quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Pólen - O Alimento Perfeito?

Eu não tomo, e não concordo muito salvo raras exceções com a toma de suplementos vitamínicos sintéticos (os suplementos sintéticos vendem-se tanto em farmácias como em ervanárias). Sempre que seja posivel, é preferivel tomar suplementos naturais, sem muita intervenção do Homem.
Um deles é o Pólen.
Diz-se que contém todos os nutrientes necessários para sustentar a vida humana.

Mas o que é o Pólen?
É o alimento principal das abelhas e que nós vamos lá roubar.
As abelhas andam de flor em flor (não se lembram da abelha Maia?) retiram o pólen, voltam á colmeia carregadas (parecem mulheres quando vão ás compras). A cada voo, elas voltam com duas bolotas de pólen. São incansáveis (como as mulheres) chegam a fazer 80 voos por dia. Elas raspam o pólen das flores, mas os grãos são mantidos juntos em suas pernas, com uma enzima pegajosa que é secretada pelo estômago da abelha. Os apicultores (homens espertos) usam uma espécie de tela na entrada da colmeia, os furos da tela são estreitos e as abelhinhas ao passar deixam cair alguns grãozinhos. 2/3 da comida extraída das flores chega dentro da colmeia para servir de alimentos a estas trabalhadoras.

Estima-se, que é preciso uma abelha trabalhar 8 horas por dia, durante um mês inteiro para encher uma colher de chá de pólen (e achamos nós que só os humanos é que trabalham? Vida difícil esta das abelhas! Ou será que não é difícil? É somente uma questão de aceitar o que vem até nós. Não vou divagar mais…)



É um alimento perfeito da Natureza, uma mistura complexa de proteínas, aminoácidos e minerais.
Os atletas têm o utilizado para melhorar a força, a perseverança, clareza mental e a resistência e não é  isto que nós queremos? Então é fácil. Vai ao supermercado, ao apicultor (que em Portugal estão em muitas feiras regionais) À ervanária, e compra um frasco de pólen por mais ou menos 7 euros (ainda por cima é barato em comparação com os suplementos sintéticos).

O que é que estamos a tomar, quando ingerimos uma colher de pólen?
- 18 Aminoácidos
- 27 Vitaminas
-28 Minerais
-11 Enzimas e co-enzimas
-11 Carbo-hidratos saudáveis
- Proteínas de elevada qualidade
- Muito ferro e vitamina B12

Pode ajudar-nos em quê?
- Combater as doenças do envelhecimento.
- Ajuda na regulação do sistema nervoso (útil para os que tomam antidepressivos e ansioliticos. Muito importante nas crianças hiperactivas, ou com défice de atenção).
 As pessoas com stress encontram no pólen, um revitalizante.
- Na prevenção e tratamento das cataratas ( informem os vossos pais e avós –  em Portugal grande parte dos nossos idosos têm cataratas).
- É um tónico energético, que baixa ou controla a tensão arterial.
- Recupera a força das pessoas cansadas física e psiquicamente, principalmente convalescentes.
- É um regulador das funções intestinais ( no caso das diarreias crónicas, eu recomendo ir devagar, ou seja começar por tomar muito pouca quantidade, e ir aumentando para observar os resultados).
- Nos anémicos, ele é precioso, digamos obrigatório, principalmente nas crianças, pois aumenta a taxa de hemoglobina no sangue, revigorando rapidamente o doente.
- Estudos indicam que é notável a sua acção como preventivo e curativo na prostatite( inflamação da prostata).
- Aumenta a libido e a função sexual (quando os homens souberem, o pólen vai esgotar…)
- Tem sido utilizado nos sintomas da menopausa e na tensão pré-menstrual.
 Penso que as indicações não ficam por aqui.


Não é  unicamente pelo facto de se tomar pólen, que todos estes desequilíbrios de saúde se resolvem, mas ele dá uma boa ajuda. Nuns mais, noutros menos. O importante, seria inclui-lo no dia-a-dia, da criança ao idoso.

1 comentário:

  1. Oi! adorei as matérias kkkkk e as divagadas complementam tudo kkkkkk boa... Você sabe a quantidade mais ou menos que devemos ingerir por dia? Obrigada :D

    ResponderEliminar