sábado, 15 de janeiro de 2022

Como Comer ?



Com várias centenas de anos de experiencia, as Medicinas Tradicionais observaram quais as melhores formas de comer.

Não são regras, são conselhos que podemos incorporar à nossa vida e ganharmos com elas:

Comer a maior refeição do dia, na hora do almoço. O poder digestivo é mais forte, quando o sol está mais alto. Ao consumir a maior refeição do dia ao meio-dia, o corpo é capaz de usar seu fogo digestivo para decompor e assimilar nutrientes com o menor gasto de energia. O meio-dia é a melhor hora do dia para integrar alimentos mais pesados ou de difícil digestão, como uma comida extravagante (bebida gelada ou guloseima açucarada).

Ao comer, devemos parar um pouco antes do estomago estar cheio. Digerir grandes quantidades de alimentos, chama para o aparelho digestivo muita energia e sangue, desviado de outras zonas do corpo e de outras ações fisiológicas. Por exemplo: há sonolência quando se come muito ou alimentos errados, porque a energia e o sangue são desviados para o aparelho digestivo e o cérebro fica com menos.

- Comer quando há fome. Levar comer ao estomago, sem o corpo estar a pedir, pode levar a más digestões.

- Devemos comer sentados, com espirito alegre, livre de preocupações ou tristezas. A hora da refeição é um momento santo, deve haver um ambiente calmo, para que a mastigação seja bem feita. Tratar assuntos ou ver noticias na hora da refeição é escolher perturbações digestivas. Se estamos preocupados ou ansiosos, o melhor é adiar a refeição.

- Mastigar bem. Que significa triturar, esmigalhar, reduzir a papa, quase a liquido e depois engolir. Os amidos, como por exemplo os alimentos feitos de farinhas devem ser bem mastigados, é na boca que temos a amílase, uma enzima que digere estes alimentos.

 - Após a refeição, é conveniente relaxar 15 minutos. Esta recomendação é importante para quem se sente doente e para quem não digere bem.

- Evitar beber ás refeições. Os líquidos diluem os sucos estomacais e dificulta a digestão.

- Não estar sempre a comer. Este ato debilita a energia digestiva, por isso para um adulto, o café da manhã, o almoço ao meio-dia e o jantar antes de ser noite, são suficientes.

- Parar de comer, três horas antes de dormir. Durante o sono, o corpo repara, cura e restaura enquanto a mente digere pensamentos, emoções e experiências do dia. Se a energia do corpo é desviada para a digestão física, a cura física e os processos digestivos mentais são interrompidos. Por este motivo, as Medicinas Tradicionais recomendam que a última refeição do dia seja relativamente leve e feita três horas antes de dormir, para evitar esse desequilíbrio.

 Depois de tudo isto, há uma recomendação muito importante, que é a de ser grato. Agradecer os alimentos, ter respeito por eles, perceber o quanto foi gasto para os produzir e perceber o quão bom é tê-los na mesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário