sábado, 6 de fevereiro de 2016

Leite de Sésamo ( Gergelim)

Bebo muitas vezes leite de sésamo, sinto que esta bebida branca feita pelas minhas mãos, é tónica, sinto que me reforça, até pode ser placebo, mas não desisto dela.
Já escrevi aqui, os benéficos que esta pequena semente nos traz e provavelmente haverá muito mais para falar dela, por isso o ideal é consumi-la.

Receita do Leite de Sésamo
Colocar  2 ou 3 colheres de sopa de sementes em agua por 8 horas.
Normalmente gosto de beber este leite à noite, então coloco as sementes a hidratar de manhã.

Na altura de fazer o leite, escorre-se a agua e lava-se as sementes muito bem num passador.


Deita-se as sementes no jarro do liquidificador e junta-se agua. Quanta agua? Bem, eu deito a olho...talvez para 3 colheres de sopa de sementes, deitar um copo de agua grande.

Como bebo o leite à noite, e estamos no inverno, amorno a agua que junto às sementes.
Depois é só triturar bem.


Coar. Utiliza-se o mesmo pano de voal, que se usa para coar os sumos de vegetais.


Aperta-se bem, até sair todo o liquido.
O extrato que fica dentro do pano, eu utilizo em outras receitas, mas também pode deitar fora, normalmente junto a outras sementes e servem para "bolinhos".
E o leite fica assim:

Um excelente leite, com muito mais cálcio que o da vaca.
Que sabor tem?
Não é o mesmo que beber leite de vaca, tem um gosto característico, se a pessoa come doces, bebe leite de vaca açucarado e depois quer de uma hora para a outra beber este leite, não sei se o consegue. Quanto a mim e ao meu gosto, eu bebo-o muito bem, todo o leite que vê na foto fui eu que o bebi.
Experimente...eduque as suas papilas a gostarem daquilo que nutre as suas células, você tem de fazer por elas, para elas poderem fazer por si.


Sem comentários:

Enviar um comentário