segunda-feira, 12 de maio de 2014

A ciência confirma que TODOS TEMOS DE APANHAR SOL...evitar o sol duplica o risco de morte


Já reparou que o Sol é uma das maiores maravilhas, sem ele não havia vida na Terra, nós não estávamos vivos. Os Egípcios davam tanta importância ao sol que tinham o Deus Rá, que era o Deus Sol, o criador de todos os outros Deuses. Toda a vida, o Homem viveu sob o Sol.
Mas, nos últimos tempos algumas entidades se levantaram e alertaram "cuidado com o sol...ele provoca cancro...proteja-se com protetor solar...", e o povo ficou com medo...e muito se vendeu de protetor solar e de óculos escuros.

Pesquisadores da Suécia, apresentaram um estudo de 20 anos, que começou em 1990, e constataram que não apanhar sol dobra o risco de morte.
O estudo foi feito no Instituto Karolinska, em Solna onde se avaliou cerca de 30000 mulheres e suas vidas com exposição ou sem exposição ao sol. Algumas destas mulheres morreram durante o estudo e verificou-se que morriam mais as que apanhavam menos sol.
O Dr. Pelle Lindqvist disse " os resultados deste estudo mostraram claramente que a mortalidade dobra em mulheres com pouca ou nenhuma exposição ao sol, e países com baixa intensidade solar pode ser prejudicial para a saúde das mulheres."

O Sol foi apontado como a principal causa de cancro de pele, mas é precisamente o contrário, os melanomas surgem nas pessoas que evitam o sol. Faz todo o sentido, se não apanharmos sol, não fabricamos vitamina D e sem esta, ficamos em risco de desenvolver tanto cancro como todas as condições associadas à deficiência dela, e esta deficiência  está-se a tornar uma pandemia, as pessoas trabalham e vivem dentro de casa, as crianças brincam dentro de casa e nunca apanham sol.

A revista Advances in Experimental Medicine and Biology diz: " A deficiência em Vitamina D tem sido associada a uma pandemia com outras consequências graves, incluindo o aumento do risco de cancros comuns, doenças auto-imunes, doenças infecciosas e doenças cardiovasculares."

Como em tudo na Vida o Bom Senso deve liderar, não devemos nos pôr a esturricar ao sol, mas nossa pele, nossos olhos precisam dos raios do sol.
Não entendo quando me dizem que o médico mandou não apanhar sol, mesmo as pessoas com cancro, sabe-se que a deficiência em vitamina D é uma das causas que pode levar ao cancro, à esclerose múltipla, às depressões, à osteoporose e osteopénia, etc...

Viver longe do sol não é natural, se não é natural nunca pode ser benéfico. Antigamente uma das terapias naturais era a Helioterapia em que um dos tratamentos, era precisamente a exposição solar por 20, 30 e até 60 minutos diários, Muitas pessoas com tuberculose se salvaram graças à exposição Solar.
O Sol é um recurso de Saúde.
 

3 comentários:

  1. Gostei!! Tambem acho importante tomar um solzinho!!

    ResponderEliminar
  2. É preciso chuva, é preciso frio...mas eu adoro o calor, o sol, o ceu azul...o Sol é a maravilha do sistema solar...

    ResponderEliminar
  3. Fernanda, entretanto já apareceu num jornal uma outra noticia que diz que o estudo acima é bom para os suecos, mas não para os portugueses... Isto é só rir...
    veja em: http://lifestyle.publico.pt/artigos/334634_o-melhor-protector-solar-e-o-que-se-leva-para-a-praia-e-se-poe-na-pele

    ResponderEliminar