segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Era para morrer aos 65 anos, mas viveu até aos 96

 


“Eu era apenas uma criança quando a minha avó foi diagnosticada com doença cardíaca em fase final. Ela tinha feito tantas cirurgias de bypass, que não havia mais nada que os cirurgiões pudessem fazer. Mandaram-na para casa numa cadeira de rodas para morrer. Disseram-lhe que a sua vida tinha acabado aos 65 anos.

Depois de ter recebido a sua sentença de morte médica, a minha avó ouviu falar de Nathan Pritikin, um dos pioneiros da Medicina do Estilo de Vida que ajudava as pessoas a reverter doenças cardíacas terminais. Em desespero, a minha avó conseguiu de alguma forma atravessar o país para assistir ao seu programa ao vivo, onde ensinava uma alimentação à base de plantas e exercícios.

A mulher a quem os médicos disseram que a sua vida tinha acabado, viveu por mais 31 anos, graças a uma alimentação saudável e estilo de vida. Ela viveu até aos 96 anos, desfrutando dos seus seis netos, incluindo eu, durante três décadas gloriosas.

À medida que envelhecia, comecei a entender o significado da sua recuperação quase milagrosa.

Assim que pararmos de comer os alimentos que entupem as artérias que contribuem para as doenças cardíacas, os nossos corpos podem começar a curar-se sozinhos.

Por isso dei à minha Vida, a grande missão de educar milhões de pessoas numa alimentação baseada em evidências.

Espero poder fazer pela sua família o que o Pritikin fez pela minha.”

Texto do Dr. Michael Greger do site Nutritionfacts.org

Sem comentários:

Enviar um comentário