quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O que fazer quando uma criança chega a casa a espirrar e com tosse?


Quando uma criança chega da escola abatida, tremula com frio, mãos frias, pingo no nariz, espirros e alguma tosse, é sinal de resfriado o que em Portugal se chama de constipação.

O que pode fazer?
 - O jantar da criança deve ser uma sopa, de preferência feita na altura. Uma sopa com alimentos que tendam a ajudar o corpo na sua sintomatologia como por exemplo esta:
Fazer um puré com 1 batata, 2 cenouras, 1 cebola grande, 4 dentes de alho, cozer, passar e acrescentar folhas de agrião.


- Se a criança chegou com frio, faça-lhe um escalda- pés. Sente-a numa cadeira e coloque os seus pés numa bacia com agua quente. Comece com agua morna e depois vá acrescentando quente conforme a tolerância da criança, deve estar de 15 a 20 minutos. Seque bem os pés e calce umas meias.


- Enquanto faz o escalda-pés, também pode fazer vaporização nasal. Faça um cozimento de folhas de eucalipto, deite numa bacia e faça a criança respirar os vapores com uma toalha por cima da cabeça. No lugar das folhas de eucalipto também pode usar 2 gotas de óleo essencial.

- Dê-lhe chá de Orégão, ao qual pode acrescentar 1 pau de canela e uma rodela de casca de limão. Adoce com mel.

- No quarto onde a criança vai dormir, coloque na mesa de cabeceira um pires com uma cebola cortada em pedaços.

- Ao deitar a criança, unte as plantas dos pés com Vick Vaporub, e calce umas meias.

- Aconchegue a criança, dê um beijinho ternurento e diga: "amanhã estás bom, vais poder brincar com as outras crianças, te amo meu filho."

E, simplesmente desta forma, o resfriado se foi. 

Também pode gostar:

- O Glúten pode Iniciar e Perpetuar Doenças

Sem comentários:

Enviar um comentário