segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O exercício é uma grande ajuda na diabetes e na doença cardiovascular


A diabetes é uma doença metabólica que envolve vários fatores causais, mas é essencialmente uma doença do estilo de vida, assim como as doenças cardiovasculares, por isso elas praticamente não existiam no antigamente. Mas o que é isso do estilo de vida causar diabetes ou doença cardíaca?
Nós vivemos como vemos os outros viver, nós comemos como vemos os outros comer, somos de uma forma ou de outra influenciados pelo ambiente que nos rodeia e nessa forma de viver fazemos coisas que nem sempre beneficiam a nossa maquina humana.
E, uma das coisas que pode ser perigosa para a saúde é estarmos sentados.
A pesquisadora Emma Wilmot e Thomas Yates na Universidade de Leicester em 2012, analisaram 18 estudos que incluíram cerca de 800 000 pessoas, e concluíram que as pessoas que se sentavam por períodos longos eram mais propensos a ter diabetes e doença cardíaca.

SE você é ou pode vir a ser um diabético, se você tem indicadores de doença cardíaca, se você quer ser mais saudável para que dessa forma possa aproveitar melhor a vida, você tem assim como eu de andar, de levantar, de mexer, de agitar o corpo que temos. Não há desculpa, não há forma de dizer ao corpo: "Ok, eu sei...mas aguenta mais um pouco, que a vida sedentária é mais fácil...  é bom estar sentado a ver a novela... doí-me as pernas... vou para o Facebook... ". O corpo dá e suporta sempre o melhor que sabe e pode, se a diabetes chegou é porque o corpo já não consegue resolver o problema, e cabe a nós se queremos viver mais um tempo nele, ajuda-lo. E, tudo indica que andar, trabalhar, fazer exercício, cultivar, tudo aquilo que faça o seu corpo se movimentar é benéfico.
Não há comprimido que faça isto.

Está num blogue que tenta trazer noticias de saúde, que tenta mostrar que é possível ajudar o corpo a resolver os seus problemas através de meios naturais, biologicamente aceites pelo nosso corpo, e que esta é e será sempre a melhor forma, e um desses "médicos naturais" é o exercício.

Neste poste falei na doença cardiovascular e disse que é possível reverte-la, e que uma das mudanças era a pessoa tornar-se vegetariana, deixar de comer carne, hoje digo-lhe que tem de deixar a carne e fazer exercício.
E fazer exercício é tentar mexer o dia todo.
É o movimento que aciona o nosso sistema linfático, um sistema perfeito que leva o nosso lixo interno, se este sistema de limpeza se tornar lento, a sujidade amontoa-se e causa entupimentos o que leva a uma serie de outros problemas.


 O incentivo de hoje e acredito que estou a incentivar-vos, também é para mim, que não me mexo nem perto do que acho certo. Mas, a esperança nunca morre e estou a pensar colocar um letreiro bem grande frente da minha cama a dizer: MEXER, de forma a ficar estimulada ao movimento. No dia de hoje e até agora tenho me portado bem, levantei cedo e fiz exercício (no youtube há muitos vídeos), vim a pé para o trabalho, nele que estou maioritariamente sentada levantei-me muitas vezes e fiz agachamentos, fui almoçar e vim novamente a pé e logo à noite tenho na minha agenda mental fazer uma aulinha de ioga.
Tudo o que digo, acredito e é o que quero fazer e seguir, quero viver e ser feliz  e sei que para conquistar esse estado meu corpo tem de ter saúde.
Tudo pela saúde...tudo pela vida.



Sem comentários:

Enviar um comentário