, normalmente ácidas,  levar a estados inflamatórios.

O Leite é apontado como muito prejudicial em caso de Asma
A noção generalizada de que crianças com Asma devem evitar o leite foi reforçada nas últimas décadas, mas já o Médico Moses Maimonides no século XII escreveu sobre Asma e associou a ingestão de leite com uma potencial exacerbação da Asma.
A Medicina Tradicional Chinesa também sugere que o leite é um alimento que forma muco e recomenda que seja evitado.  O leite estimula a produção de muco no trato respiratório (1)  resultando em maior resistência das vias aéreas e agravamento da Asma. 

Muitos deixam de ter Asma, o que significa que é possível. Essa possibilidade depende de algumas alterações no Estilo de Vida, pois algo está a prejudicar o corpo e a provocar Asma. Aquilo que é apontado desde de sempre, centra-se principalmente com mudanças na Alimentação.

Nas situações mais agudas de Asma, deve-se recorrer a um profissional de Saúde, assim como à Acupunctura, Homeopatia, técnicas tradicionais antigas de reequilíbrio como Hidroterapia ou Ventosas, e pode mesmo recorrer a medicamentos químicos, mas a longo prazo se não mudar a alimentação, o feed-back não será muito positivo. É alimentação com os seus nutrientes necessários à fisiologia humana que vai equilibrar o corpo, aquilo que é produto alimentar, mas não é alimento não pode ser benéfico e numa pessoa com tendência a eliminar pelo pulmão vai criar problemas, tanto no pulmão com Asma ou Rinite, no intestino com diarreias e gases, alternado com problemas de pele como eczemas, faz tudo parte do mesmo.

Alimentos a Evitar
- Açúcar - é um produto refinado que não tem nutrientes, provoca mucosidade e irrita o sistema nervoso. A Natureza pôs à nossa disposição açúcar, como o encontrado nas frutas. As frutas secas como tâmaras, passas, figos secos são uma excelente opção para adoçar bolos e outras receitas.

- Leite e derivados - é um produto alimentar que muitos estudos apontam como prejudicial em caso de Asma.

- Tudo o que tem conservantes, adoçantes, como molhos, refrigerantes, embutidos, pré-cozinhados, etc...

- Cloreto de sódio - substituir o "sal" normal de cozinha por sal marinho.

- Reduzir a quantidade de carne e de peixe.

- Preferir pão cozido a lenha e não a forno de microondas. Escolher pão com poucos ingredientes, como farinha, água e levedura, tudo o resto é prejudicial. 

Alimentos aconselhados

- Aumentar a quantidade de fruta e legumes da época.

- Ingerir fruta cítrica ao pequeno-almoço, como laranja, Kiwi, ricas em vitamina C que ajudam a eliminar toxinas, mucos, gases e reforçam os mecanismos de defesa do corpo, assim como fortalecem e nutrem as vias respiratórias. A melhor hora para ingerir os cítricos, principalmente a laranja é de manhã, pois ajudam a limpar o sangue, pulmões e intestinos de forma eficaz. Já dizia o proverbio antigo: de manhã é ouro, ao meio dia é prata e à noite mata.

Todas as frutas da época são importantes, mas para quem tem Asma a maçã é extremamente necessária, um estudo publicado no European Respiratory Journal concluiu que as crianças que tomavam suco de maçã tinham metade das chances de desenvolver Asma em relação a outras crianças que não bebiam. As maças têm uma grande quantidade de bioflavonoides como a quercetina, que é um anti-histamico natural e um desinflamante das vias respiratórias.
As bananas podem trazer algum beneficio, pelo seu conteudo em Vitamina B6, necessária para relaxar o tecido do músculo bronquial.
O abacate fornece gordura essencial para o corpo, com ação antiinflamatoria.

- A Alimentação diária deve conter vegetais frescos. Nutritivos, facilmente digeríveis, ricos em vitaminas, e água estruturada, ajudam o corpo a manter-se livre de mucos e toxinas, além disso são ricos em fibras que ajudam a eliminar matéria tóxica dos intestinos e a reduzir a hipersensibilidade ao ambiente (alergias). Consumir frequentemente, cenoura cozida e crua, beterraba, rabanetes, toda a folha verde, cebola  entre outros. 

 - Alho - tem uma lista interminável de benefícios devido à sua ação antibiótica, bactericida e depurativa, assim como contêm nutrientes importantes para a restauração dos tecidos.

- Gengibre -  A Medicina Ayurvedica e Chinesa sempre indicaram os poderes do Gengibre para ajudar a evitar Asma.

- Dar preferência a leites vegetais, que podem ser feitos em casa, como o leite de amêndoa, de girassol, de sementes de sésamo, de cânhamo, de aveia, etc...

- Curcuma - por ser uma especiaria antiinflamatoria é benéfica na Asma.

Um estudo mostra que o consumo de frutas, legumes e verduras reduz o risco de Asma em crianças e adultos. (2) 

É importante não cair na armadilha mental da cronicidade, e pensar "eu sou um asmático", ou a mãe dizer à criança " mas...tu não podes...és asmático", estas expressões criam estados mentais reféns da doença. Considerar "que tem Asma" é uma atitude mental muito diferente de aceitar "eu sou asmático" mesmo que tenha Asma há muitos anos, deve pensar sempre que é possível deixar de a ter, o corpo está em constante regeneração, só não muda se não deixarmos de fazer os mesmos atos errados, se mudarmos o que fazemos vamos mudar o que recebemos.

Queira não ter Asma, se é pai ou mãe e seu filho tem Asma, queira tratá-lo, perceba a diferença entre tratar e anular sintomas, todos temos direito à Saúde e a uma vida feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário