quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Enxaquecas - Um sintoma que pode ser resolvido


Muitos entre nós sofre de dores de cabeça fortes em que cada uma é pior que a outra, falo nas enxaquecas que é um dos sintomas dos diabos, porque pensamos que a cabeça vai rebentar a qualquer momento.
É sentida como uma pressão interna com dores pulsáteis, que afeta normalmente um dos lados da cabeça e podem ser acompanhadas de sintomas visuais, auditivos e gastrointestinais, pois há quem vomite nas crises de enxaqueca.

O que provoca a dor?
Por algum motivo, que podem ser muitos, dá-se uma irritação nos vasos sanguíneos da cabeça o que ativa os neurónios de sinalização da dor, para nos indicar que no nosso cérebro passa-se alguma coisa.
As enxaquecas podem ser explicadas como se fossem uma alergia, pois a dor é causada pela libertação de substâncias químicas que vão irritar os vasos do cérebro, como a noradrenalina, histamina e outras substâncias irritantes.

Numa pessoa já suscetível às enxaquecas, muitos agentes as podem desencadear, como determinados alimentos, perfumes, baixos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), pilula anticoncecional, medicamentos vasodilatadores, aditivos alimentares, retenção de líquidos, período menstrual, prisão de ventre, estados emocionais, etc...

Pesquizas recentes que pode ver aquidefendem que nas enxaquecas há uma alteração nas artérias que alimentam o cérebro (circulo de Willis), assim como alterações no fluxo de sangue, pensa-se que no inicio da dor a artéria temporal se contrai para de seguida tornar-se dilatada e sobrecarregada de sangue. A pressão do sangue na artéria causa a dor, por isso quando pressionamos com as mãos a parte lateral da cabeça ao longo do segmento dilatado sentimos alívio. No nosso corpo quem controla o tónus dos vasos sanguíneos é o sistema nervoso autónomo, desta forma o tratamento terá que ser direcionado para o sistema nervoso assim como para os vasos sanguíneos.

Quando estamos saudáveis tudo no nosso corpo está em equilíbrio, a energia, o sangue, os líquidos do corpo e a temperatura, quando determinado tecido acusa problema indica-nos que esse equilíbrio deixou de estar presente, no caso das enxaquecas penso que há um excesso de energia localizada e provavelmente até de temperatura por isso a artéria dilata, e baseado em diversos autores posso dizer que isto se dá por problemas nos órgãos inferiores como intestinos e fígado. Estes órgãos por razões dietéticas, medicamentosas ou até emocionais podem sofrer problemas no seu funcionamento o que leva a um aumento de temperatura, esta que é uma energia quente sobe e perturba como diz a medicina chinesa a parte mais yang do corpo.

O que podemos fazer para ajudar?
Já vimos que há um calor sobre a artéria, que a dilata e a congestiona de sangue assim como perturba toda a circulação cerebral, o que vamos fazer é arrefecer, é isso mesmo arrefecer a parte dolorosa e afastar o sangue da cabeça, e a melhor forma de conseguir isso é atrai-lo aos pés. Como?

Para arrefecer a cabeça, basta enrolar uma toalha molhada em água fria em volta da cabeça, pode mesmo colocar umas pedras de gelo no interior da toalha para que se mantenha fria, ajeite bem sobre a parte dolorosa.
Para afastar o excesso de sangue da cabeça, vamos atrai-lo aos pés, com um escalda-pés.
Colocar os pés num balde com água bem quente, a água tem de passar os tornozelos, põe 5 minutos em água quente e 1 minuto em água fria, volta a colocar na água quente e termina com água fria. Pode fazer isto o tempo que quiser, o objetivo é os pés ficarem quentinhos, avermelhados, ou seja com mais sangue. Atenção as pessoas insulinodependentes não podem fazer escalda-pés.

Isto faz-se no momento da dor, mas o mais importante é perceber que alimentação está a fazer, que emoções está a ter, se evacua todos os dias, que medicamentos toma que possam estar a perturbar o fígado, enfim várias coisas devem ser analisadas para fazer frente às enxaquecas.
Em qualquer dos casos podemos sempre ajudar a equilibrar, e para isso basta dormir pelo menos  7 noites seguidas com argila sobre todo o abdómen, a argila vai equilibrar as fermentações e putrefações (gases) existentes no aparelho digestivo, o que não vai permitir o aumento da temperatura e dificilmente surgiram enxaquecas.
A alimentação deve ser bem simples com cereais integrais, muitos legumes e vegetais, fruta, de forma a não sobrecarregar o aparelho digestivo.

Aconselho a toma de Cloreto de Magnésio, visto ter um efeito calmante sobre o sistema nervoso e Levedura de cerveja devido ao aporte em vitaminas do grupo B, normalmente em deficiência nas pessoas com enxaquecas.
Olhando de uma forma simplista para as enxaquecas podemos dizer que elas existem porque a pessoa tem a cabeça quente e os pés frios, mas o ideal será sempre ter a cabeça fria e os pés quentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário