sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Carqueja e seus benefícios na Saúde

A Carqueja chama-se Genista tridentata L., é uma planta arbusto, que cresce espontaneamente na região Nordeste de Portugal. Dá uma florzinha amarela que é colhida para dar sabor ao famoso “arroz de Carqueja.” Tanto as flores como o caule  são usados na Medicina Natural por apresentarem efeitos hipoglicémicos, anti-hipertensivos e depurativos, sendo também usados ​​para o tratamento de inúmeros problemas de saúde relacionados à inflamação.

Para dar apoio científico aos efeitos da Carqueja, vários colegas do Departamento de Quimica da Universidade de Aveiro decidiram submeter a planta à avaliação in vitro e verificar cientificamente se fazia sentido as indicações tradicionais.

Concluíram que os benefícios para a saúde atribuídos na medicina popular às infusões ou decocções da Carqueja estão relacionados ao seu potencial anti-inflamatório. (1)

O ser anti-inflamatória faz da Carqueja uma excelente planta,  a inflamação está presente em todas as doenças e ajudar o corpo a reduzir esta resposta só traz benefícios.

Como diz o estudo “a inflamação está subjacente a múltiplos problemas de saúde e sua mitigação é, portanto, altamente desejável no tratamento de doenças como artrite reumatoide, osteoartrite, diabetes, aterosclerose e Alzheimer e os anti-inflamatórios disponíveis têm múltiplas limitações.

 Quem deve beber chá de Carqueja?

Diz a tradição que pessoas muito magras e secas não devem beber esta planta, porque agrava os problemas. O chá de Carqueja auxilia as pessoas que estão ligeiramente acima do peso e ainda tenham:

- Retenção de líquidos.

- Pessoas com diabetes tipo 2, ou que queiram prevenir.

- Com hipertensão.

- Prevenção de Alzheimer ou demência.

- Como ajuda e prevenção de problemas inflamatórios.

- Como ajuda a problemas pela bactéria Staphylococcus aureus.

Mulheres grávidas ou amamentarem não devem beber o chá.

 A Carqueja é uma das minhas plantas preferidas. Vou mudando de acordo “com o que me apetece”, gosto de escolher com consciência, de perceber se é o dia certo para beber aquela planta. Tento sentir em vez de pensar. Tenho em casa algumas plantas que penso que me fazem bem, e a cada dia, de entre elas, escolho aquela que naquele dia sobressai no meu pensamento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário