quarta-feira, 17 de setembro de 2014

As Férias, a Água do Mar e o Não tomar Banho


Adoro o meu tempo de férias, a qualidade de vida que dou ao meu corpo. Férias para mim é sinonimo de praia, de boa alimentação, de exercício, de andar descalça e de não tomar banho. Todos os dias caminho 2 horas junto ao mar, descalça para poder descarregar tudo o que é mau à Terra e ando ao sol sem protetor solar para fabricar Vitamina D, que mais que uma vitamina é uma hormona extremamente importante no nosso corpo; eu sou defensora do apanhar Sol, pois quando devidamente usado é meio de cura, as pessoas que não apanham sol dificilmente são saudáveis.

Amo o mar, a sua beleza, o seu cheiro, o seu som, o ar que respiramos junto ao mar está carregado de iões negativos que tem um efeito relaxante sobre nós.


Tomar banho ou fazer exercício no mar é uma das coisas mais maravilhosas e terapêuticas que podemos usufruir, tem uma ação sobre todo o nosso corpo, a agua fria em contato com a pele provoca no corpo uma reação de defesa que aos primeiros instantes atrai o sangue à superfície, por isso a pele tende a ficar vermelha, ninguém consegue ficar stressado a tomar banho de mar, por isso eu tomei muitos, muitos banhos de mar.

Por tomar muitos banhos de agua de mar, tomei poucos ( nem vou dizer quantos por vergonha, num mês foram tão pouquinhos) de agua clorada. Antigamente depois do meu dia de praia eu tomava um bom duche, tirava toda e qualquer vestígio de agua salgada e pensava que era o que devia de ser feito. Mas já não penso igual, como posso eu achar que uma agua cheia de cloro, fluor e sabe-se lá mais o quê sobre a minha pele pode ser melhor que a rica agua do mar? Quando saio da praia limpo bem os pés para tirar a areia, se ficar suja em algum local com certeza que passo com o chuveiro, mas só nos locais onde tenho necessidade, caso contrario o banho é feito no mar, lavo os sovacos, os genitais, a boca, esfrego o couro cabeludo, tento que a agua entre e lave tudo, depois em casa aplico óleo de coco.

O que me levou achar que isto era o certo? A importância da água do mar
O nosso plasma sanguíneo é muito similar à agua do mar, na teoria da evolução diz-se que a primeira célula surgiu no mar e todos nós indiretamente dessa célula, se foi assim não sabemos, mas o que é certo é que cada um de nós tem nas suas veias um fluido salgado que combina o sódio, o potássio e o cálcio numa proporção semelhante á da agua do mar, por isso nossas lagrimas, nossas secreções, nosso suor, nossa urina e até nosso sangue tem um sabor salgado.
A Agua do mar é antibiótica e bactericida, inibe a proliferação bacteriana, elimina as bactérias nocivas e respeita as boas, mata os parasitas que vivem em nossa pele, na mucosa nasal e em redor dos olhos.
Contém todos os minerais da tabela periódica de Mendelve, tanto os macro como os micronutrientes, por isso a agua do mar é rica numa relação equilibrada com um PH de 7,5 praticamente igual ao PH do nosso sangue. Coincidência?

Também é um nutriente, no seculo passado René Quinton receitava um soro ás crianças raquíticas, curando-as, chama-se o soro de Quinton, depois descobriu-se que era agua do mar.

Muito mais podia ser dito sobre a agua do mar, mas aquilo que quero passar é que a agua do mar é terapêutica:
- Ajuda na eliminação de toxinas.
- Devido á sua densidade facilita o relaxamento e a recuperação muscular.
- Melhora a capacidade respiratória.
- Melhora a circulação sanguínea.
- Alivia dores musculares e reumáticas.
- Excelente para a psoríase.
- Revitaliza os tecidos corporais.


Entendo perfeitamente quando o Dr. Marcelo Rebelo de Sousa diz que aquilo que o leva a ter vitalidade é o fato dele tomar banho de mar todos os dias, desloca-se diariamente de Lisboa onde trabalha até à linha do Estoril e  na sua hora de almoço toma o seu banho  numa dessas praias, seja verão ou inverno.

Sem comentários:

Enviar um comentário