quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tratamento Natural da Colite Ulcerosa

Imagem copiada nete
Mensagem no Face:

Venho falar em nome da minha mãe que encontrou o seu blog, numa das suas pesquisas e ficou com uma dúvida, após ler o seu post [http://mundohigeia.blogspot.pt/2012/09/suco-da-grama-do-trigo-prova-curar.html], uma vez que a minha mãe sofre de colite ulcerosa crónica, diagnosticada há 26 anos, e sempre procurou alternativas à medicina convencional, nomeadamente na medicina tradicional chinesa ou na homeopatia, no que diz respeito à melhoria da sua sintomatologia. Assim sendo, ela gostaria de saber se pode beber o sumo de grama de trigo, de que fala no referido post, uma planta que só agora conheceu, em qualquer fase da doença ou das crises que vão ocorrendo. A crise actual passa pelo cansaço físico e por dejecções com muco, daí a dúvida se deve ou não beber o sumo nesta fase.
Desculpe estar a tomar o seu tempo e agradecemos desde já a sua disponibilidade.
Se tiver oportunidade de responder, ficaríamos muito agradecidas.
Obrigada pela partilha!

Resposta:
Colite Ulcerosa é uma doença inflamatória intestinal, na qual existe ulceras, principalmente no colon.
Se tem um diagnostico de 26 anos de colite ulcerosa é normal que se sinta cansada, não podia ser diferente.  A nutrição das células ressente-se, o que produz fraqueza, anemia, debilidade, falta de animo, excitação nervosa, tristeza, mau-humor, etc.

O intestino grosso é como um secador, todos os sucos do aparelho digestivo chegam ao colon em forma liquida, e o colon seca-os, absorve-os e drena-os para o fígado para depois seguirem para a corrente sanguínea. Se o colon não está limpo e saudável, o trabalho do fígado é maior para limpar todas as impurezas que chegam até ele, e se algumas impurezas passam para o sangue gera com o continuar um conjunto de sintomatologias não agradáveis, por isso necessitamos de um colon minimamente saudável.

O QUE FAZER?

Muitos nutricionistas recomendam a ingestão de fibras.
Mas, existe dois tipos de fibras, as fibras insolúveis e as solúveis.
As fibras insolúveis funcionam como escovas no nosso intestino, limpa-o, mas também evita a absorção de minerais, bloqueia  absorção de açucares, é uma fibra que não sofre nenhuma transformação no nosso intestino.
As fibras solúveis são fibras que se transformam no intestino em gordura.
No caso da colite ulcerosa é mais importante consumir fibras solúveis, que estão presentes nas frutas  e nos legumes, estas fibras vão promover a desinflamação do colon.
Essa gordura que as fibras formam é uma gordura muito especial que o colon absorve e fabrica com ela seus anti-inflamatórios.
A fibra importante para os sofredores de colon é a fibra de frutas e verduras e não tanto a dos cereais, que pode ser comida mas em menor quantidade.

O ideal para fazer descansar o colon e o limpar, seria estar 2 semanas a comer unicamente frutas e verduras e não consumir fibra de cereais.
Comer frutas e verduras essencialmente cruas. Pode acompanhar as saladas com alguns legumes cozidos, mas mal cozidos.
Sei de médicos que recomendam na colite ulcerosa comer tudo cozido e bem cozido inclusive a fruta; provavelmente nestes 26 anos de doença já lhe aconselharam comer assim, e agora venho eu dizer-lhe totalmente o contrario, que é coma tudo ou quase tudo cru. Bem, se seguiu os conselhos dados até então e não melhorou, talvez esteja na hora de experimentar outro caminho. Dê os primeiros passos e sinta confiança, veja que a vida só nasce da vida.

Muitas vezes o quadro sintomatico altera entre diarreia e obstipação, tanto num caso como noutro é importante o carvão vegetal.
Se há diarreia:
Usar 1 colher de carvão (ou 2 drageias) de carvão vegetal numa taça de agua morna com 1 colher de mel.
Tomar todas as vezes que evacuar. Se for à casa de banho 3 ou 4 vezes, deve tomar a agua com o mel e o carvão as mesmas vezes.

Se há obstipação (prisão de ventre):
Usar 1 colher de carvão com 1 colher de azeite e 1 colher de mel. Tomar meia hora antes de cada refeição.

Nunca tomar líquidos, incluindo agua com as refeições, porque dilui os sucos gástricos e a digestão não é bem feita e os alimentos em vez de serem digeridos, fermentam o que provoca ou aumenta a inflamação do colon.

Em caso de cólicas:
Usar chá de gengibre.
Nas primeiras vezes, deve-se iniciar com a fervura de uma rodela de gengibre para uma taça de agua. Quando a agua ficar amarelita, desligar o lume e deixar descansar.
Na hora de beber, juntar sumo de 1 limão.
Beber devagar.
Nos casos mais severos, quando há muita dor podemos usar 4 rodelas de gengibre.

O sumo de ananás com gengibre, também é uma ajuda:
Num jarro liquidificador coloca-se pedaços de ananas ou abacaxi ( devido á presença de bromelina que é anti-inflamatória), um pouco de menta ou de hortelã e uma rodela de gengibre e um pouco de agua ou Rejuvelac, veja aqui como fazer. Bater tudo muito bem e beber fora das refeições, uma delas pode ser ao deitar.

-Jantar 4 horas antes de dormir.

- Identificar alimentos alergénios, alguns deles são o trigo, o milho e os produtos lácteos que em qualquer dos casos não deve consumir em nenhuma das suas formas, nem iogurtes. Substitua por leite de amêndoas  veja aqui como fazer.

-Eliminar os alimentos refinados, ter muita atenção ao pão, talvez estar algum tempo sem o consumir, dar prevalência ao arroz integral.

- Não tocar em açúcar (exceto o mel).
 O açúcar torna o intestino muito acido o que perturba a flora intestinal e pode ser causa de diarreias, além de promover certos tipos de bactérias e fungos como a Cândida causadora de infeções sistémicas.

- A linhaça tem propriedades anti-inflamatórias.
 Para a consumir deve primeiro hidrata-la e bate-la muito bem de forma a não ingerir a semente inteira. O ideal seria beber o leite de linhaça. Visite nos próximos dias o meu blogue que vou mostrar como fazer.

- Comer Aloé Vera.
Digo comer, porque esta é a forma ideal de a consumir.
Cortar uma haste de Aloé Vera, ela dá-se muito bem em Portugal e existe muita; comer um pedacinho do gel interior, mastigando bem. Deve iniciar com uma rodela da largura do dedo e mais tarde se sentir bem aumentar para duas ou três rodelinhas ao dia antes das refeições.

- Beber Sucos com Clorofila.
Todos nós devemos de beber em todas as doenças, sucos verdes, sucos clorofilados. No caso da colite ulcerativa, a necessidade de os ingerir é maior e indispensável.
Pode beber em qualquer fase da doença, no entanto deve sempre começar por tomar meio copo de manhã, e depois ir aumentando.
Pode fazer suco com 2 maçãs com casca, 1 cenoura, e rodela de gengibre e a grama de trigo. Bater. Coar e beber. Ver aqui receita de sumos semelhantes.
Era conveniente também usar no lugar da grama de trigo, a couve, quanto mais verde escura melhor.
Beber devagar, como que mastigando o sumo.

- Fora das crises, era importante introduzir  Rejuvelac, para repor a flora intestinal benéfica. Veja aqui como fazer.

- Todos os dias deve consumir um pouco de mel. Um estudo feito com ratos mostrou que o mel reduzia os niveis de inflamação no intestino. O mel deve sempre ser consumido cru.

- A nível local, o melhor tratamento é aplicação de argila.
Fazer uma pasta com argila e agua (é preferível agua do mar) aplicar numa gaze (ou tecido semelhante fininho) e colocar sobre o ventre,  deixar toda a noite.
O ideal seria aplicar a argila diretamente sobre a pele, mas torna-se mais difícil para retirar, assim aconselho colocar sobre o tecido, mas deve ser o mais fininho possível e não ter dobras entre argila e a pele.

- Nas crises de diarreia e muco, pode aplicar uma toalha turca molhada em agua bem fria e bem torcida sobre o ventre durante 10 minutos. Retira, espera 10 minutos e volta aplicar. 
Fazer o tempo que for necessário.

Desejo-lhe força e confiança, que acredite que pode melhorar;  as células do intestino todos os dias morrem e nascem, se der novas condições ás que nascem elas viverão de forma diferente, basta entrar no caminho do desintoxicar, do desinflamar, do regenerar.



17 comentários:

  1. Olá, vou começar esta dieta, já estou em dieta com frutas e legumes, cortei qualquer tipo de farinha e açucar, estou com colite, muita dor agora a darréia parou, mais ainda tenho colicas estou tomando homeopatia tbem, gostaria de saber se essa dieta funciona pra candidiase, há 04 anos sofre com a maldita, estava há 5 anos com a colite sem atacar e agora voltou, tem haver com a candida? e a babosa pode ser de qualquer espécie. obrigado

    ResponderEliminar
  2. também agradeço, anotei tudinho, vou começar a seguir. já vinha tirando açucar e pão... tb tenho tido muita candida e engravidei. tinham me falado da babosa mas depois disseram que é abortiva... será?! com certeza deve ser melhor que os remédios alopáticos que estou tomando a contra gosto.
    quero melhorar!!!
    grata
    paz e luz

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito das orientações. Fui diagnosticada com RCU em junho de 2013, consegui controlar, só que agora veio novamente, não tão forte, mas incomoda muito. Estou perdida ainda em relação ao melhor caminho a seguir. Minha vida social praticamente acabou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jamais DESISTA de continuar procurando, pelo menos uma melhora para o seu problema. Tenho artrose na parte lombar e na coluna, e não desanimo NUNCA...

      Eliminar
  4. Simplesmente "MARAVILHOSA". Ficaria mais feliz ainda se a Priscila (filha) se OCUPASSE usando este espaço-Internet em ORIENTAR gratuitamente as pessoas. Que o Senhor a conserve...

    ResponderEliminar
  5. As dicas são boas, mas desculpa, tenho retocolite a 14 anos, usar mel e couve é pedir para morrer! !
    Já ingere dentro do banheiro, porque não combina. É muito laxativo

    ResponderEliminar
  6. As dicas são boas, mas desculpa, tenho retocolite a 14 anos, usar mel e couve é pedir para morrer! !
    Já ingere dentro do banheiro, porque não combina. É muito laxativo

    ResponderEliminar
  7. Nossa fiquei muito confusa. tenho colite a 6 anos e não posso nem ver metade dessas coisas que você postou. Eu não posso comer couve, nem mamão, mesmo quando não estou com crise, pois se eu comer ou tomar o suco deles em menos de 20 minutos fico com crise de diarreia. Perco muito muco e muito sangue e tenho aquelas dores abdominais e contrações do intestino muito fortes. Parece que vou morrer e tão mal que eu fico. E a única coisa que alivia as dores é compressa quente.
    O frio piora ainda mais a dor, quando vou ao supermercado e passo em frente as geladeiras frias, na mesma hora me dá vontade de ir ao banheiro e minha barriga começa a dor. Eu não posso comer nada que tenha fibras, se não as crises se prolongam por vários dias.

    ResponderEliminar
  8. fERNANDA PARABENS EU QUASE NAO LEVANTAVA DA CAMA EM 2015 E FIZ TUDO COMO VC ESCREVEU, VOLTEI A TRABALHAR. TEM QUE TER MUITA DISCIPLINA. SO TOMO LEITE DE LINHACA E DEIXO GERMINAR POR 16 HORAS NA AGUA DE UM DIA PARA OUTRO. FACO JEJUM DE COMIDA SO TOMO SUCO VERDE COM SUCO DE 3 LIMOES, DUAS MACAS, UMA MANGA E SALSINHA UM MACO, BASILIKUM, 2 FOLHAS DE COUVE MEIO PEPINO E O LEITE DE LINHACA. O DIA QUE ESTOU EM CASA TOMO SUCO O DIA TODO ME SINTO FORTE NAO PRECISO COMER. O REJUVELAC AINDA NAO FIZ. SO TOMO AGUA E AGUA DE COCO. E FACO TUDO COMO VC ESCREVEU. AGORA MELHOREI BEM NAO TENHO DIARREIAS E NEM DORES DURMO COMO UM BEBE. TINHA A LUTA CONTRA COLITES 4 ANOS, AGORA TENHO SOBRE CONTROLE. PERCEBO SOMENTE QUANDO COMO GENGIBRE NO SUCO OU CHA TENHO UM ARDOR NO ANUS. ENTAO CORTEI O GENGIBRE EMBORA GOSTE DEMAIS. APRENDI MUITO TAMBEM COM A DRA CIENTISTA E QUIMICA YOUTUBE CONCEICAO TUKOM E LAIR RIBEIRO. SO COZINHO COM OLEO DE COCO E USO NO CORPO E CABELO E PELE, ESTOU SEM ACNES E PAEA CANDIDIASE TOMEI POR 20 DIAS. CEBOLA ALHO E MEL. DO DR JAIME BRUNNIG. FANTASTICO NAO TENHO DORES NO CORPO. YOUTUBE CURAS NATURAIS SECRETAS. MUITO OBRIGADA QUERIDA POR DIVULGAR SUA SABEDORIA AOS LEIGOS. DEUS LHE ILUMINE E LHE ABENCOE CONTINUE ASSIM EU SO POSSO ORAR POR SUA VIDA E FELICIDADE. SRA HÄNY

    ResponderEliminar
  9. Sou muito grata por suas colocações, que sua vida seja plena de luz e que possa continuar compartilhando-a onde estiver.
    Namasthê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fiz o rejuvelac esta sendo fantastico. Vanessa voce e nutricionista?gostaria de ter contato com vc. meu email bananaspass@yahoo.com. e logico se vc quiser. obrigada e tenha um dia iluminado..

      Eliminar
  10. Receita infalível para a Colite: Espinheira Santa, ferver e fazer chá misturada com gengibre + camomila + hibisco...Outra dica: comer mamão com as sementes ( pelo menos algumas) pois ajuda na desintoxicação do intestino. Alho cru,gengibre cru suco de limão ou abacaxi com hortelã tb são excelentes! Carvão ativado tb ajuda bastante, vitamina de maça com hortaliças, mel, vinagre de maça, cloreto de magnésio PA feito em farmácia de manipulação também são ótimos. Tenho colite desde 2011...Porém desde 2013 passei a ter apenas pequenas crises utilizando esta conduta. Outra coisa: Leite e queijos gordurosos nem pensar!!! Bebo leite de soja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, Marcio, comecei tomar o suco verde com gengibre e sangrei muito. parei. Eu ouvi sobre a espinheira Santa e hibisco do Dr. Jaime Brunning no youtube curas secretas. Ja pedi as ervas e estou aguardando pelo correio o tratamento para 40 dias. super vitamina de maca e hortela funciona. super. carvao ativado eu nao conheco, mas argila pedi tambem para dr Brunning. Leite eu mesmo faco com linhaca ou amendoa, maionese veja os videos de conceicao Trucom cientista e quimica. vinagre de maca foi um veneno para mim. cada corpo reage diferente, mas temos que sobreviver e continuar acreditando que Jesus um dia nos curara. graca e paz

      Eliminar
    2. obrigada, Marcio, comecei tomar o suco verde com gengibre e sangrei muito. parei. Eu ouvi sobre a espinheira Santa e hibisco do Dr. Jaime Brunning no youtube curas secretas. Ja pedi as ervas e estou aguardando pelo correio o tratamento para 40 dias. super vitamina de maca e hortela funciona. super. carvao ativado eu nao conheco, mas argila pedi tambem para dr Brunning. Leite eu mesmo faco com linhaca ou amendoa, maionese veja os videos de conceicao Trucom cientista e quimica. vinagre de maca foi um veneno para mim. cada corpo reage diferente, mas temos que sobreviver e continuar acreditando que Jesus um dia nos curara. graca e paz

      Eliminar
  11. Olá, tenho reto colite faz 5 anos, ainda estou descobrindo o que me dá crises, poucos alimentos, um deles é o milho, eu como pão, leite iogurte, mamão couve, de tudo , mais o que mais me dá crise é o emocional. Muito mais do que oq eu como.

    ResponderEliminar
  12. Olá, tenho reto colite faz 5 anos, ainda estou descobrindo o que me dá crises, poucos alimentos, um deles é o milho, eu como pão, leite iogurte, mamão couve, de tudo , mais o que mais me dá crise é o emocional. Muito mais do que oq eu como.

    ResponderEliminar
  13. Nas crises de retocolite, não se pode ingerir mamão , couve, nada de fibras. Isso ajuda a piorar o quadro. O estresse contribui bastante para a piora da doença!

    ResponderEliminar