segunda-feira, 11 de março de 2013

Tratamento Natural de Miomas 1ª Parte



O que são Miomas Uterinos?
São tumores benignos que crescem no músculo e tecido conjuntivo em torno da parede do útero de uma mulher.
Algumas têm vários miomas, outras só um, podem ser grandes ou pequenos.
Um grande número de mulheres nem sabe que tem miomas, até fazerem o exame de rotina.
É muito raro um mioma evoluir para cancro.
O sintoma mais típico dos miomas é as hemorragias, que podem ser intensas e irregulares tanto no período menstrual como fora dele. É este sangramento que leva a maior parte das mulheres à cirurgia.
Miomas são a principal causa da histerectomia.

Quais são as causas dos miomas?
A sua verdadeira causa ainda é desconhecida.
Mas, parece que o fato mais marcante é o papel do estrogénio, cuja função básica em todo o corpo é estimular o crescimento celular.
O corpo da mulher foi projetado para que desde a puberdade até à menopausa houvesse um trabalho em conjunto e em equilíbrio do estrogénio e da progesterona de forma a estimular e a regular o ciclo menstrual.

A secreção destas hormonas (estrogénio e progesterona) é relativamente constante durante todo o ciclo ovariano, porém, com intensidades muito diferentes durante as etapas do ciclo mensal.
A maior parte do estrogénio é libertado para a circulação durante a primeira metade do ciclo menstrual e trabalha para formar o revestimento do útero da mulher e prepara-lo para uma futura fecundação.
Por sua vez, a progesterona é libertada na corrente sanguínea durante a segunda metade do ciclo menstrual, e a função dela é manter o revestimento do útero que o estrogénio ajudou a construir durante as duas primeiras semanas.
 
Se a mulher ficar gravida, seu corpo continua a produzir em grande quantidade progesterona, mas se não houver fecundação deixa de a produzir em grande quantidade o que resulta num desprendimento e eliminação do revestimento uterino dando origem ao fluxo menstrual mensal da mulher.

Predominância estrogénica
Parece que muitas mulheres e até adolescentes têm excesso de estrogénio e deficiência de progesterona.

Porque é que a predominância estrogénica é um problema?
Há muitas razões, mas a principal é o fato deste excesso de estrogénio engrossar o revestimento do útero muito mais do que é saudável, durante os ciclos menstruais. Este espessamento, pode levar a fluxos menstruais intensos, com coágulos e/ou a crescimentos localizados. A estes crescimentos chamamos miomas.
Resumindo, o estrogénio estimula o crescimento dos miomas e a progesterona inibe.

O que causa o excesso do Estrogénio?

 Duvidamos que o estrogénio criado naturalmente dentro do corpo crie miomas, mas a exposição a xenoestrogénios - substâncias químicas semelhantes ao estrogénio natural do corpo encontrados na pilula, nos pesticidas e hormonas de crescimento usados na produção de alimentos, nos produtos de higiene como detergentes, sabões, nos recipientes de plástico, etc.; pode explicar porque os miomas são mais comuns nos dias de hoje do que há algumas décadas atrás.




- Estar com excesso de peso
O estrogénio é produzido nos ovários, nas glândulas supra-renais e nas células de gordura, logo quanto mais destas existirem maior é a chance de vir a ter excesso de estrogénio.






- Stress cronico
Quando uma pessoa vive sempre ou grande parte do seu dia em estado de stress, nervosismo, seu corpo vai converter a progesterona em cortisol que é a hormona do stress, o que pode levar a um esgotamento da progesterona, que cria o desequilíbrio entre esta e o estrogénio e o que leva a ter excesso deste.

Continua…

Sem comentários:

Enviar um comentário