segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

A vida traz-nos a nossa Vida


Quando criança pensei e planeei uma vida, depois cresci e a própria vida me encurralou noutra...que também acho estar de acordo com o meu Eu...até porque podemos ser sempre nós em qualquer personagem que a Vida nos der.

Não sei se concordam comigo, mas a vida de cada um é como uma peça de teatro que a gente vem interpretar, ás vezes a peça é boa outras vezes é menos boa, mas em qualquer uma, há uma lição aprender e muito a desempenhar...que o façamos enquanto as cortinas do talco estão abertas.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Alho e seus Efeitos Terapeuticos


Amado por uns, odiado por outros, o alho foi criado para olharmos com atenção para ele. Muitos de nós precisam de alho. Podia fazer um livro só a falar dos beneficios do alho, ele age desde cancro a acidente vascular cerebral ( AVC), aterosclerose, diabetes, tudo doenças da moda atual. Estudos apontam 57 efeitos farmacológicos do alho no corpo.
Antigamente a farmácia ficava longe e as infeções eram tratadas com o que havia, não sei se era melhor ou pior, mas penso que num futuro imediato voltaremos de novo ao alho, porque a resistência aos antibióticos está a crescer, por isso é bom olhar de novo para este amigo.

Veja aqui o estudo, que mostra a importância do alho na aterosclerose pois inibe a formação de placas ateroscleróticas e a calcificação das artérias.

Um outro estudo feito no Paquistão e apresentado no Journal of Pharmaceutical Sciences, que pode ver aqui, mostrou que o alho reduzia a pressão arterial, tanto a sistólica como a diastólica.

Como o alho reduz a pressão arterial?
Os compostos de enxofre no alho entram nas células do sangue e são convertidos em sulfureto de hidrogénio, o que dilata os vasos sanguíneos. Isso ajuda a reduzir a pressão arterial.
Muitas pessoas têm doença coronária arterial, ou seja têm problemas nas artérias, um estreitamento nos vasos que suprem o coração, devido a um espessamento da camada interna da artéria, por acumulo de placas que na maior parte das vezes se dá devido a inflamação sistémica e a inflamação das próprias artérias. O alho com seus compostos antioxidantes aumenta a produção de oxido nítrico e diminuí a produção de citoquinas inflamatórias, o que é maravilhoso e muita ajuda. Pode ver o estudo aqui.

Já vimos que em doenças cardiovasculares a doença número um a matar, o alho é um aliado, mas ele vai mais longe, pois ele combate a infeção.
O alho pode ser um dos salva-vidas futuros no crescente problema de bactérias resistentes a múltiplas drogas. O alho pode matar tanto bactérias como vírus.

Um estudo que pode ver aqui, compara o alho e um antibiótico – metronidazol usado nas infeções vaginais, concluem que o alho podia ser uma alternativa adequada, ou seja a pessoa podia ser medicada com alho em vez do antibiótico metronidazol, até porque este é cancerígeno com vários efeitos secundários que vai desde náuseas, diarreias, dor de cabeça, tontura e dor abdominal.

De acordo com a necessidade, pode-se tomar de um a vários alhos ao dia, convém que sejam biológicos, o que normalmente são roxos e pequenos, e pode-se tomar com água, como se fossem comprimidos.

A listagem dos benefícios é grande, vale a pena pesquisar e colocar em prática.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Como fazer Leite de Sésamo ( Gergelim)?


Já escrevi aqui, os benefícios das Sementes de Sésamo.

Receita do Leite de Sésamo
Colocar em água para hidratar por 8 horas, 2 ou 3 colheres de sopa de Sementes de Sésamo.
Se beber o leite de manhã pode colocar as sementes de molho à noite, se beber à noite colocar de manhã.
Se colocar as sementes em água e não fizer o leite, colocar no frigorífico e faz no dia seguinte.


Para fazer o Leite Vegetal, lavar as sementes num passador.


Deitar as sementes no liquidificador e juntar água. 
Para 3 colheres de sementes, usar dois copos de água.


Pode usar água fria ou água morna.
Triturar bem.


Coar. 
Utilizar um pano de voal, que também serve para coar outros leites e sumos, caso não tenha pode recorrer ao passador e pressionar bem com a colher.


Apertar bem, até sair todo o liquido.
O extrato que fica dentro do pano ou no passador pode ser usado em outras receitas ou deitar fora.


Uma excelente bebida, cheia de nutrientes desde de ferro, magnésio e cálcio.
Que sabor tem?
Tem um gosto característico, com sabor a Sementes de Sésamo.

Por onde Passares


Aquilo que é importante na Vida, é semear o bom, penso que é importante semear por dentro e por fora.
Para mim o Mundo não é um lugar mau, sei que alguns não concordam comigo, mas acredito que no fundo de todos nós, exista o mesmo desejo, o de regar a vida, de ter esperança, de semear cores e coisas bonitas, de sentir e fazer o bem.
Se por acaso alguém não for assim, para mim é somente uma pessoa que ainda não encontrou o Caminho...por isso...não desistas...continua...por onde passares...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O texto não é meu, é de um médico e é sobre o Cancro


O texto a seguir é do Dr. Mercola, decidi transcreve-lo porque também de uma forma ou de outra concordo com ele.
Dr. mercola tem um site, um dos mais lidos no Mundo Google.

“ Imagine um avião que cai e provoca muitas mortes. Essa notícia ia de certeza ser falada em todos os jornais importantes. Mas, nós temos o equivalente a 8 ou 10 aviões com pessoas a morrer de cancro todos os dias.
Apesar de todos os avanços anunciados, milhões são diagnosticados com cancro e em Portugal 1 em cada 4 portugueses morre com cancro.
A medicina parece não estar a conseguir encontrar uma “cura para o cancro”, pois o cancro converteu-se numa epidemia com proporções assombrosas. As estatísticas falam por si:
No ano 1900, uma em cada 20 pessoas desenvolviam cancro
Na década de 40, uma em cada 16 pessoas desenvolviam cancro
Na década de 70, uma em cada 10
Hoje, uma em cada 3

É noticiado que as taxas de mortalidade estão a diminuir, mas os números de óbitos continua a aumentar, o que está acontecer? A resposta talvez seja simples: “ a guerra contra o cancro” tem sido uma farsa durante os últimos 40 anos.
 A epidemia do cancro é um sonho para as grandes farmacêuticas, e suas campanhas em ocultar a cura contra o cancro têm sido extremas.

A máquina do Cancro
Por favor compreenda que o cancro é um grande negocio. A industria do cancro não investe absolutamente nada dos seus recursos ( por isso eu não contribuo com moeda nenhuma no peditório para o cancro) em prevenções eficazes, como indicações alimentarias, exercício e educação na saúde. Ao contrário investe o seu dinheiro no tratamento do cancro. A prevenção não dá dinheiro, o tratar dá, mas o problema é que na maioria dos casos não trata.
Para quê que uma industria iria investir contra os seus próprios lucros? Se são capazes de manter o bom funcionamento da maquina do cancro, o que lhes garante grandes lucros, com medicamentos como a quimioterapia, radioterapia, exames médicos e cirurgias.
Um típico paciente de cancro gasta ao estado perto de 50 000 Euros para combater a doença, muitas vezes morrendo no final ou nos próximos 5 anos. Os medicamentos de quimioterapia são dos mais caros.
Se a indústria do cancro permitir uma cura, esta renda astronómica desaparecerá. É melhor manter este fluxo constante de pacientes com cancro com vida, mas doentes para que continuem a voltar.

Como se criou este monstro social?
O documentário Cancer: Forbidden Cures é bem informativo. Nele se explica como a indústria farmacêutica se associou com a Associação Médica Americana (AMA) num engenhoso plano para controlar o sistema medico em quatro passos simples e rápidos, isto por volta do ano 1900. Em poucas palavras foi algo similar a isto:
Os banqueiros internacionais e ao mesmo tempo donos das indústrias farmacêuticas e químicas conseguiram o controlo sobre a educação medica (escolas de medicina e o que era ensinado), isto há mais de 100 anos.
Oferecem doações à AMA e às escolas de medicina, em contrapartida elas apontam nas direções guiadas pela farmacêutica.
Apesar das enormes quantidades de dinheiro destinado à investigação do cancro, dois em três pacientes com cancro morrerá dentro de cinco anos depois de receber a totalidade ou parte do tratamento protocolizado pelas Associações, neste caso – cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Durante os últimos cem anos muitos tratamentos naturais contra o cancro têm sido desenvolvidos e utilizados com êxito, mas têm sido descartados, silenciados e escondidos debaixo da sombra do monopólio medico, que ataca, difama e chega mesmo a encarcerar médicos e investigadores, arruinando-os profissionalmente por atreverem-se a desafiar o estabelecimento medico.

Com o fim de proteger o monopólio medico, qualquer tratamento natural viável enfrentará oposição massiva por parte das indústrias farmacêuticas e medicas. As companhias farmacêuticas não têm interesse em agentes naturais que não podem patentear, logo não são fonte de lucro, por isso tem-se criado sempre medidas para evitar que a verdade sobre os tratamentos naturais chegue a público.

As minhas Estratégias para prevenir o Cancro
Há tantas coisas que pode fazer para reduzir o risco de cancro. Por favor não fique à espera que o diagnostiquem- há que tomar medidas preventivas AGORA. É muito mais fácil prevenir o cancro que trata-lo, uma vez desenvolvido. Acredito que pode eliminar o risco de cancro e de doenças cronicas e também melhorar radicalmente suas possibilidades se já tem cancro, seguindo estas estratégias simples:

 - Coma pelo menos um terço dos alimentos crus, evite fritar ou assar em carvão; escalfe ou cozinhe a vapor. Junte à sua alimentação alimentos inteiros que combatem o cancro como algumas ervas, especiarias e suplementos, como os brócolos, a curcuma e o resveratrol ( presente nas uvas pretas).

- Reduza ou elimine da sua alimentação os alimentos processados, como açúcar e farinhas brancas.

- Reduza a proteína, e quando a comer considere de alta qualidade como ovos orgânicos de galinhas caseiras, abacates e óleo de coco.

- Tome probióticos naturais, para melhorar a sua flora intestinal, reduzir a inflamação e fortalecer a resposta imune. Alguns pesquisadores sugerem que a inibição das citoquinas inflamatórias pode atrasar a evolução do cancro.

- Faça exercício – o exercício reduz os níveis de insulina, o que cria um baixo nível de açúcar que diminui o crescimento do cancro.
Investigadores do cancro recomendam fazer exercício com regularidade para reduzir o risco de cancro e ajudar a melhorar a quem já tem. O exercício pode ajudar na apoptose (morte celular programada) nas células cancerosas. Um bom programa de exercício deve incluir equilíbrio, força, e flexibilidade.

- Você pode reduzir para metade o seu risco de ter cancro, se melhorar os sues níveis de vitamina D, com exposição solar adequada.

- Durma, durma o suficiente, dormir pouco pode interferir com a produção de melatonina, que se associa a maior risco de resistência à insulina e aumento de peso, os quais contribuem para o cancro.

 - Reduza a sua exposição a toxinas ambientais como pesticidas, herbicidas, produtos químicos, inclusive os de limpeza, assim como ambientadores sintéticos e cosméticos tóxicos.

 - Reduza a sua exposição à radiação - proteja-se contra a radiação produzida por telefones celulares, torres, estações Hi-Fi, também reduza ao mínimo a exposição a radiação de exames  médicos como Raio X, incluindo raios X aos dentes, tomografias computorizadas e mamografias."

 Manejo do stress - o stress é um importante contributo para a doença, crê-se que 85% das doenças são impulsionadas ou agravadas por factores emocionais. 



Mudança...


Vivemos num fluxo, onde tudo é mudança, onde nada é permanente. É importante que reflictamos sobre isso, porque assim quando algo, inclusive as coisas que gostamos mudam, não tendemos a sofremos tanto, não estamos tão apegados, porque já sabemos que aquilo que temos ou somos ou que nos é proporcionado pode mudar.


A Mudança é a maior aliada da nossa jornada pessoal, para o que mais queremos na Vida. Há um provérbio que diz: “Se nada muda, nada muda”.  

Se o que existe ou está na Vida, não nos agrada, a Natureza mostra que há sempre possibilidade de mudar de rumo, e contar uma nova historia.
Não podemos desistir, devemos sempre acreditar que temos grandes possibilidades.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Primeiro decida, depois tenha atitude



Ficar na indecisão, entre isto e aquilo, significa criar obstáculos para chegar até onde se quer.
É preciso decidir, como vai ser o trajecto, entre nós e o desejado, depois tomar atitude, ver o que é preciso fazer hoje, daqui a uma semana, daqui a um mês, daqui a seis meses, para chegar ao proposto.

Imagine que vive em Lisboa e que decide fazer uma peregrinação a Fátima a pé, vai ter de planear a viagem, quantos dias, onde dormir, que roupa e calçado levar, etc.. Mas em vez desta caminhada de poucos dias, você pode querer outra bem maior como fazer o Caminho de Santiago desde de França até à cidade de Santiago de  Compostela, neste caso o seu plano terá que ser outro, pois o percurso é muito maior.

Quando queremos liderar a nossa vida, seja na área profissional, emocional, na nossa saúde, há que criar mapas de percursos, uns serão pequenos e fáceis, outros serão mais longos e com mais obstáculos, mas com propósito e atitude, quem não chega lá?

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Enxaquecas - Um sintoma que pode ser resolvido


Muitos entre nós sofre de dores de cabeça fortes em que cada uma é pior que a outra, falo nas enxaquecas que é um dos sintomas dos diabos, porque pensamos que a cabeça vai rebentar a qualquer momento.
É sentida como uma pressão interna com dores pulsáteis, que afeta normalmente um dos lados da cabeça e podem ser acompanhadas de sintomas visuais, auditivos e gastrointestinais, pois há quem vomite nas crises de enxaqueca.

O que provoca a dor?
Por algum motivo, que podem ser muitos, dá-se uma irritação nos vasos sanguíneos da cabeça o que ativa os neurónios de sinalização da dor, para nos indicar que no nosso cérebro passa-se alguma coisa.
As enxaquecas podem ser explicadas como se fossem uma alergia, pois a dor é causada pela libertação de substâncias químicas que vão irritar os vasos do cérebro, como a noradrenalina, histamina e outras substâncias irritantes.

Numa pessoa já suscetível às enxaquecas, muitos agentes as podem desencadear, como determinados alimentos, perfumes, baixos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), pilula anticoncecional, medicamentos vasodilatadores, aditivos alimentares, retenção de líquidos, período menstrual, prisão de ventre, estados emocionais, etc...

Pesquizas recentes que pode ver aquidefendem que nas enxaquecas há uma alteração nas artérias que alimentam o cérebro (circulo de Willis), assim como alterações no fluxo de sangue, pensa-se que no inicio da dor a artéria temporal se contrai para de seguida tornar-se dilatada e sobrecarregada de sangue. A pressão do sangue na artéria causa a dor, por isso quando pressionamos com as mãos a parte lateral da cabeça ao longo do segmento dilatado sentimos alívio. No nosso corpo quem controla o tónus dos vasos sanguíneos é o sistema nervoso autónomo, desta forma o tratamento terá que ser direcionado para o sistema nervoso assim como para os vasos sanguíneos.

Quando estamos saudáveis tudo no nosso corpo está em equilíbrio, a energia, o sangue, os líquidos do corpo e a temperatura, quando determinado tecido acusa problema indica-nos que esse equilíbrio deixou de estar presente, no caso das enxaquecas penso que há um excesso de energia localizada e provavelmente até de temperatura por isso a artéria dilata, e baseado em diversos autores posso dizer que isto se dá por problemas nos órgãos inferiores como intestinos e fígado. Estes órgãos por razões dietéticas, medicamentosas ou até emocionais podem sofrer problemas no seu funcionamento o que leva a um aumento de temperatura, esta que é uma energia quente sobe e perturba como diz a medicina chinesa a parte mais yang do corpo.

O que podemos fazer para ajudar?
Já vimos que há um calor sobre a artéria, que a dilata e a congestiona de sangue assim como perturba toda a circulação cerebral, o que vamos fazer é arrefecer, é isso mesmo arrefecer a parte dolorosa e afastar o sangue da cabeça, e a melhor forma de conseguir isso é atrai-lo aos pés. Como?

Para arrefecer a cabeça, basta enrolar uma toalha molhada em água fria em volta da cabeça, pode mesmo colocar umas pedras de gelo no interior da toalha para que se mantenha fria, ajeite bem sobre a parte dolorosa.
Para afastar o excesso de sangue da cabeça, vamos atrai-lo aos pés, com um escalda-pés.
Colocar os pés num balde com água bem quente, a água tem de passar os tornozelos, põe 5 minutos em água quente e 1 minuto em água fria, volta a colocar na água quente e termina com água fria. Pode fazer isto o tempo que quiser, o objetivo é os pés ficarem quentinhos, avermelhados, ou seja com mais sangue. Atenção as pessoas insulinodependentes não podem fazer escalda-pés.

Isto faz-se no momento da dor, mas o mais importante é perceber que alimentação está a fazer, que emoções está a ter, se evacua todos os dias, que medicamentos toma que possam estar a perturbar o fígado, enfim várias coisas devem ser analisadas para fazer frente às enxaquecas.
Em qualquer dos casos podemos sempre ajudar a equilibrar, e para isso basta dormir pelo menos  7 noites seguidas com argila sobre todo o abdómen, a argila vai equilibrar as fermentações e putrefações (gases) existentes no aparelho digestivo, o que não vai permitir o aumento da temperatura e dificilmente surgiram enxaquecas.
A alimentação deve ser bem simples com cereais integrais, muitos legumes e vegetais, fruta, de forma a não sobrecarregar o aparelho digestivo.

Aconselho a toma de Cloreto de Magnésio, visto ter um efeito calmante sobre o sistema nervoso e Levedura de cerveja devido ao aporte em vitaminas do grupo B, normalmente em deficiência nas pessoas com enxaquecas.
Olhando de uma forma simplista para as enxaquecas podemos dizer que elas existem porque a pessoa tem a cabeça quente e os pés frios, mas o ideal será sempre ter a cabeça fria e os pés quentes.


Que bom que é ser Criança



As crianças têm nelas Esperança, são solo fértil e com pouca erva daninha. São puras, são verdadeiras e as máscaras ainda não se formaram.

Cada célula do corpo da criança sabe que tem um destino a cumprir, há toda uma energia para crescer, para fazer acontecer e sua mente recebe toda essa força vital, por isso a criança tem tanto de frágil como de forte. 

A criança tem a personalidade a crescer, está em fase de expansão, por isso quando chega um problema, ele se mantém na periferia, não há como machucar muito dentro, porque sua energia é centrifuga, ou seja, para fora.

Se nós conseguíssemos ser crianças na alma, era mais fácil tudo ficar bem. 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Passei das sopas de leite ao sumo de vegetais


Quando era pequena, meu pequeno almoço era sopinhas de leite, quem não comeu? Quem não gosta? Pãozinho ensopadinho em leite docinho. Também ia ás sopas de café do meu pai. Nessa altura estava muito acima do peso que devia ter.
Mas, o tempo passou e o conhecimento que adquiri levou-me a mudar tudo isto, percebi que tenho que fazer escolhas alimentares com a razão e não com as papilas gustativas que foram alteradas pelo docinhos artificiais.
Hoje, não passo sem o meu suco de legumes e folhas, se não o tomar o meu dia não é igual, é como se meu corpo falasse e disesse: " então, então o sumo, queremos nutrientes...", é verdade, este tipo de sumo é uma fonte de nutrientes sem muito trabalho de digestão.

O meu sumo de hoje foi simples, com abóbora, beterraba, maçã, folhas de beterraba e limão, como mostra a foto:


Cortei tudo em pedaços pequenos e coloquei no liquidificador, juntei 1 copo pequeno de água.


Triturei muito bem, empurrando com as hastes das folhas de beterraba, depois coei.


Quem nunca bebeu, pode até pensar que o gosto é horrível, mas não é, tudo depende das nossas papilas. Quem está habituado a beber um galão com uma torrada, não vai ser muito fácil a troca, mas se a fizer ao fim de alguns dias dificilmente volta ao leite. Se eu pensar o que é o leite, o que tem nele, e o que ele faz ao meu corpo, fico sem vontade de o ingerir. Bem, tudo é uma questão de habito, por isso procuremos hábitos saudáveis, que tragam vida ás nossas células, porque quando elas estão bem, nós estamos bem.

Associe a reza ao fazer


A física quântica mostra que em coisas muito, muito pequenas a mente, ou melhor a consciência controla a matéria, mas no nosso mundo de coisas maiores não vemos essa magia acontecer dentro do espaço-tempo imediato. Ninguém pensa que tem uma girafa no quarto e ela aparece.

Mas o querer da mente, o confiar de coração, o acreditar sem duvida, foi sempre defendido por todas as tradições antigas como uma forma de ajuda ao que queremos.

Imagine um problema de saúde, como por exemplo, problemas intestinais como diarreias crónicas.A pessoa com o problema come pão branco, lacticínios, e mistura todo o tipo de alimentos, acha que pedir aos Céus, vai-lhe resolver o problema? Santo Agostinho é bem explicito, diz que devemos pedir, confiar, mas ao mesmo tempo trabalhar no mesmo sentido, trabalhar como se a solução só dependesse de nós.
O milagre do acontecer dá-se quando associamos a Reza ao Fazer.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O exercício é uma grande ajuda na diabetes e na doença cardiovascular


A diabetes é uma doença metabólica que envolve vários fatores causais, mas é essencialmente uma doença do estilo de vida, assim como as doenças cardiovasculares, por isso elas praticamente não existiam no antigamente. Mas o que é isso do estilo de vida causar diabetes ou doença cardíaca?
Nós vivemos como vemos os outros viver, nós comemos como vemos os outros comer, somos de uma forma ou de outra influenciados pelo ambiente que nos rodeia e nessa forma de viver fazemos coisas que nem sempre beneficiam a nossa maquina humana.
E, uma das coisas que pode ser perigosa para a saúde é estarmos sentados.
A pesquisadora Emma Wilmot e Thomas Yates na Universidade de Leicester em 2012, analisaram 18 estudos que incluíram cerca de 800 000 pessoas, e concluíram que as pessoas que se sentavam por períodos longos eram mais propensos a ter diabetes e doença cardíaca.

SE você é ou pode vir a ser um diabético, se você tem indicadores de doença cardíaca, se você quer ser mais saudável para que dessa forma possa aproveitar melhor a vida, você tem assim como eu de andar, de levantar, de mexer, de agitar o corpo que temos. Não há desculpa, não há forma de dizer ao corpo: "Ok, eu sei...mas aguenta mais um pouco, que a vida sedentária é mais fácil...  é bom estar sentado a ver a novela... doí-me as pernas... vou para o Facebook... ". O corpo dá e suporta sempre o melhor que sabe e pode, se a diabetes chegou é porque o corpo já não consegue resolver o problema, e cabe a nós se queremos viver mais um tempo nele, ajuda-lo. E, tudo indica que andar, trabalhar, fazer exercício, cultivar, tudo aquilo que faça o seu corpo se movimentar é benéfico.
Não há comprimido que faça isto.

Está num blogue que tenta trazer noticias de saúde, que tenta mostrar que é possível ajudar o corpo a resolver os seus problemas através de meios naturais, biologicamente aceites pelo nosso corpo, e que esta é e será sempre a melhor forma, e um desses "médicos naturais" é o exercício.

Neste poste falei na doença cardiovascular e disse que é possível reverte-la, e que uma das mudanças era a pessoa tornar-se vegetariana, deixar de comer carne, hoje digo-lhe que tem de deixar a carne e fazer exercício.
E fazer exercício é tentar mexer o dia todo.
É o movimento que aciona o nosso sistema linfático, um sistema perfeito que leva o nosso lixo interno, se este sistema de limpeza se tornar lento, a sujidade amontoa-se e causa entupimentos o que leva a uma serie de outros problemas.


 O incentivo de hoje e acredito que estou a incentivar-vos, também é para mim, que não me mexo nem perto do que acho certo. Mas, a esperança nunca morre e estou a pensar colocar um letreiro bem grande frente da minha cama a dizer: MEXER, de forma a ficar estimulada ao movimento. No dia de hoje e até agora tenho me portado bem, levantei cedo e fiz exercício (no youtube há muitos vídeos), vim a pé para o trabalho, nele que estou maioritariamente sentada levantei-me muitas vezes e fiz agachamentos, fui almoçar e vim novamente a pé e logo à noite tenho na minha agenda mental fazer uma aulinha de ioga.
Tudo o que digo, acredito e é o que quero fazer e seguir, quero viver e ser feliz  e sei que para conquistar esse estado meu corpo tem de ter saúde.
Tudo pela saúde...tudo pela vida.