quarta-feira, 31 de julho de 2013

A paz do mundo começa em mim

imagem copiada net
Hoje - 31 de julho é o ultimo dia do ano. Amanhã chega o Agosto, e para mim é um mês fora do tempo, é o meu reveillón, um mês para comemorar o ano que passou, para comemorar a beleza, alegria e a VIda.

Vou de ferias...
Mais uma vez volto a Portimão e à linda Praia da Rocha.
É um tempo para sair da rotina, para viver um Spa Natural, de sol, de banhos, de brincadeiras, é o tempo para jogar raquetes, bater palmas a muitos "pimbas", enfim um sem numero de actividades que não são feitas no resto do ano.

É o mês onde peço algo para mim, faço uma retrospeção e pergunto o que é que me falta? o que é que tenho de trabalhar?
Este ano eu já vou com a resposta - preciso de Gentileza...de ser Gentil com Tudo.

Para ser Gentil, preciso de paz...de ser a paz.
Não posso mais olhar "aquilo" e dizer não há paz, porque a paz do mundo começa em mim.

Quero que cada dia comece com a paz, com a certeza que tudo está certo, mesmo aquilo que parece que não está.
Tenho de ter a coragem de mudar, e de amar mesmo aquele que não pensa igual a mim.
Tudo está certo.
Esta é a mensagem que eu quero registar.
Se tudo está certo, eu não vou me opor a nada, logo estou a em paz...na paz pela paz...



sábado, 27 de julho de 2013

Este vídeo fala sobre o Colesterol

Já falei muitas vezes sobre a historia do colesterol, ou melhor sobre a medicação do colesterol.
São tantos os estudos, tantas as pessoas, médicos  e pesquisadores que vem falar sobre o colesterol, sobre os Muito Maus efeitos das Estatinas - medicamentos para o colesterol, que eu não entendo como é que a maior parte das pessoas as tomam.

Para quem foi diagnosticado com o colesterol alto e foi medicado com qualquer das Estatinas, eu aconselho:
- Não acredite em mim, mas pela sua saúde, pesquize.

- Também pode ver o vídeo:

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Melancia e seus benefícios na Saúde


A Melancia é uma fruta maravilhosa da família das Cucurbitaceae, onde também se inclui as abóboras, as curgetes, os pepinos, e a incrível diversidade de melões, de todos os tipos, formas e cores.
Deliciosa e refrescante, rica em nutrientes benéficos à nossa Saúde.
A Melancia é um sumo feito pela Natureza, pois 92% é agua, água e nutrientes, o que a torna um excelente fruto para os dias quentes de verão.

A Melancia tem muita Vitamina C, Vitamina A, Potássio, Magnésio, Vitaminas B1, B5 e B6. Rica em Carotenoides, incluindo Betacaroteno e Licopeno, além da Citrulina, que é um aminoácido importante.



Benefícios que se obtém ao comer Melancia
 - Um dos principais benefícios, é ajudar a diminuir a inflamação sistémica do corpo, que é um fator presente nas doenças cronicas. Esta ação deve-se à presença dos antioxidantes anti-inflamatórios, como o Licopeno, a Vitamina C, assim como à sua alcalinidade, que traz benefícios no controle da Homeostase do PH nos tecidos do corpo.
- Alguns compostos da Melancia, como a Cucurbitacina E e o Licopeno, são estudados pelo seu potencial em prevenir o cancro. Veja o estudo 1 e estudo 2

- O Licopeno também beneficia a Saúde do cérebro, ajuda a retardar o início e a progressão da doença de Alzheimer.
Também protege contra a degeneração macular relacionada à idade.

- Comer Melancia reduz a rigidez arterial e os afrontamentos em mulheres na menopausa. 

- É um excelente fruto para quem tem Hipertensão. Contém Citrulina, um aminoácido que pode aumentar os níveis de óxido nítrico no organismo. O óxido nítrico ajuda a expandir os vasos sanguíneos, o que reduz a pressão arterial. 
A Naturopatia faz dela um medicamento e prescreve-a em todas as doenças de circulação de sangue, como no caso de artérias entupidas e varizes. Uma das monodietas aconselhadas é consumir melancia durante 3 dias seguidos, interromper por uma semana e voltar a repetir, fazer isto várias vezes, enquanto for a época da Melancia.

- O suco de Melancia pode ser considerado uma bebida para recuperação após exercício, devido à presença de Citrulina. Este aminoácido alivia a dor muscular e permite uma melhor recuperação da frequência cardíaca, quando se faz exercício físico.

- Vários dos seus nutrientes são bons para o cabelo e para a pele. Ajudam a manter a pele macia, e também protegem contra queimaduras solares.

- Boa para o aparelho digestivo, devido à sua riqueza em água e fibras. As fibras dão volume ás fezes e a água ajuda o movimento do trato intestinal.
A sua digestão é facilitada se for comida à temperatura ambiente e não gelada. Como gosta de estar sozinha no estômago, não deve ser consumida como sobremesa, nem com outros alimentos.

- Uma fruta que melhora a diurese, ou seja, ajuda a eliminar líquidos. Amiga do fígado, pâncreas, bexiga, próstata e, acima de tudo do sistema renal.

Cultivada há mais de 5000 anos, conhecida pelo nosso ADN, a Melancia é uma fonte concentrada de componentes naturais com propriedades promotoras da Saúde.








As bactérias que nos fazem cheirar mal

imagem copiada net
Estamos no Verão, está calor e o meu corpo precisa de regular a temperatura. Como não sou eu que mando, mando em algumas coisas, em outras o corpo toma toda a responsabilidade, e faz-me suar.
E agora o cheiro?

O meu suor não cheira mal...nem o seu.
São as bactérias presentes na pele as "danadinhas" as responsáveis pelo odor.
Estas bichinhas que vivem na superfície da pele, sempre incomodaram o ser humano, os romanos também não gostavam delas, nem do mau cheiro que produziam, e como solução usavam umas almofadinhas aromatizadas nas axilas.
Mas andar eu, de almofadinhas nas axilas? Não me pareceu boa ideia.

O primeiro desodorizante químico foi desenvolvido no inicio do séc. XX à base de sulfato de potássio e sulfato de alumínio, ficou famoso após a segunda guerra mundial e desde de então não saiu do pódio dos produtos de higiene.
No entanto a ação dele no corpo humano tem sido questionada, no sentido de ser prejudicial, diz-se que os sais de alumínio em contato com o corpo pode levar ao desenvolvimento de células mamarias cancerígenas, com agravante que no local onde se coloca o desodorizante se localiza os nódulos linfáticos.

O que fazer para poder levantar o braço sem medos?
O que fazer para que essas bichinhas não proliferem?

Eu encontrei a minha solução.

A internet oferece um sem numero de soluções e receitas naturais, cabe a cada um descobrir aquela que mais gosta.
No meu caso, a minha receita é a mais simples e barata possível, é o bicarbonato de sódio.
Já usei em misturas, em pomadas, já fiz algumas receitinhas, mas prefiro simples.
Tomo o meu banho matinal, enxugo-me e de seguida com a pele ainda um pouco húmida passo uns pozinhos (não são muitos) nas axilas. Dura o dia todo.
Como é bom descobrir soluções que resultam, que são económicas e que não nos prejudicam.


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Há um grupo de pessoas que precisa urgentemente beber sumo de cenoura

imagem copiada net
A cenoura é um alimento-medicamento, útil em quase tudo, escrever sobre os seus benefícios ocuparia varias paginas, de tão rica que é.
Hoje, quero falar da sua importância para as doenças hepáticas, mais precisamente a Esteatose hepática ou o chamado fígado gordo.

Na cenoura existe o alfa-caroteno e o beta-caroteno que são precursores da vitamina A.
É no fígado que estes carotenos se transformam em Vitamina A, e nesta conversão o fígado usa energia, muita desta energia ele vai buscar à gordura que tem, o que se torna uma mais valia nas pessoas com fígado gordo, porque desta forma o próprio fígado se desintoxica.

As pessoas que além do fígado gordo também tenham diabetes, não devem beber sumo de cenoura, mas devem comer muita cenoura ralada crua.
Muitos nutricionista ou médicos não aconselham os diabéticos a comer cenoura, justificando com a subida dos níveis de glicose, no entanto eu não concordo. O mais correto é a própria pessoa experimentar, come uma refeição á qual juntou uma salada com muita cenoura ralada, e noutro dia come o mesmo e não junta a cenoura e verifica os valores tanto num dia como noutro.
Para mim o problema da diabetes não está no açúcar das frutas e dos vegetais, mas sim nas gorduras e nos refinados cozidos e mortos que intoxicam o corpo humano.


Beba Sumo de cenoura, coma cenoura ralada, perceba que a Saúde não está pronta, ela está sempre a ser construída.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Porque devem as futuras mamãs tomar Spirulina?

imagem copiada net
Já aconselhei em varias situações a toma da alga Spirulina, mas nunca o tinha feito em gravidas.
No entanto uma pesquiza publicada no Journal Of Medicinal Food revela que a Spirulina deve ser tomada pelas futuras mamas.
Porquê?
Porque protege o bebe em gestação da exposição ao cádmio, um metal altamente toxico.
Bem, segundo isto já estamos a supor que a mama está contaminada com cádmio...é...infelizmente é assim mesmo; o cádmio é normalmente encontrado no arroz tanto no branco como no integral e em outros alimentos comuns no nosso dia-a-dia.

O cádmio entra dentro do nosso corpo, imita o potássio e desta forma é absorvido e integrado aos tecidos do corpo e chega a permanecer dentro de nós 20 anos.

OH! Meu Deus, como nós estamos envenenados, quero muito voltar numa próxima vida ao planeta Terra... esta bolinha é linda...mas na Era do Homem amigo de Si...que eu acredito que vai vir, vamos nos envenenar tanto, que vamos ter que aprender a lei da Vida, ou seja a Lei do Amor...sim do amor...amor ao próximo e não ao dinheiro. Podíamos acabar com a maioria dos cancros, com a maioria das doenças se simplesmente não nos envenenassem, mas...e a economia? iria fechar as farmacêuticas, os laboratórios, no fundo os maiores negócios do Mundo.
Mas, isto um dia muda...

Já desabafei, vamos voltar ao cádmio; ele é perigoso porque provoca danos permanentes nos rins e o estudo provou que ao tomar-se Spirulina as mulheres gravidas protegem seus bebes da toxicidade e de defeitos congénitos relacionados com este metal.

Podemos deduzir que não são só as gravidas a beneficiarem com a toma da Spirulina, também todos nós; não temos de tomar sempre sem interrupção, mas o ideal é de vez em quando ir tomando...


terça-feira, 23 de julho de 2013

Como saber que estamos andar no caminho do "ter mais saúde"?

imagem copiada net
Eu acredito, que o tipo de alimentação molda a vida a uma pessoa, somos mais ou menos felizes de acordo com o que comemos.
Não é uma fé, é uma convicção com bases fisiológicas.

Buscamos tanta coisa para vivermos melhor e para sermos felizes, são tantas as "educações" e a mais importante delas, nós a descuramos, que é a educação na Saúde.
E o que é a Saúde?
É um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

Como saber que estamos andar no caminho do "ter mais saúde" ou "ter menos saúde"?
Se nos sentirmos melhor fisicamente, mexemo-nos melhor, nossa mente está melhor, raciocinamos melhor, a memoria funciona, se damos bom-dia aos outros, se lhes sorrimos, e se junto com tudo isto amamos viver e amamos o mundo, então estamos andar na estrada da vida, mas não estamos a perder a saúde. Se pelo contrario, não nos sentimos assim, temos de questionar, o que fazemos, o que comemos, e como estamos a viver, porque tenho a certeza que estamos a deixar cair as sementes erradas porque estamos a olhar para o lado contrario.

Vivemos tempos difíceis economicamente, o medo e a ansiedade controla a mente e não a deixa encontrar o caminho da saída, mas vejamos que independentemente da atual crise, nunca o ser humano viveu tão bem e com tanta coisa como hoje, mas paradoxalmente também nunca houve tanto problema mental, as pessoas viveram "mentedependentes" de tranquilizantes. Porquê?
É a vida? É a situação atual?

Porta sim porta não, a depressão instala-se e as atitudes das pessoas alteram-se, algumas até deixam de reconhecer-se a si mesmas.
Para mim a principal causa não é a vida económica, a causa principal é o pânico, é o grito das nossas células, é o stress diário a que são submetidas, primeiro porque não recebem o alimento adequado a elas e segundo porque as envenenamos com a alimentação atual.

A nível de saúde e de alimentação existe muitas controvérsias, muitos dividem as aguas, e não relacionam o tipo de alimento ingerido com as emoções sentidas, com as atitudes tomadas e com a própria satisfação da vida.
Temos de buscar e tentar encontrar por nós mesmos a verdade.

Jesus disse: "conheceis a verdade e a verdade vos libertará", não sei a que verdade se referia, mas deduzo para mim, que esta verdade é "qualquer coisa" que nos liberta, que nos faz sentir melhor fisicamente, mentalmente, que nos faz amar a nós e o próximo.


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Faz anualmente os seus exames médicos? Pensa estar a prevenir futuras doenças? Veja o que este medico diz...

imagem copiada net
A esmagadora maioria das pessoas, anualmente vai ao medico, e anualmente faz exames.
A estes exames somam-se os feitos semanalmente na farmácia para verificar este ou aquele valor.
Esta corrida aos exames médicos existe, porque foi criada a ideia de que os exames são sinonimo de prevenção de doenças.
Mas, será?

Devem as doenças serem detetadas o quanto antes, para que haja sucesso no tratamento?
O que pensa sobre isto?
Pensa que todos os médicos estão de acordo e acham que sim? 

Bem, segundo o medico americano H.Gilbert Welch, professor e pesquisador da área de deteção precoce de doenças na Universidade de Dartmouth, a resposta é NÃO.

Dr. Gilbert Welch

 Este medico, escreveu um livro com o titulo de "Overdiagnosed" onde afirma que existe uma epidemia de exames preventivos, ou " screening" como é chamado nos EUA, que coloca mais as pessoas em perigo do que lhes salva a vida.

Ao citar pesquizas, mostra evidencias que muitas pessoas recebem um "sobrediagnostico", e assim são "tratadas" por doenças que nunca chegariam a incomodá-las, mas que ao serem detetadas nos testes preventivos, têm-se que fazer alguma coisa.
Diz:
" A forma mais rápida de ter cancro?
Fazer exames para detetar o cancro.

Leiamos, o que ele diz na seguinte entrevista:

Pergunta: Podem os exames preventivos fazer mal?
Dr. Gilbert: A prevenção tem dois lados. Um é a promoção da saúde   do tipo da que sua avó fazia: "vá brincar, coma frutas, não fume". Mas, quando a prevenção entrou no sistema medico, passou a ser uma procura de coisas erradas em pessoas saudaveis, e chamou-se de deteção precoce de doenças. Isto faz mal. Não estou a dizer que as pessoas nunca devam de ir ao medico quando estão bem, mas a deteção precoce também pode causar danos.

Pergunta: Como pode causar danos?
Dr. Gilbert: Quando procuramos muito algo errado, acabamos por achar, porque quase todos nós temos algo errado. Os médicos não sabem quais as anormalidades que vão ter consequências serias, por isso tratam todas, e todo o tratamento tem efeitos secundários.

Há um conjunto de consequências que podem decorrer de um diagnostico: ansiedade por ouvir que há algo errado, o ter de ir novamente ao medico, o fazer mais exames, os efeitos secundários dos medicamentos, as complicações cirúrgicas e até mesmo a morte.

Pergunta: Os médicos dizem que é essencial detetar o cancro precocemente. Mas, você diz que é perigoso. Não se deve tratar qualquer tumor na sua fase inicial?
Dr. Gilbert: Não. Se formos tratar todos os cancros quando estão começando, vamos tratar todas as pessoas. Todos nós, conforme envelhecemos, temos dentro de nós formas iniciais de cancro. Se investigarmos exaustivamente vamos encontrar cancro na tiroide, mama, próstata em quase todos nós. A resposta não pode ser tratar todas as pessoas, pois assim ninguém mais iria ter tiroide, mamas ou próstata. Cancro de próstata é o símbolo desta questão.

Pergunta: Porquê?
Dr. Gilbert: Há 20 anos, um teste de sangue foi introduzido para detetar cancro de próstata. Vinte anos depois, 1 milhão de americanos foram tratados por causa de um tumor que nunca chegaria a incomoda-los. Esse teste é o PSA ( antígeno prostático especifico).
Muitos homens têm números anormais de PSA; fazem biopsias e em muitos são encontrados cancros microscópicos; fazem tratamento, que pode ser a retirada da próstata ou a radioterapia. Isto leva um terço dos homens a problemas sexuais, urinários ou intestinais. Alguns até morrem na operação.
Não podemos continuar a supor que buscar saúde é procurar doenças.
As pessoas precisam refletir. No caso das mulheres, cada uma tem de decidir se quer fazer mamografia ou não. Temo que a medicina esteja a coagir, a assustar e a incutir culpa nas mulheres para que façam mamografias.

Pergunta: Mas, detetar o cancro de mama precocemente não reduz a mortalidade?
Dr. Gilbert: Não há duvida de que uma mulher que percebe um caroço no peito deve fazer uma mamografia. Isto não é um teste preventivo, é um exame de diagnostico. Claro que os médicos preferem ver uma mulher com um pequeno nodulo no seio do que esperar até que ela desenvolva uma grande massa. A questão não é entre atendimento cedo ou tarde, é procurar doenças em quem não tem nada.

Pergunta: Os critérios de alguns exames estão cada vez mais rígidos, como os valores da tensão e da diabetes. Estamos todos doentes?
Dr. Gilbert: Sim. Somos muito tirânicos sobre saúde, chamos sempre coisas erradas, nos dias de hoje pouquíssimas pessoas são consideradas saudáveis.

Pergunta: Porque existe esta conduta com as pessoas?
Dr. Gilbert: Os médicos recebem mais para fazer mais, o que ajuda a alimentar o circulo vicioso da deteção precoce. É um bom jeito de recrutar mais pacientes, de vender mais remédios ou exames. Nos EUA, há problemas de ordem legal, onde os advogados processam os médicos por falta de diagnostico, mas não há punições para sobrediagnosticos.
E, há muitas pessoas que aceitam fazer todos estes exames de deteção precoce, até porque nunca se diz que há perigo nisso.
Pacientes diagnosticados com cancro de próstata e de mama por deteção precoce têm muito mais risco de serem sobrediagnosticados do que ajudados pelo teste. Quando ouvimos historias de sobreviventes de cancro, na maioria das vezes o paciente acha que sua vida foi salva porque ele fez um exame preventivo.
Pergunta: E, não é verdade?
Dr. Gilbert: Provavelmente ele foi tratado sem ter necessidade disso, mas historias destas criam mais entusiasmo para outras pessoas fazerem mais exames em busca de doenças.

Pergunta: O que fazer para evitar isso?
Dr. Gilbert: Um paciente nunca vai saber se recebeu um sobrediagnostico. Nem o medico sabe. Não é preciso decidir se vai fazer ou não fazer para sempre exames médicos, no entanto é preciso ter um certo ceticismo saudável...porque todos os dias são criados novos testes.

Fonte: Baseado no jornal " A folha de São Paulo".

*

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como tempera a sua Salada?

imagem copiada net
Chegou o Verão e o calor, e o desejo por refeições mais frescas.
Em Portugal come-se bastante peixe acompanhado de salada; salada de tomate com alface e cebola, algumas levam pimentos e  pepinos, principalmente quando acompanham as tão famosas sardinhas assadas.

Mas como é que tempera a salada?
Sim...Concerteza...com sal, azeite, vinagre ou limão.

O meu concelho de hoje vai para o limão.
Não use vinagre, prefira o limão.
Só tem vantagens.

Ao usar sumo de limão, espremido na hora, nas saladas vamos fazer com que o corpo absorva o ferro presente nas folhas verdes e assim teremos sangue de boa qualidade.

É tão simples termos mais saude...Tudo está ao nosso alcance.

Seja Feliz e não sofra de Osteoporose

imagem retirada net
A Osteoporose não resulta unicamente da falta de ingestão de cálcio, é resultado de um desequilíbrio mais profundo.
Um dos vários fatores que contribuem para a existência de ossos rendilhados é a depressão.
Quando uma pessoa está deprimida, sem entusiasmo, há perda de massa óssea, há secreção de hormonas que suprimem a formação do osso.

Há muito tempo, há bem perto de 4000 anos, houve um rei, considerado muito sábio, o Rei Salomão que escreveu em Provérbios 17:22  "um coração alegre constitui um bom remedio, mas um espirito triste seca os ossos."
Um espirito triste, melancólico sem vontade de viver, seca os ossos, torna-os mais débeis e mais fracos, mas finos, mais suscetiveis a fracturas.
A tristeza afeta de tal maneira o nosso sistema endócrino, que nossos ossos sentem.


Por isso a solução está em não se deixar deprimir, a vida é demasiado bela e curta, não podemos deixar de a VIVER...por isso sorria, abrace a Vida, jogue à macaca e tenha ossos fortes.

terça-feira, 9 de julho de 2013

As frutas...estas Maravilhas

imagem copiada net
As frutas são o grande combustível do Homem.
Há alguma duvida?
Se olharmos uma galinha, umas batatas, cereais, até uma alface, dá-nos alguma vontade de comer?

E, se olharmos as frutas...a beleza, a cor e o aroma das frutas?
Não são preciso estudos...basta a intuição...
imagem copiada net


segunda-feira, 8 de julho de 2013

Seu Fígado está a chorar por ajuda? Veja os sintomas...

imagem copiada net
Nós somos um Todo, no qual as partes se comunicam, por isso é importante prestar alguma atenção aquilo que nosso corpo nos diz ou alerta.
Todos os órgãos trabalham e muito, mas o fígado é um "general de exército" que não pára, por isso é necessário pensarmos nele e olhar para ele afim de detetarmos alguns danos.

SINAIS de UM FIGADO a PEDIR AJUDA

A responsabilidade do fígado é muito grande, ele mantem a nossa juventude e longevidade quando trabalha feliz e nos leva ao envelhecimento prematuro e todos os seus problemas, quando fica cansado.

Sinais visíveis físicos de um fígado a pedir ajuda:
- Inchaço ou rugas (pode ser uma ou duas) entre as sobrancelhas.
- Intolerância ao frio no inverno e ao calor no verão
Hemorróidas
- Língua com revestimento
- Mau hálito
 - Transpiração excessiva
- Urina escura
- Pontos vermelhos pequenos, do tamanho da cabeça de alfinete que vêm e vão em várias partes do corpo.
- Problemas de pele como eczemas, acne, prurido (comichão) erupções cutâneas.
- Pele com pigmentação escura ou manchas na face, dorso das mãos.
- Amarelamento da pele.
- Problemas oculares - sensibilidade à luz, visão dupla. Branco do olho amarelado.
- Perda de peso
- Obesidade
- Problemas de sinusite
- Alternância entre obstipação e diarreias.
- Dores de cabeça, tonturas e tremores.
- Depressão com explosões tipo raiva e incapacidade de concentração.

Se tem algum destes sintomas, seja mais amigo do seu fígado...


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tratamento Natural da Colite Ulcerosa

Imagem copiada nete
Mensagem no Face:

Venho falar em nome da minha mãe que encontrou o seu blog, numa das suas pesquisas e ficou com uma dúvida, após ler o seu post [http://mundohigeia.blogspot.pt/2012/09/suco-da-grama-do-trigo-prova-curar.html], uma vez que a minha mãe sofre de colite ulcerosa crónica, diagnosticada há 26 anos, e sempre procurou alternativas à medicina convencional, nomeadamente na medicina tradicional chinesa ou na homeopatia, no que diz respeito à melhoria da sua sintomatologia. Assim sendo, ela gostaria de saber se pode beber o sumo de grama de trigo, de que fala no referido post, uma planta que só agora conheceu, em qualquer fase da doença ou das crises que vão ocorrendo. A crise actual passa pelo cansaço físico e por dejecções com muco, daí a dúvida se deve ou não beber o sumo nesta fase.
Desculpe estar a tomar o seu tempo e agradecemos desde já a sua disponibilidade.
Se tiver oportunidade de responder, ficaríamos muito agradecidas.
Obrigada pela partilha!

Resposta:
Colite Ulcerosa é uma doença inflamatória intestinal, na qual existe úlceras, principalmente no cólon.
Se tem um diagnostico de 26 anos de colite úlcerosa é normal que se sinta cansada, não podia ser diferente.  A nutrição das células ressente-se, o que produz fraqueza, anemia, debilidade, falta de ânimo, excitação nervosa, tristeza, mau-humor, etc.

O intestino grosso é como um secador, todos os sucos do aparelho digestivo chegam ao cólon em forma liquida, e o cólon seca-os, absorve-os e drena-os para o fígado para depois seguirem para a corrente sanguínea. Se o cólon não está limpo e saudável, o trabalho do fígado é maior para limpar todas as impurezas que chegam até ele, e se algumas impurezas passam para o sangue gera com o continuar um conjunto de sintomatologias não agradáveis, por isso necessitamos de um cólon minimamente saudável.

O QUE FAZER?

Muitos nutricionistas recomendam a ingestão de fibras.
Mas, existe dois tipos de fibras, as fibras insolúveis e as solúveis.
As fibras insolúveis funcionam como escovas no nosso intestino, limpam mas também evitam a absorção de minerais e bloqueiam absorção de açucares, é uma fibra que não sofre nenhuma transformação no nosso intestino.
As fibras solúveis são fibras que se transformam no intestino em gordura.
No caso da colite ulcerosa é mais importante consumir fibras solúveis, que estão presentes nas frutas e nos legumes, estas fibras vão promover a desinflamação do cólon.
Essa gordura que as fibras formam é uma gordura muito especial que o cólon absorve e fabrica com ela seus anti-inflamatórios.
A fibra importante para os sofredores de cólon é a fibra de frutas e verduras e não tanto a dos cereais, que pode ser comida mas em menor quantidade.

O ideal para fazer descansar o cólon e o limpar, seria estar 2 semanas a comer unicamente frutas e verduras e não consumir fibra de cereais.
Comer frutas e verduras essencialmente cruas. Pode acompanhar as saladas com alguns legumes cozidos, mas mal cozidos.
Sei de médicos que recomendam na colite úlcerosa comer tudo cozido e bem cozido inclusive a fruta; provavelmente nestes 26 anos de doença já lhe aconselharam comer assim, e agora venho eu dizer-lhe totalmente o contrario, que é coma tudo ou quase tudo cru. Bem, se seguiu os conselhos dados até então e não melhorou, talvez esteja na hora de experimentar outro caminho. Dê os primeiros passos e sinta confiança, veja que a vida só nasce da vida.

Muitas vezes o quadro sintomático altera entre diarreia e obstipação, tanto num caso como noutro é importante o carvão vegetal.
Se há diarreia:
Usar 1 colher de carvão (ou 2 drageias) de carvão vegetal numa taça de água morna com 1 colher de mel.
Tomar todas as vezes que evacuar. Se for à casa de banho 3 ou 4 vezes, deve tomar a água com o mel e o carvão as mesmas vezes.

Se há obstipação (prisão de ventre):
Usar 1 colher de carvão com 1 colher de azeite e 1 colher de mel. Tomar meia hora antes de cada refeição.

Nunca tomar líquidos, incluindo água com as refeições, porque dilui os sucos gástricos e a digestão não é bem feita e os alimentos em vez de serem digeridos, fermentam o que provoca ou aumenta a inflamação do cólon.

Em caso de cólicas:
Usar chá de gengibre.
Nas primeiras vezes, deve-se iniciar com a fervura de uma rodela de gengibre para uma taça de água. Quando a água ficar amarelita, desligar o lume e deixar descansar.
Na hora de beber, juntar sumo de 1 limão.
Beber devagar.
Nos casos mais severos, quando há muita dor podemos usar 4 rodelas de gengibre.

O sumo de ananás com gengibre, também é uma ajuda:
Num jarro liquidificador coloca-se pedaços de ananás ou abacaxi ( devido à presença de bromelina que é anti-inflamatória), um pouco de menta ou de hortelã e uma rodela de gengibre e um pouco de água ou Rejuvelac, veja aqui como fazer. Bater tudo muito bem e beber fora das refeições, uma delas pode ser ao deitar.

-Jantar 4 horas antes de dormir.

- Identificar alimentos alergénios, alguns deles são o trigo, o milho e os produtos lácteos que em qualquer dos casos não deve consumir em nenhuma das suas formas, nem iogurtes. Substitua por leite de amêndoas  veja aqui como fazer.

-Eliminar os alimentos refinados, ter muita atenção ao pão, talvez estar algum tempo sem o consumir, dar prevalência ao arroz integral.

- Não tocar em açúcar (exceto o mel).
 O açúcar torna o intestino muito ácido o que perturba a flora intestinal e pode ser causa de diarreias, além de promover certos tipos de bactérias e fungos como a Cândida causadora de infeções sistémicas.

- A linhaça tem propriedades anti-inflamatórias.
 Para a consumir deve a triturar de forma a ficar farinha de linhaça.

- Comer Aloé Vera.
Digo comer, porque esta é a forma ideal de a consumir.
Cortar uma haste de Aloé Vera, ela dá-se muito bem em Portugal e existe muita; comer um pedacinho do gel interior, mastigando bem. Deve iniciar com uma rodela da largura do dedo e mais tarde se sentir bem aumentar para duas ou três rodelinhas ao dia antes das refeições.

- Beber Sucos com Clorofila.
Todos nós devemos de beber em todas as doenças, sucos verdes, sucos clorofilados. No caso da colite ulcerativa, a necessidade de os ingerir é maior e indispensável.
Pode beber em qualquer fase da doença, no entanto deve sempre começar por tomar meio copo de manhã, e depois ir aumentando.
Pode fazer suco com 2 maçãs com casca, 1 cenoura, e rodela de gengibre e a grama de trigo. Bater. Coar e beber. Ver aqui receita de sumos semelhantes.
Era conveniente também usar no lugar da grama de trigo, a couve, quanto mais verde escura melhor.
Beber devagar, como que mastigando o sumo.

- Fora das crises, era importante introduzir  Rejuvelac, para repor a flora intestinal benéfica. Veja aqui como fazer.

- Todos os dias deve consumir um pouco de mel. Um estudo feito com ratos mostrou que o mel reduzia os niveis de inflamação no intestino. O mel deve sempre ser consumido cru.

- A nível local, o melhor tratamento é aplicação de argila.
Fazer uma pasta com argila e água (é preferível água do mar) aplicar numa gaze (ou tecido semelhante fininho) e colocar sobre o ventre,  deixar toda a noite.
O ideal seria aplicar a argila diretamente sobre a pele, mas torna-se mais difícil para retirar, assim aconselho colocar sobre o tecido, mas deve ser o mais fininho possível e não ter dobras entre argila e a pele.

- Nas crises de diarreia e muco, pode aplicar uma toalha turca molhada em água bem fria e bem torcida sobre o ventre durante 10 minutos. Retira, espera 10 minutos e volta aplicar. 
Fazer o tempo que for necessário.

Desejo-lhe força e confiança, que acredite que pode melhorar;  as células do intestino todos os dias morrem e nascem, se der novas condições ás que nascem elas viverão de forma diferente, basta entrar no caminho do desintoxicar, do desinflamar e do regenerar.



Grama de Trigo - Medicamento Verde

Grama de trigo na janela da cozinha
Todos nós, doentes e não doentes, precisamos deste alimento/medicamento milagroso.
Ele limpa, nutre, e reconstitui o sangue.
É barato, simples de fazer, de beber, 30ml dele repõe vitaminas, aminoácidos, minerais e muito oxigénio - SUCO DA GRAMA DO TRIGO (única forma de ingerir a grama).

É uma excelente fonte de clorofila, o chamado “sangue verde”, que tem entre outras funções, a de desintoxicar, de proteger o fígado contra substâncias poluentes, fortalecer o aparelho circulatório, regularizar os intestinos, dar proteção anti-cancerígena, além de ser antisséptica e cicatrizante.

O que ingerimos ao beber um Suco Clorofilado com folhas de Grama de Trigo?
Vitaminas – Vitamina A, complexo B, k,…melhor dizendo o alfabeto inteiro.
Minerais – Contém quase todos os minerais conhecidos, excelente fonte de magnésio, ferro, potássio e cálcio, com a grande vantagem de que não contém sódio.
Aminoácidos – 17 diferentes
Além de tudo isto, oxigena o nosso corpo o que proporciona mais energia, ou seja carrega as baterias para vivermos a Vida.

A grande pioneira no uso do suco da grama do trigo (Wheatgrass) foi Ann Wigmore, que fundou em 1968 o Instituto de Saude Hipócrates, ficou conhecida como a “mãe dos alimentos vivos”. No seu resort de saúde nos EUA, ela usava técnicas naturais como alimentação viva e suco da grama do trigo tanto bebida como em forma de enemas para desintoxicar, curar o corpo, a mente e o espirito.
Usou o suco da grama de trigo no Cancro, e defendia que ele atuava contra esta patologia com varias frentes, pois ela própria aos 50 anos foi diagnosticada com cancro do colon e consegiu curar-se sozinha com uma dieta de frutas, vegetais e sementes.

Para mim, a grande justificação para que eu o tome (reconheço que tenho tomado pouco) e o recomende é por ser um dos alimentos mais alcalinos conhecidos pela humanidade. Não importa o nome da doença e a sua localização, nenhuma doença se desenvolve em meio alcalino.

Como vamos produzir este Alimento/medicamento?
Antes de tudo, com Amor, com dedicação, com o prazer de ver brotar, crescer e depois fazer parte de nós.


Colocamos 3 ou 4 colheres de sopa de grãos de trigo, num frasco com água durante toda a noite, para que a semente acorde.
De manhã, lavamos muito bem, escorremos a água, tapamos o frasco com um pedaço de tule e elástico, e deixamos num local escuro com a boca do frasco inclinada para baixo.
Lavamos as sementes 2 vezes por dia, até surgir o “narizinho” branco.
Espalhamos-as, num recipiente (pode ser em caixas de esferovite, de transporte de alimentos) com terra fertilizada (sem químicos), cobrimos ligeiramente com mais um pouco de terra, e regamos.



A grama vai crescer….para nosso corpo fortalecer.

Como usar?

Quando a grama tiver com 10 ou 15cm de altura, corta com uma tesoura (deixa ficar porque volta a crescer uma segunda vez) e junta ao suco verde, ou bate somente com água, ou com sumo de maçã, neste caso cada um tem de escolher o que mais lhe agrada.
O suco tem de ser coado, e bebido de imediato.


A Natureza mostra que ninguém adoece por um fator, nem se cura por um fator, nada funciona isoladamente, mas o suco da grama do trigo pesa no lado do bem.