quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Podemos manter ou aumentar a Saúde?

.


Bem, eu não tenho autoridade para lhe dar essa resposta, mas a bióloga que ganhou o Nobel de Medicina em 2009, diz que sim. Ela, Elizabeth Blackburn diz que é possível evitar doenças associadas ao envelhecimento, assim como é possível reverter.

Ganhou o Nobel pelas suas descobertas a respeito dos telómeros e da telemerase. De uma forma muito simples, podemos dizer que com o passar dos anos vamos desgastando os telómeros, e quando eles são pequenos, as células tendem a não funcionar bem. Isto leva a mudanças fisiológicas no corpo que levam a doenças, como cardiovasculares, diabetes, hipertensão, sistema imunológico enfraquecido, etc

 A boa noticia é que este processo é maleável, significa que qualquer um de nós pode aumentar ou diminuir os seus telómeros, ou seja podemos diminuir ou aumentar a Saúde.

Pensar que tem hipertensão, e que vai ter para o resto da vida, pode ser ou não verdade. Pensar que tem diabetes tipo 2 e que vai ter para o resto da vida, pode ser ou não verdade. Pode ser ou não verdade, tudo depende do aumento ou da diminuição dos telómeros e da sua crença sobre o processo.

Quando por qualquer motivo os telómeros encurtam, diminuímos a Saúde e começam as doenças. Mas, se os telómeros aumentam, podemos atrasar e até reverter o envelhecimento, e todos os problemas a ele associado. 

Como alongar os telómeros?

Essa resposta é dada pela própria Elizabeth Blackburn, no seu livro Telomere Effect traduzido em português com o titulo “A Ciência da Juventude”.

No livro argumenta que os telómeros se alongam quando controlamos o stress, fazemos atividade física, fazemos uma alimentação natural e dormimos o suficiente. Diz que todas estas coisas têm um grande impacto a nível celular.

A alimentação deve ser balanceada com muitos alimentos integrais, ter vegetais, frutas, grãos, sementes e ter um bom nível de ácidos gordos ômega-3.

 Não precisamos ir à academia, mas convinha fazer exercício aeróbico diariamente. É importante fazer diferentes tipos de exercícios, por exemplo, num dia caminha, no outro arranja o jardim e no outro dança. O perigo é a pessoa ser sedentária.

 Perguntaram a Elizabeth: O telómero pode mudar, com que rapidez?

"Dependendo do Estilo de Vida, e das intervenções positivas que fazemos nela, podemos ver alterações nos telómeros em alguns meses. Mas as mudanças têm de ser vistas mais a longo prazo, em períodos de 1 a 10 anos, essas é que vão predizer a expetativa de Saúde."

Também disse: “Eu tento inserir essas coisas em minha vida. Faço exercícios, mas não passo horas na academia; tenho uma boa alimentação e tento pensar sobre o efeito do stress, por isso pratico micromeditações diariamente, que acho que me ajudam.”

 É uma Felicidade associada a uma Esperança, de que podemos oscilar na linha Saúde-doença. Isto significa o quê? Significa, por exemplo, que uma pessoa com hipertensão ou com diabetes tipo2, pode movimentar-se mais para o lado da Saúde e ao fim de um tempo, deixar de ser hipertensa e ter os níveis de açúcar no sangue controlados.

É isto que a Nobel nos diz e quem disser o contrario, não está a ser cientifico.

Sem comentários:

Enviar um comentário